Aplicabilidade dos Módulos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Vila Vicentina de Caçapava
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Conscientização Vocacional
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta
Conselhos Missionários
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
A CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO
você tem uma vida nova em Cristo
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
Igreja: comunidade de comunidades
Fraternidade Missionária Verbum Dei
QUEM SOU EU?.
Estratégias de Recrutamento
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
A estrutura da Sociedade São Vicente de Paulo e sua unidade.
Sociedade de São Vicente de Paulo
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
Formação Básica Para Novos Vicentinos
Formação Básica para Novos Vicentinos
FORMAÇÃO BÁSICA.
IX Encontro Nacional da ECAFO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Formação Básica para Novos Vicentinos
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
DIRETORIAS DAS UNIDADES
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EQUIPE CENTRAL ESTADUAL MARINGÁ - PR 84º CONSELHO ESTADUAL MARINGÁ 10 E 11 NOVEMBRO DE 2007.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
FORMAÇÃO BÁSICA.
29º Encontro Nacional da Juventude BH – 12/04/2015
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
ESPIRITUALIDADE DO MISSIONÁRIO
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
FORMAÇÃO PARA OS PRESIDENTES DOS CONSELHOS COM FOCO NO PARTICULAR.
N.S. DO CARMO PADROEIRA DA REGIÃO V CONSELHO METROPOLITANO DE ANÁPOLIS.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
ECAFO FORMAÇÃO PERMANENTE SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Papel das Comissões de Jovens e o Manual de Orientação das Comissões de Jovens Elisabete Castro – Conferência Santa Terezinha / CP Santa Terezinha / CC.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
A CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ NO MUNDO “Marello, ensina a ser jovem, Marello me dá a sua benção!”
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
Uma palestra muito bem preparada pelo Crd. Renato Lima de Oliveira, Vice-Presidente do Conselho Geral Internacional.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. ECAFO - CONSELHO PARTICULAR: - Apenas um coordenador; - Estudar e entender os Módulos; - Conhecer sua área de atuação;
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Diretorias de Obras Unidas “Os vicentinos dedicam-se a procurar as pessoas que são vítimas do esquecimento, da exclusão e da adversidade” (Regra – p.17)
Romanos 12 – 9, 13.. O que é Zelo:  Zelo é cuidado, atenção, carinho, empenho, cordialidade. Algo possível somente se houver interesse, afetividade,
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO Todo movimento seja: social, político ou religioso deve procurar adaptar-se aos fatos novos que a própria história nos apresenta,
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Transcrição da apresentação:

Aplicabilidade dos Módulos “VAMOS AOS POBRES”

ESPIRITUALIDADE VICENTINA APLICAÇÃO ANUAL – Circunscrição do CC.; Apresentação da Espiritualidade da SSVP; Encantamento a partir da espiritualidade vicentina; Todos novos vicentinos deverão passar por esta formação inicialmente; Pode ser aplicado como forma de retiro espiritual; Caso seja interesse do CM, poderá ser aplicado antes da Formação Básica.

FORMAÇÃO BÁSICA Aplicação específica para proclamação; Cada Conselho Central estipulará a frequência de aplicação do Módulo; O Conselho Metropolitano, poderá estipular, mediante estudos, a necessidade ou não de se aplicar mais algum dos Módulos em conjunto com o Básico ou mesmo antes deste. Salientamos que a Regra estipula somente a necessidade da aplicação do Módulo Básico como pré-requisito à proclamação.

Família Vicentina Aplicação bianual (mínimo)-Circunscrição do CC. ; Com o objetivo de renovar sempre o carisma vicentino em nosso meio; Ter clareza de que a proximidade com os demais ramos da Família Vicentina, reforça sobremaneira o nosso carisma; Com esse reforço trabalhamos as vocações sacerdotais e religiosas, além de municiar a SSVP com a presença dos religiosos vicentinos entre nós.

Formação Bíblica Aplicação bianual (mínimo) Circunscrição do CC.; Por tratar da importância da Bíblia para o carisma vicentino, é fundamental a preocupação de trabalhá-lo bianualmente, pois é preciso que os vicentinos tenham os conhecimentos mínimos da Palavra de Deus; Experiências com a Bíblia...; O relacionamento de Deus com o povo sofrido através dos tempos.

CAPACITAÇÃO DE PRESIDENTES Aplicação específica; O sábio e o fazendeiro...; Simulação de uma fábrica de Produtos vitais; 17.214 Conferências; 697 Conferências de Crianças e Adolescentes; 2.531 Conselhos Particulares; 340 Conselhos Centrais; 33 Conselhos Metropolitanos; 1300 Obras Unidas; - 40.000 - beneficiários.

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA Aplicação bianual (mínimo) Circunscrição do CC.; Formar a consciência de que o vicentino é naturalmente missionário, quer no trabalho evangelizador junto ao assistido, quer no recrutamento de novos confrades e consócias; Sem dizer que somos, na maioria das vezes, os intermediários entre o Pobre e o seu reencontro com a vida de igreja; “Ide ao mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas.” Mc 16, 15.

Capacitação para Coordenadores e Orientadores de CCAs Aplicação específica; 697 orientadores dessas Conferências. É preciso que haja uma clara orientação para essas pessoas; É necessário que tenhamos orientadores nos 2531 Conselhos Particulares e + 373Coordenadores, nos Conselhos Centrais e Metropolitanos; E que seja coincidente com as mudanças das diretorias nas mencionados unidades.

Capacitação para novas diretorias Aplicação específica; Aqui, há uma grande necessidade de atuação das unidades coordenadoras, na implantação do novo sistema de formação nacional; Qual a distância entre as lideranças e a base da SSVP? Lc 16, 24-26 Capacitamos os presidentes, agora devemos capacitar também as diretorias da unidades; Por que a primeira diretoria pode ser escolhida e as demais serão eleitas? Sabedoria do Regulamento. Na primeira, serão empossadas por um presidente de um órgão superior que as conhecem. Já a partir da segunda, serão eleitas por equipes que já passaram a conhecê-las.

Capacitação de funcionários Aplicação específica; São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam devem ser referencias para os funcionários de SSVP; Pré - requisito para se manter como colaborador profissional em nossas unidades, será ter conhecimento da missão vicentina; O atendimento aos abrigados em instituições vicentinas terá como parâmetro o espírito vicentino; A atuação dos funcionários deve ser constantemente avaliada pelos diretores das unidades.

Formação de juventude Aplicação específica; Os pessimistas...; Assim como a espiritualidade seria a apresentação do carisma vicentino aos adultos, este Módulos seria a apresentação da SSVP aos jovens; Ver a realidade histórica da SSVP no Brasil; Julgar a partir dessa realidade e definir caminhos a serem traçados para o jovem; Agir conforme o carisma de Frederico Ozanam e de São Vicente de Paulo.

Doutrina Social da Igreja Aplicação anual (mínima) Circunscrição do CC.; Historia do Zé...; Estar constantemente trabalhando junto aos vicentinos a atenção ao tripé: ASSISTÊNCIA , DEPOIS – PROMOÇÃO E DEPOIS – LIBERTAÇÃO; A atenção a este Módulo será principalmente em decorrência de ser este o grande tema na vida de Frederico Ozanam.

Manual de Orientação da ECAFO Aplicação específica para coordenadores de ECAFO; Orientar os coordenadores de ECAFO quanto ao funcionamento do departamento, como segue: ECAFO DO CM COORDENADOR MEMBRO AUXILIAR COORDENADORES DOS C. CENTRAIS

COORDENAÇÃO DOS C. CENTRAIS COORDENADOR E AUXILIARES EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPE DE LOGÍSTICA EQUIPE DE ALIMENTAÇÃO COORDENADORES DOS C. PARTICULARES EQUIPE DE PROFESSORES

COODENAÇÃO DA ECAFO NO CP Composta necessariamente de um coordenador; Visitar as conferências para conhecer a realidade que se passa nas bases; Conhecer os confrades e consócias, principalmente os que ainda não foram proclamados; Juntamente com os coordenadores dos Centrais, definir os módulos a serem aplicados no Particular; É preciso que cada vicentino, novato (aspirante), veterano (confrade ou consócia), seja acompanhado de perto pela ECAFO; com orientações, indicações dos cursos a serem feitos e com atenção efetiva e afetiva; O homem da caverna...

José dos Santos Coordenador da ECAFO LOUVADO SEJA SOSSO SENHOR JESUS CRISTO! “Com Cristo nos Pobres: Caridade e Missão” “Mudar para transformar” “Vamos aos Pobres” “Amor, Caridade e Justiça” José dos Santos Coordenador da ECAFO