BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Avaliação do Plano Plurianual
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Iniciativas para a Regulação dos Microsseguros no Brasil Fórum sobre microsseguros São Paulo_ _
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Adaptado da Tecnologia DevInfo para Moçambique MAIO, 2005 ESDEM.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Moradia, Segregação e Exclusão Espacial
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Soluções Postais para Órgãos Públicos Fórum SPOA – 23/05/2013.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Fundamentos de Economia
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
Área de Operações Indiretas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Apresentação CAIXA.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Renda até 2 SM.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Encontros de Comércio Exterior
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Salvaguardas e outras BNT
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
Indicadores do Mercado
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Parcerias Embrapa – Exemplos
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Lei do Bem Concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, em território nacional.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Redução da Carga Tributária;  Não depender só da demanda interna;  Diversificar negócios e riscos;  Fortalecer a marca;
Seja bem-vindo ao Grupo CETEC Educacional S.A.   Prezado aluno ,   É com grande satisfação que informamos que o Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada,
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Acordo comercial Drogaria Total x Medley. Período: Junho 2009 / Dezembro 2009 Desconto comercial: 56%; Prazo: 60dias; Distribuidores: Operadores Logísticos;
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Fundamentos de Economia
Transcrição da apresentação:

BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008

CRESCIMENTO URBANO NO BRASIL 1960 a população do Brasil era de 70 milhões 45% viviam nas cidades. 2000 a população era de 170 milhões 81% já viviam nas cidades. Estima-se em 2011 90% dos brasileiros viverão em cidades 2

CRESCIMENTO URBANO NO BRASIL Brasil: um país que se tornou urbano em 40 a 50 anos Em milhões de habitantes 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Urb. Rural 12,9 28,3 18,8 33,2 31,3 38,8 52,1 41,1 80,4 38,6 111 35,8 138 31,8 31% 69% 36% 64% 45% 55% 56% 44% 68% 32% 76% 24% 81% 19% 41,2 52 70,1 93,2 119 146,8 169,8 3

OBJETIVOS GERAL Promover a economia de água nos ambientes doméstico e comercial por meio do fomento à inovação tecnológica em materiais e equipamentos, a calibração e ao design de produtos e edificações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover a produção de conhecimento visando à economia e o combate ao desperdício¹ da água em materiais e equipamentos de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial; Fomentar a inovação tecnológica, o design e o desenvolvimento de tecnologias poupadoras de água para os ambientes doméstico e comercial, em especial àquelas destinadas a habitação de interesse social (HIS) Criar competências para a calibração de materiais e equipamentos novos e/ou existentes no mercado que sejam de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial, com foco na etiquetagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fomentar a concepção inovadora de edificações para economia e uso eficiente da água; Criar condições para a inovação tecnológica na produção de equipamentos e materiais de uso intensivo de água para os ambientes doméstico e comercial, levando em conta, inclusive, a cultura do uso pela população.

(refazer ou cortar tabela)

(pedir ao wallinson o original para a tradução e inserir “no Brasil”)

CONTEXTO PROGRESSIVO I - Conformidade com as normas técnicas – PBQP-H II - Desenvolvimento de Produtos Poupadores de Água III - Processo de melhoria constante IV – Certificação (Ecolabeling)

I CONFORMIDADE COM AS NORMAS TÉCNICAS PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade para o Habitat Agentes públicos e privados Empresas + Centros de Pesquisa + Governo Louças Sanitárias economia média de 40% por bacia 15% de economia total na residência Metais Sanitários estanqueidade e dispersão do jato de torneiras e registros redução das perdas por vazamento → 10 a 15% da demanda de água de uma habitação alto valor agregado Baixa visibilidade para o consumidor

II DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS POUPADORES DE ÁGUA Popularizar o acesso a soluções poupadoras Design de produtos e de edificações Foco preferencial na Habitação de Interesse Social (HIS) e uso comercial Investimento governamental de € 1.000.000,00 em 2008 centros tecnológicos + empresas

III PROCESSO DE MELHORIA CONSTANTE Inserção dos Produtos Poupadores de Água no Programa Brasileiro de Etiquetagem Execução Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro Participação dos agentes públicos e privados, entidades de Proteção e Defesa do Consumidor Equipamentos sanitários e eletrodométicos Visibilidade para o público consumidor

IV CERTIFICAÇÃO (ECOLABELING) Reconhecimento dos produtos mais eficientes Parcerias internacionais para reconhecimento no mercado exterior

PÚBLICO ALVO Centros de Pesquisa e/ou Tecnológicos, Institutos de Ensino Superior, preferencialmente em parceria com empresas interessadas no desenvolvimento ou melhoria de materiais e equipamentos para maior eficiência no uso de água

ASPERSORES MANGUEIRAS TANQUINHO CHUVEIROS TORNEIRAS LAVADORA DE ROUPA LAVADORA DE LOUÇA VASOS SANITÁRIOS

OBRIGADA! fernanda.messias@desenvolvimento.gov.br (61) 2109-7858