Débora Petrillo Grasso Flôr

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Cursos Profissionalizantes
A Educação do Nosso Tempo
A oferta da Eja Crescimento
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Apresentação do Campus Porto Alegre
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Diretrizes para os Institutos Federais
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO ETAPA ESTADUAL
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Curso Técnico em Meio Ambiente
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
08/02/2013 FAMURS.
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
Sejam bem vindos ao nosso website! Aqui vocês encontrarão respostas para algumas de suas dúvidas, quando não, poderão nos contatar, teremos o maior prazer.
“Qualificação Profissional: construindo
O que é? O programa Inova Jovem foi criado para levar capacitação na área de empreendedorismo e inovação para alunos do Cotuca e Cotil e, assim, criar.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Margarete Lazzaris Kleis
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Mais de 80 oportunidades para voce!.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Engenharia Naval.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTËNCIA SOCIAL – SEMAS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESPECIAIS E COMPLEMENTARES.
29 janeiro de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Panorâmica das Práticas e Concepção sobre EJA
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ESCOLA TÉCNICA DE SEGURANÇA Formação de Vigilantes.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
Referenciais Referenciais Objetivos Objetivos Oferta de produtos e serviços Oferta de produtos e serviços.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Débora Petrillo Grasso Flôr Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil e em Portugal. Novas expressões da dualidade estrutural no padrão de acumulação flexível. Agosto de 2010 a dezembro de 2012 Débora Petrillo Grasso Flôr

Objetos de estudo Brasil Portugal PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. PROJOVEM – Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Portugal Programa Novas Oportunidades

Desenvolvimento da pesquisa

PROEJA 1ª etapa: Período: Novembro e Dezembro de 2010. Fonte: Página eletrônica: http://painel.mec.gov.br/, no link “Confira os indicadores das ações do MEC”. Objetivo: O número de alunos matriculados em cursos ofertados pelo PROEJA e os campus que ofertam ou não o programa nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, localizadas nas cinco regiões do Brasil. Resultados: Quantitativo de matrículas por região; Quantitativo de institutos federais que ofertam ou não o programa por região.

Região 2006 2007 2008 2009 2010 Total Sudeste 116 476 739 798 2.801 4.930 Sul 247 159 552 861 3.410 5.229 Nordeste 71 114 816 733 2.469 4.203 Norte 674 1.203 1.494 1.786 2.847 8.004 Centro-Oeste 176 355 684 1.148 2.709 5.072

34 57 91 24 52 76 43 119 15 36 51 20 44 Região Sim Não TOTAL Sudeste Sul 24 52 76 Nordeste 43 119 Norte 15 36 51 Centro-Oeste 20 44

2ª e 3ª etapas: Período: Janeiro a setembro de 2011 . Fontes: Página eletrônica: http://www.google.com.br/. As palavras-chave para tal pesquisa foram: o nome do campus, PROEJA, cursos, inauguração, entre outras; Página eletrônica: http://redefederal.mec.gov.br/; Páginas eletrônicas dos institutos federais correspondentes a cada estado. Objetivo: “Identificar os cursos ofertados pelo PROEJA nas instituições coletadas na fonte primária”. Resultados: A enumeração dos cursos do programa por região.

Sudeste Sul Técnico em Comércio Técnico Administrativo Eletricista Técnico em Informática Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Eletrônica Meio Ambiente Técnico em Edificações Sul Administração Vendas Pedreiros Técnico em Agroindústria Técnico em Agropecuária Hospedagem Eletromecânica

Nordeste Norte Centro-Oeste Secretariado Escolar Eletromecânica Técnico em Edificações Cozinha Artesanatos Eventos Informática Refrigeração e Climatização Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Eletrotécnica Técnico em Agroindústria Aquicultura Norte Técnico em Informática Técnico em manutenção de computadores Técnico em Agropecuária Centro-Oeste Técnico em Alimentos Técnico em Administração

4ª etapa: Período: Fonte: Objetivo: Resultado: Setembro e Outubro de 2012. Fonte: Página eletrônica: SISTEC - http://sitesistec.mec.gov.br/. Objetivo: Realizar um comparativo em relação ao quantitativo de cursos. Resultado: Inconsistência nas informações disponíveis para consulta nas fontes pesquisadas.

Sudeste Técnico em Comércio Técnico em Segurança do Trabalho Técnico Administrativo Eletricista Operador de Caldeiras Técnico em Informática Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Técnico em Alimentos Técnico em Agropecuária Eletrônica Eletrotécnica Automação Industrial Hotelaria Técnico em Agroindústria Meio Ambiente Técnico em Metalúrgica Técnico em Manutenção Automotiva Técnico em Mecânica Técnico em Edificações Técnico em Joalheria Técnico em Gestão Empresarial Técnico em Mecânica Agrícola Técnico em Mecânica Automotiva Técnico em Agente Comunitário de Saúde Técnico de Cuidador de Idosos Técnico em Secretariado Técnico em Farmácia Técnico em Contabilidade

Sul Técnico em Informática Administração Vendas Pedreiros Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Biblioteconomia Técnico em Agroindústria Técnico em Transações Imobiliárias Técnico em Agropecuária Técnico em Comércio Técnicos em Cozinha Hospedagem Eletromecânica Técnico em Pesca Técnico em Eletrônica Técnico em Controle Ambiental Técnico Química

Sul Técnico em Edificações Técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações Técnico em Contabilidade Técnico em Refrigeração e Climatização Técnico em Desenho de Construção Civil Técnico em Fabricação Mecânica Técnico em Alimentos Técnico em Recursos Humanos Técnico em Serviço de Restaurante e Bar Técnico em Automobilística Técnico em Mecânica Industrial Técnico em Saneamento Técnico em Vestuário Técnico em Aquicultura Técnico em Agroecologia Técnico em Eletroeletrônica

Nordeste Secretariado Escolar Cursos Vendas Eletromecânica Cooperativismo Técnico em Edificações Agropecuária Cozinha Artesanatos Eventos Informática Refrigeração e Climatização Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Eletrotécnica Agroecologia Técnico em Hospedagem Eletricista em Manutenção Eletroeletrônica Mecânica Técnico em Alimentos

Nordeste Técnico em Agroindústria Aquicultura Turismo Operação de Microcomputadores Técnico em Administração Técnico em Infraestrutura escolar Técnico em Meio Ambiente Técnico em Alimentação escolar Técnico em Comércio Zootecnia Técnico em Agricultura Técnico em Vigilância em Saúde Técnico em Enfermagem Saneamento Técnico em Biodiagnóstico/Histologia e Microscopia Técnico em Prótese Dentária Artesanato Técnico em Telecomunicações

Norte Técnico em Informática Técnico em manutenção de computadores Técnico em Agropecuária Técnico em Edificações Técnico em Eletrotécnica Técnico em Agrimensura Técnico em Mecânica Técnico em Agroindústria Técnico em Vigilância em Saúde Técnico em Comércio Técnico em Vendas Técnico em Administração Técnico em Secretariado Técnico em Eletrônica Técnico em Análises Clínicas Técnico em Enfermagem Técnico em Agricultura Técnico em Química

Centro-Oeste Técnico em Alimentos Técnico em Edificações Técnico em Agroindústria Técnico em Informática Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Técnico em Agropecuária Técnico em Comércio Técnico em Administração Técnico em Refrigeração e Climatização Técnico em Contabilidade

Conclui-se que o programa é mais uma política de certificação que impera no país com a finalidade de atender aos fatores econômicos, políticos e sociais de cada região e não aos interesses dos sujeitos aos quais os cursos ofertados se destinam.

PROJOVEM Período: Fontes: Objetivo: Resultados: Setembro de 2010 a Novembro de 2012. Fontes: MEC, Clipping Educacional e Site do PROJOVEM (http://www.projovem.gov.br/site/). Objetivo: Mapear como o programa vem sendo desenvolvido. Resultados: O levantamento de dados permitiu organizar as notícias pelas seguintes temáticas: “Quantitativo de professores que realizaram capacitação para atuar no programa”; “Quantitativo de alunos matriculados”; “Quantitativo do número de certificação”; “Período de inscrições”; “Destaque para o início do programa em uma localidade”; “Quantitativo do número de oferta do programa”.

Conclui-se diante da enumeração explicitada anteriormente que a oferta de escolaridade para os jovens e adultos trabalhadores se encontra pautada nos resultados/quantitativos, e não voltada para uma formação humana.

Programa Novas Oportunidades Período: Janeiro a maio de 2012. Fonte: Alerta Google. Objetivo: Mapear como o programa se apresenta em Portugal. Resultados: O levantamento de dados permitiu organizar as notícias pelas seguintes temáticas: “Campo de atuação do programa”; “Número de adesão do programa”; “Evasão no programa”; “O processo de implementação do programa nos Centros de Novas Oportunidades (CNO)”; “Processo de certificação em massa da população portuguesa”; “Quantitativo da certificação do programa”;

Conclusão As pesquisas apresentaram pontos convergentes em relação ao grande contingente de jovens e adultos com baixa ou até mesmo nenhuma escolaridade, considerando que o quadro educacional no Brasil e em Portugal é marcado pela implementação de várias políticas públicas voltadas para a certificação, com ênfase na educação profissional. Pesquisar não é simplesmente levantar dados e elaborar tabelas, mapas e gráficos para serem expostos como sendo os resultados coletados somente e, sim, produzir reflexões que possam ser lidas e analisadas por outras pessoas que queiram estudar sobre o tema.

OBRIGADA!