AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS Brasil Alfabetizado Fazendo Escola Avaliação realizada em novembro de 2005.

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS Brasil Alfabetizado Fazendo Escola Avaliação realizada em novembro de 2005

AVALIADORES Fóruns de EJA: Bahia (Extremo Sul) Bahia Ceará Goiás Paraíba Santa Catarina Sergipe Rio Grande do Norte Rondônia Roraima São Paulo Rio de Janeiro Mato Grosso do Sul

Sugestões para o Brasil Alfabetizado Formar quadro de professores com qualificação específica para essa modalidade com contrato profissional assinado com o poder público municipal, estadual ou federal Prever orçamento para as coordenações Diminuir exigências burocráticas Estabelecer apenas valor fixo por turma e excluir pagamento condicionado ao número de alunos

Sugestões para o Brasil Alfabetizado Estabelecer período mínimo de funcionamento de, 10 meses – fevereiro a dezembro, para evitar interrupção durante as festas de fim de ano. Flexibilizar em situações específicas condicionadas a trabalho sazonal Fornecer KIT ou estabelecer como contrapartida dos parceiros o fornecimento Fornecer vale transporte ou facilitar o estabelecimento de passe livre na rede de transportes coletivos

Sugestões para o Fazendo Escola IES deveriam formar professores de EJA Disponibilizar informações sobre o programa, além das existentes no site Reformar e equipar escolas Treinar servidores lotados nas secretarias

Sugestões para o Fazendo Escola Convidar professores para escolher material didático Fornecer acervos específicos para EJA às bibliotecas Fornecer material didático Realizar um estudo para estimar o valor da EJA na zona rural levando em conta as dificuldades com deslocamento, precariedade da infra-estrutura, formação do alfabetizador e diversidade pedagógica Garantir segurança aos alunos

Sugestões para o Fazendo Escola Liberar verbas para aquisição de materiais permanentes como ventiladores, carteiras e para dicionários