Incidência e ativismo: campanhas de acompanhamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Comissão Municipal de Elaboração
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Que EJA temos e queremos?
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PNE: desafios e cenários.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Financiamento e Controle Social na Qualidade Social da Educação
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Uma caminhada de muitos caminhantes.... Causa Rede social Atuação política.
Educação pública de qualidade – quanto custa esse direito?
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
DANIEL CARA FINANCIAMENTO CAQi. Campanha: Tripé da Educação Valorização dos/das Profissionais PRESSUPOSTO Objetivo: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Políticas Públicas – conceitos
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
O Financiamento da educação no contexto do Fundeb e nos limites do pacto federativo José Marcelino de Rezende Pinto
Conferência Nacional de Educação
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
DANIEL CARA Olinda – jun/2008 EIXO V Financiamento da Educação e Controle Social.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
PNE, Federação e Educação: PNE, Federação e Educação: desafios para a educação de qualidade para todos e todas Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
Transcrição da apresentação:

Incidência e ativismo: campanhas de acompanhamento Recife 13/10

Focos da Campanha EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS Gestão Democrática: Controle Social, Participação EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS Financiamento Público Adequado Valorização dos/das Profissionais: Remuneração e formação adequada

Comitê Diretivo Nacional Ação Educativa ActionAid Brasil CEDECA-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará) Centro de Cultura Luiz Freire/PE CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil) MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)

Estratégias da Campanha Combina ações de: Articulação Institucional Advocacy Pesquisa Mobilização Social Comunicação “Justiciabilidade” = Exigibilidade Formação de Atores Sociais

Situação da educação no Brasil Níveis e modalidades Metas do PNE e dados de 2001 e 2008 Faixa etária 2001 2008 Meta PNE (em 10 anos – 2010) Educação infantil 0 a 3 10,5% 18,1% 50% 4 a 6 65,5% 79,7% 80% Ensino fundamental 7 a 14 93,1% 97,9% 100% EJA - alfabetização 15 anos e mais 12,4% (taxa de analfabetismo) 10% (taxa de analfabetismo) 0% (taxa de analfabetismo) Ensino médio + profissional 8,398 milhões 8,366 milhões quadruplicar atendimento

Distorção idade/série – Escolas públicas – Brazil, 2009

Aprovação – EFundamental – Escolas públicas - 2008

Situação da educação no Brasil Porcentagem de alunos que aprenderam o que era esperado para a respectiva série (Prova Brasil – 2007) Série Língua Portuguesa Matemática 4ª. Série 27,9% 23,7% 8ª. Série 20,5 % 14,3% 3º. Ano EM 24,5% 9,8%

PISA 2006 – 57 PAÍSES* Situação da educação no Brasil Países Matemática Leitura Brasil 54º 49º Uruguai 42º Chile 47º 38º México 48º 43º Argentina 52º 53º * Pisa: Programa Internacional de Avaliação de Alunos, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Situação da educação no Brasil Percentual de professores do Ensino Médio formados na área em que lecionam (Censo Escolar 2007) Área/Disciplina Percentual Física 25% Química 38% Língua Estrangeira 40% Biologia 56% Matemática 58% Língua Portuguesa 62%

Tempo de permanência na escola* Situação da educação no Brasil Tempo de permanência na escola* 4 a 17 anos Carga horária / dia Total – Brasil 3,8 Brancos 3,97 Negros 3,83 20% mais ricos 4,35 20% mais pobres 3,56 Sudeste 4,17 Norte 3,47 * “Tempo de permanência na escola”, Fundação Getúlio Vargas, 2009 (com base na Pnad/IBGE, anos de 2006 e 2004.

Pontuação média em Ciências - PISA 2006 PISA 2006 (Ciências) versus Investimento anual por aluno (2004) País Pontuação média em Ciências - PISA 2006 Investimento anual por aluno (Fundamental 2 e EMédio) (US$) Finlândia 563 7.441 Japão 531 7.615 Coréia do Sul 522 6.761 Alemanha 516 7.576 Estados Unidos 489 9.938 Irlanda 508 7.110 Espanha 488 6.701 Portugal 474 6.168 Chile 438 2.077 México 410 1.922 Brasil 390 1.033

CAQ na legislação Gasto por aluno/anual - por etapa e modalidade - necessário para que alcancemos um patamar inicial de qualidade, sintonizado com o que estabelece o Plano Nacional de Educação (2001) CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ... VII - garantia de padrão de qualidade. CF: Art. 60 do ADCT, inc. XII, § 1º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão assegurar, no financiamento da educação básica, a melhoria da qualidade de ensino, de forma a garantir padrão mínimo definido nacionalmente (CF – EC 53). Padrão mínimo de qualidade de ensino: “variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem” (LDB, art. 4º, inc. IX) Definição de padrões mínimos de infra-estrutura das escolas e de qualificação dos docentes. (PNE, Lei 10.172/2001)

Processo de elaboração do CAQi Pesquisas sobre Qualidade na Educação: - Consulta sobre Qualidade nas Escolas (2002), realizada em PE e RS; - atividade de pesquisa educativa Qualidade em Educação, Semana de Ação Mundial 2003; - Consulta sobre a Qualidade na Educação Infantil (2006). Discussão, sistematização e síntese sobre o Custo Aluno-Qualidade. Oficinas em 2002, 2003 e 2005, reunindo em intensos debates especialistas, lideranças da sociedade civil e autoridades governamentais das esferas municipal, estadual e federal. Oficina 1 – Qualidade e Insumos (2002) Oficina 2 – Qualidade e Eqüidade (2003) Oficina 3 – Metodologia de Cálculo do Custo Aluno-Qualidade (2005) Publicação do Livro - Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil, 2007.

Conceito de educação de qualidade Dar concretude a um conceito de educação de qualidade entendida como aquela que: • Leva as pessoas a serem sujeitos de direitos, de aprendizagem e de conhecimento. • Faz com que as pessoas valorizem a diversidade humana, superando os precon-ceitos e as discriminações. • Permite a redescoberta do nosso vínculo com a natureza e nos estimula a cuidar do planeta.

Conceito de educação de qualidade • Nos faz aprender e construir a democracia no cotidiano, em todos os lugares. • Reconhece as desigualdades sociais presentes na própria educação. • Considera as especificidades, as necessidades, as potencialidades e os desafios locais e regionais. • Está vinculada ao direito de acesso à educação. Queremos mais vagas em escolas e creches com qualidade.

Conceito de educação de qualidade • Está vinculada ao direito de acesso à edu-cação. Queremos mais vagas em escolas e creches e queremos também que elas tenham qualidade. • Se aprimora por meio da participação social e política, precisa estar ligada a uma institucionalidade e a processos participativos e democráticos independentes da vontade política do/a gestor/a em exercício.

Conceito de educação de qualidade • Implica políticas consistentes de avaliação, que não podem se limitar à medição do desempenho dos alunos em testes padronizados. • Exige investimentos financeiros de longo prazo.

Pressupostos do CAQi 1. Os valores do CAQ por etapas e modalidades estabelecem um patamar mínimo de qualidade de educação e não um valor médio, portanto, o mais adequado é defini-lo como Custo Aluno–Qualidade Inicial, um primeiro passo decisivo rumo à qualidade que almejamos como a ideal; 2. O valor do CAQ é essencialmente dinâmico e tende a crescer à medida que melhora a qualidade da educação pública oferecida e que os padrões de exigência da população aumentam; 3. O valor do CAQI é calculado a partir dos insumos indispensáveis ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem; 4. O valor do CAQI deve ser diferenciado em função dos diferentes níveis e modalidades de ensino; 5. O CAQI deve assegurar uma remuneração condigna aos profissionais do magistério, assim como aos demais trabalhadores em educação; 6. O CAQI deve considerar os parâmetros de infra-estrutura e qualificação docente definidos pelo PNE; 7. O CAQI deve contribuir para o enfrentamento dos desafios de eqüidade existentes na educação brasileira.

CAQi – Pressuposto central Pressuposto Central do CAQi: Qualidade x Iniqüidade Na educação, a desigualdade é gravemente verificada de forma material, ela é tangível. Escolas Públicas X Privadas (Censo Escolar; Inep, 2004): Biblioteca (53% dos alunos atendidos nas públicas versus 88% nas privadas); Laboratório de ciências (15% dos alunos atendidos nas públicas versus 58% nas privadas); Quadra de esportes (51% dos alunos atendidos nas públicas versus 82% nas privadas); Acesso à Internet (25% dos alunos atendidos nas públicas versus 73% nas privadas). 20

Fórmula do CAQi O CAQi inverte a lógica do financiamento da Educação. Não se tratava de mensurar o que era possível fazer com as atuais regras do financiamento da Educação Pública (fazer o bolo e dividi-lo de modo que ninguém fique saciado). Foi preciso calcular o que é necessário ser considerado como parâmetro mínimo e – depois – analisar o que é necessário ser investido.

CAQi – Qualidade x Desigualdade Tipo de unidade Creche Pré-escola EF Séries Iniciais EF Séries Finais E Médio Tamanho médio (alunos) 130 264 480 600 900 Jornada diária dos alunos (horas) 10 5 Média de alunos por turma 13 22 24 30 Pessoal + Encargos (%) 81,6% 76,8% 76,1% 75,5% 76,5% Custo total (R$) 5.266 2.042 1.942 1.902 1.957 Total - Integral 6.845 2.655 2.525 2.473 2.545

CAQi X Fundeb Mínimo (2009) Etapa CAQi Fundeb Mínimo 8 UF Diferença Creche 5.266 1.485,10 3.780,90 Pré-escola 2.042 1.350,09 691,91 EF 1 1.942 591,91 EF 2 1.902 416,90 Ensino Médio 1.957 1.620,11 336,89 EF 1 Campo 3.219 1.417,60 1.801,40 EF 2 Campo 2.464 1.552,60 911,40

CAQi do Ensino Médio – Descrição do Prédio Qtd. M2 Sala de aula 15 45 Sala de direção/equipe 2 30 Sala de equipe pedagógica Sala de professores 1 50 Sala de leitura / biblioteca 100 Sala dos estudantes (Grêmio) Refeitório 80 Copa/cozinha 25 Quadra coberta 500 Laboratório de Informática (31) Laboratório de ciências 3 Banheiro de alunos 8 20 Sala de depósito Sala de TV/Vídeo Mecanografia

Tabela de Custos – CAQi (2005,2007) Custos do CAQi do Ensino Médio Tabela de Custos – CAQi (2005,2007) Tipo de Custo Total (R$) Custo de Implementação (predial) – 2005 1.100.000,00 Custos de Implementação – (eq./mat.) – 2005 476.000,00 Custos de Manutenção/Ano – 2005 1.571.814,00 Custo-aluno Qualidade Inicial / Ano – 2005 1.746,00 Custo de Implementação (predial) – 2007 1.381.600,00 Custos de Implementação – (eq./mat.) – 2007 597.856,00 Custos de Manutenção/Ano – 2007 1.974.198,00 Custo-aluno Qualidade Inicial / Ano – 2007 2.346,00 Custo-aluno Qualidade Inicial / Ano – 2007 (INTEGRAL) 3.170,00

Desafio Econômico e Político Particip. da União em Educação Básica

Caminhos para viabilização do CAQi Conselho Nacional de Educação aprovou em 5/maio/2010 a Resolução 8/2010 que normatiza os padrões mínimos de qualidade da educação básica nacional de acordo com o CAQi. Aguarda homologação pelo Ministro. Aprovação na CONEB e CONAE; Conquistas instituídas em leis – alterações e aperfeiçoamentos legais capazes de viabilizarem o CAQi (recursos do Petróleo somados a mudanças no Fundeb, que por exemplo, precisa alterar o mecanismo de baliza das ponderações/fatores de diferenciação); Implementação do Piso com investimentos em infra-estrutura; Convencimento público: é preciso convencer a sociedade que Educação é Direito que deve ser garantido com dignidade, e não por falsa eficiência. 27

Pautas – Campanha 2011-2013 Tramitação do PNE Homologação da resolução 8/2010 do CNE, sobre o CAQi Construir uma plataforma de avaliação, tal como foi o CAQi para o financiamento Fortalecer Comitê Nordestino e Comitê Norte Criar ações contra a mercantilização da educação básica e superior 28

Desafios – Campanha 2011-2013 Novo Congresso, perda de lideranças educacionais no Senado Federal e na Câmara dos Deputados; Novos Governos Novo MEC Impacto do discurso desenvolvimentista sobre a educação Resurgimento do conservadorismo, inclusive na América Latina 29

Ações – Campanha 2011-2013 Avaliar período do Governo Lula; Analisar conjuntura política regional; Analisar conjuntura política nacional, estaduais, municipais e distrital; Construir planejamento estratégico; 30

Contatos da Campanha Coordenação Nacional Site: www.campanhaeducacao.org.br Tel.: (11) 3159-1243 E-mail: coordenacao@campanhaeducacao.org.br