Plano de Ensino Matemática e Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Advertisements

Contrato Pedagógico Administração Financeira e Orçamentária
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Administração de Marketing 1
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA


Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Banco de Dados (BAN-TSI)
ADM28 – Administração Financeira II Professores: Edson de Oliveira Pamplona André Luiz Medeiros Luiz Guilherme Azevedo Mauad
Fep Física Experimental II (Lab II)
MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA.
PROFª KENIA CARINA J.S.A. NOGUEIRA
Questionário de Avaliação Institucional
Conveniada curso Positivo
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Monitoria GDI Aula Prática
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
Contrato Pedagógico Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Gerenciamento de Sala de Aula:
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
CEAOK METODOS DE ESTUDO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Componente Curricular
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Graduação em ADMINISTRAÇÃO
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Tópicos em Arquitetura e Hardware
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Contrato Pedagógico – 2013/02
Calendário Janeiro/Fevereiro Calendário Janeiro/Fevereiro
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Aula Inaugural.
Plano de Ensino Matemática e Química
Planejamento Operacional da Produção
Introdução a Engenharia de Alimentos
Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I
Contrato pedagógico Linguagem verbal midiática Segundo Semestre 2009
Plano de Ensino Matemática e Química
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Plano de Ensino Matemática e Química
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação I Professora: Tatiana Comiotto Sala 01 – DQMC Telefone:
Transcrição da apresentação:

Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação I Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 – DQMC Telefone: 40097714

Apresentações - Professora - Alunos Programa Horário Material didático Bibliografia LAPSI - http://umolharsobreaeducacao.wordpress.com/ Almoço das terças – segunda terça feira de cada mês.

Conteúdos Evolução Histórica da Psicologia e Suas Principais Teorias Fases do Desenvolvimento Pré-Natal Infância Brinquedos Desenhos Psicomotricidade Cotidiano Escolar* Limites

Psicomotricidade Desenho Limites Cotidiano Escolar Brincar

*No conteúdo de cotidiano escolar serão abordados: Tiques e TOC; Síndrome do pânico, fobias e medo; Esquizofrenia e paranoia; Depressão infantil e na adolescência; Autismo; Agressividade e Bullying; Violência domestica e sexual; Fantasia/Mentira/Timidez; Negativismo/Furtos; Distúrbios alimentares; Hiperatividade; Dependência química/Alcoolismo; Diversidade/ Inclusão; Homoafetividade; Relações étnico-raciais; Deficiências.

Adolescência Idade Adulta Fase Introdutória Fase Mediana Fase Conclusiva

Metodologia Serão utilizadas: Diversas leituras como fator de estímulo ao aprendizado. Aulas expositivo-dialogadas Trabalhos em grupo e individuais Apresentações de seminários Discussões sobre os temas estudados Apreciações críticas de filmes. Poderão ser realizadas também atividades a distância como: Fóruns, Experiências, Trabalhos por e-mails; Criação de um blog Mecanismos para suprir a carga horária da disciplina, caso não seja possível adaptá-la ao calendário acadêmico da UDESC.

Avaliação Trabalhos atrasados 50% da nota/ sem rebarbas/ sem cópias/ não fazer leituras nas apresentações. Será seguido rigorosamente o regimento da UDESC Abonos de faltas serão apenas permitidos de acordo com os casos estipulados por lei. A chamada será feita no início, no meio ou no final da aula. Caso o aluno não esteja em sala neste momento, receberá falta. As avaliações serão avisadas com antecedência e nos dias marcados. Os alunos que não comparecerem deverão solicitar segunda chamada na Secretaria acadêmica. Não haverá trocas de datas de avaliações, a não ser por próprio impedimento da professora. As reclamações referentes a notas e frequência deverão ser realizadas por escrito e entregues a professora para análise, que chamará o aluno para a discussão a respeito. Os casos de recursos das avaliações após discussão com a professora, obedecerão os prazos regimentais. As notas e frequências serão lançadas no sistema acadêmico SOMENTE QUANDO TODOS OS ACADÊMICOS TIVEREM APRESENTADO SEUS TRABALHOES e em caso de dúvidas, os alunos poderão procurar a professora em seu horário de atendimento na sala 01 do DQMC. Caso um dos integrantes falte em qualquer uma das apresentações de sua equipe, poderá realizá-la individualmente com nota valendo até 50%.

50% - provas escritas (referentes a todos os conteúdos apresentadas em sala – pela professora ou pelos acadêmicos). Critérios para avaliação escrita: Coesão do texto Argumentação lógica Adequação ao conteúdo proposto Adequação ortográfica e gramatical   Prova 1: Correntes Psicológicas Psicomotricidade Desenho Brincar Prova 2: O Cotidiano Escolar Adolescência Vida Adulta Livro

20% apresentação de trabalhos orais  Critérios: Adequação do vocabulário Argumentação Lógica Adequação ao conteúdo proposto Respeito ao tempo estipulado de apresentação Qualidade dos slides Psicomotricidade: Cada grupo deverá fazer tantos jogos quanto forem os componentes da equipe. Relacionar o conteúdo psicomotor com a área do curso. As regras dos jogos deverão ser enviadas por email: comiotto.tatiana@gmail.com até o dia marcado para as apresentações. Se o envio for tardio haverá desconto na nota. Colocar a bibilografia. Todos os jogos deverão ser apresentados. Um dos jogos deverá ser realizado com a turma. Um dos jogos deverá ser produzido e confeccionado e deixado no LAPSI – Laboratório de Psicologia da UDESC. 15min para apresentação

15% Leitura de livros – apresentação oral – poderá ser realizado através de perguntas/ ou através de explanação por parte dos alunos   10% Apresentação do vídeo Critérios: Boa produção e edição Adequação ao conteúdo total da disciplina Criatividade 5% Auto avaliação – escrita Frequência – até 2 pontos Comprometimento com a disciplina - até 3 pontos Aquisição de conhecimento - até 3 pontos Pontualidade – até 2 ponto2

Sugestões de livros - O extraordinário (Xerox) - Sobre a morte e o morrer (Xerox) - Mitos e tabus da sexualidade humana (Xerox) - Síndrome de Peter Pan (Xerox) - Germinal (Xerox) - E aí? Cartas aos adolescentes e a seus pais (Xerox) - Em busca de sentido (Xerox) - Para sempre Alice (Xerox) - Os sofrimentos do jovem Werther (Xerox) - Por um fio (Xerox) - Complexo de Cinderela (Xerox) - O direito de ser adolescente (Xerox) - 13 porquês (PDF) - Como vejo o mundo – Física (PDF) - Mentes inquietas (PDF) - O despertar da primavera (PDF) - Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor? Allan Pease (PDF) - ABERASTURY DE PICHO N RIVIERE, Arminda; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre Artmed, 2008. 92 p. ISBN 9788573072389 (Biblioteca) - BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. 173 p. ISBN 8573262346 (Biblioteca) - O apanhador nos campos de centeio - O diário de Anne Frank - Natureza Selvagem - Eu Cristiane F. - Morte súbita

Avaliações 2014.01 Atividades Média Provas 9,21 Apresentação do livro 8,82 Aulas expositivas ministradas pela professora 9,52 Apresentação de trabalho- psicomotricidade Apresentação de trabalho- cotidiano escolar 9,10 Filmes 9,50 Apresentação de vídeo 9,04 Jogos em sala de aula 9,59

Datas importantes: Sujeito a alterações Atividades: 26/08 Apresentação dos jogos psicomotores 30/09 PROVA 01 22 a 25/09 Semana das Ciências 07/10 Apresentação do trabalho sobre Cotidiano Escolar 28/10 Apresentação do Livro 13/11 Apresentação do vídeo contendo tópicos apresentados ou música 20/11 Não haverá aula – Profa. Congresso Nacional de Psicologia- Ciência e profissão 25/11 PROVA 02 02/12/2014 Exame