Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECEX Metodologia de produção da Balança Comercial
Advertisements

Apoio ao Exportador Secretaria de Comércio Exterior – SECEX
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
INDRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Ministério do Meio Ambiente
Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Promovam Variações no Patrimônio - Siscoserv.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Movimento Brasil Competitivo
ÓRGÃOS INTERVENIENTES
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
Prof. Angello Reggio Neto
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Ministério do Desenvolvimento,
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
Aspectos Relevantes no Processo Exportador
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR NO BRASIL: SECEX. CAMEX.
Visão Geral do SISCOMEX
SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
ENTIDADES INTERVENIENTES
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Política Nacional do Meio Ambiente
Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial de Serviços
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
As operações de importação envolvem:
_________________________
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR (MDIC)
4 – SIST INFO COMEX.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Setor de Serviços no Brasil
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE). Base Legal do Regime Lei n° /07 (alterada pela Lei n° /08); Decretos nº 6.634/08 e 6.814/09; Resoluções.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX)

Breve histórico da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) A história da SECEX começa, em 1990, com a criação do Departamento de Comércio Exterior, no extinto Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento (MEFP). Em 1992, o órgão ganha status de Secretaria, com a criação do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT). Em 1999, o MICT foi transformado no Ministério, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A SECEX completa 20 de existência em 2010.

Competências do MDIC Decreto 7.096, de 4 de fevereiro de 2010 I - política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços; II - propriedade intelectual e transferência de tecnologia; III - metrologia, normalização e qualidade industrial; IV - políticas de comércio exterior; (SECEX) V - regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior; (SECEX) VI - aplicação dos mecanismos de defesa comercial; (SECEX) VII - participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; (SECEX) VIII - formulação da política de apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato IX - execução das atividades de registro do comércio.

Organograma da Secretaria de Comércio Exterior

Organograma do Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX

Principais Atribuições do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) Coordenar o desenvolvimento, a implementação e a administração de módulos operacionais do Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX; Analisar e deliberar sobre Licenças de Importação (LI), Registros de Exportação (RE) e Atos Concessórios de Drawback (AC), nas modalidades isenção e suspensão; Importação de bens usados; Inteligência comercial.

Organograma do Departamento de Negociações Internacionais DEINT

Principais Atribuições do Departamento de Negociações Internacionais (DEINT) Participar das negociações de Tratados Internacionais de comércio de bens e serviços, em coordenação com outros Órgãos governamentais, nos âmbitos multilateral, hemisférico, regional e bilateral; Administrar, no Brasil, o Sistema Geral de Preferências (SGP) e o Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC), bem como os regulamentos de origem dos Acordos Comerciais firmados pelo Brasil.

Organograma do Departamento de Defesa Comercial DECOM

Principais Atribuições do Departamento de Defesa Comercial (DECOM) Propor a abertura e conduzir investigações e revisões, mediante processo administrativo, sobre a aplicação de medidas antidumping, compensatórias e de salvaguardas; Propor a regulamentação dos procedimentos relativos às investigações de defesa comercial; Apoio ao exportador.

Organograma do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior

Principais Atribuições do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (DEPLA) Coletar, analisar, sistematizar e disseminar dados e informações estatísticas de comércio exterior, bem como elaborar a Balança Comercial Brasileira; Planejar, coordenar e implementar ações e programas visando ao desenvolvimento da cultura exportadora (1ª Exportação, Redeagentes e Encomex); Gerenciar sistemas de consultas e divulgação de informações de comércio exterior (Aliceweb, Radar Comercial, Portal do Exportador).

Organograma do Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior DENOC

Principais Atribuições do Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior (DENOC) Financiamento e Seguro às Exportações Internacionalização de Empresas Parceria Gov.-Univ.-Inst. (ex. PROCOMEX) Normas Administrar o benefício fiscal de redução a zero da alíquota do IR no pagamento de despesas com promoção comercial de produtos brasileiros no exterior (Sistema de Registros de Informações de Promoção - SISPROM). Logística

Página na internet: www.mdic.gov.br

Telefones: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/sistema/quem-quem/

Secretaria de Comércio Exterior SECEX E-mail:mdic-secex@mdic.gov.br Estrutura Regimental: Decreto nº 7.096, de 4 de fevereiro de 2010