PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Prefeito Beto Richa Secretaria Municipal da Educação Secretária Eleonora Bonato Fruet Superintendência de Gestão Educacional Superintendente Meroujy Giacomassi Cavet Departamento de Ensino Fundamental Diretora Nara Luz Chierighini Salamunes Gerência de Educação de Jovens e Adultos Gerente Gilcélia Mara Cornélsen
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DA EJA Perfil de Curitiba SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DA EJA
Relevo levemente ondulado Área verde por habitante 51m² Dados principais: Área 430,9Km² População 1.788.559 habitantes Bairros 75 Relevo levemente ondulado Área verde por habitante 51m² Extensão Norte-Sul 35Km Extensão Leste-Oeste 20Km Altitude média 934,6m Clima Temperado
Curitiba registrou uma taxa de crescimento médio anual da POPULAÇÃO Curitiba registrou uma taxa de crescimento médio anual da população de 2,04%, no período de 2000 a 2006. A população passou de 1,587 milhão, em 2000, para 1,788 milhão, em 2006. No total dos municípios da Região Metropolitana, o crescimento médio anual foi de 3,80% no mesmo período.
TABELA DEMONSTRATIVA Faixas Etárias Anos 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 0 a 15 anos 422.881 446.912 448.932 449.986 449.843 448.095 444.482 439.132 432.501 16 a 29 anos 428.203 441.804 445.201 447.301 448.482 448.814 448.269 446.455 443.641 30 anos ou mais 736.229 750.540 772.884 795.541 818.414 841.702 865.538 890.253 915.306 Total 1.587.313 1.639.256 1.667.017 1.692.828 1.716.739 1.738.611 1.758.289 1.775.840 1.791.448 Fonte(s): IBGE - Censo Demográfico 2000; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES Definição: A projeção da população municipal foi realizada pelo IPARDES e incorpora tendências e parâmetros definidos por meio do Censo Demográfico 2000. Baseou-se no Método de Relação de Coortes, desenvolvido por DUCHESNE.
POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA 2000 2006 TAXA TAXA 00/06 URBANI ZAÇÃO Total RMC sem Curitiba 1.181.079 1.472.609 3,80 79,32 Total RMC 2.768.394 3.261.168 2,81 91,18 Paraná 9.563.458 10.387.378 1,41 81,41 Brasil 169.799.170 186.770.562 1,41 81,38 %
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CURITIBA
Município = Curitiba - PR Variável = População residente de 5 anos ou mais (Pessoas) Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Alfabetização Total Alfabetizadas Não alfabetizadas Taxa de Analfabetismo Total até 24 anos 312.316 309.644 2.672 0,86% Total 25 anos ou + 880.077 842.505 37.572 4,27% Total 15 anos ou + 1.192.393 1.152.149 40.244 3,38% Homem 154.188 152.735 1.453 0,94% 405.837 393.542 12.295 3,03% 560.025 546.277 13.748 2,45% Mulher 158.128 156.909 1.219 0,77% 474.240 448.963 25.277 5,33% 632.368 605.872 26.496 4,19% Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000
Taxa de Analfabetismo - Curitiba Índice de analfabetismo em Curitiba – 3,38% Total – 40.244 de pessoas analfabetas de 15 anos ou mais; Deste total - 26.496 são mulheres - 13.748 são homens Há necessidade da continuidade de políticas públicas para os gêneros, com atenção direcionada às mulheres.
IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano em Curitiba – 2000 Longevidade 0,776 Educação 0,946 Renda 0,846 Fonte: PNUD - 2000
Índice de Fragilidade Educacional de Jovens e Adultos em Curitiba - 2000 Taxa de analfabetismo (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Índice de analfabetismo (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Taxa de Analfabetismo Funcional (jovens e adultos com 15anos ou mais) Índice de analfabetismo funcional Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamen tal Índice da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental IFEJA Total 3,38% 0,97 11,99% 0,88 39,68% 0,60 0,82 Homens 2,45% 0,98 8,52% 0,91 37,25% 0,63 0,84 Mulheres 4,19% 0,96 10,15% 0,90 41,76% 0,58 0,81 Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000
Grupos de idade Alfabetização Total Alfabetizadas Não alfabetizadas Taxa de Analfabetismo Total até 24 anos 312.316 309.644 2.672 0,86% Total 15 anos ou + 1.192.393 1.152.149 40.244 3,38%
Grupos de anos de estudo Sem instrução e menos de 1 ano Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional 15 a 19 anos 153.477 2.022 4.557 20 a 24 anos 158.839 1.752 5.319 Total até 24 anos 312.316 3.774 9.876 4,37% 25 a 29 anos 143.847 2.122 6.252 30 a 39 anos 265.800 5.064 15.616 40 a 49 anos 208.264 6.621 18.883 50 a 59 anos 128.547 9.202 19.121 60 anos ou mais 133.619 18.681 27.738 Total 25 anos ou + 880.077 41.690 87.610 14,69% Total 15 anos ou + 1.192.393 45.464 97.486 11,99%
Município = Curitiba - PR Variável = Pessoas de 5 anos ou mais de idade (Pessoas) Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Homens 15 a 19 anos 76.020 1.029 2.611 20 a 24 anos 78.168 928 2.939 Total até 24 anos 154.188 1.957 5.550 4,87% 25 a 29 anos 69.807 1.058 2.839 30 a 39 anos 126.239 2.161 7.064 40 a 49 anos 96.144 2.308 7.712 50 a 59 anos 58.996 3.524 7.993 60 anos ou mais 54.579 6.006 10.803 Total 25 anos ou + 714.141 18.971 47.511 9,31% Total 15 anos ou + 868.329 20.928 53.061 8,52%
Município = Curitiba - PR Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Ano = 2000 Sexo Grupos de idade Grupos de anos de estudo Total Sem instrução e menos de 1 ano 1 a 3 anos Tx. Analf. Funcional Mulheres 15 a 19 anos 77.457 992 1.947 20 a 24 anos 80.671 824 2.380 Total até 24 anos 158.128 1.816 4.327 3,88% 25 a 29 anos 74.040 1.065 3.413 30 a 39 anos 139.561 2.903 8.552 40 a 49 anos 112.120 4.313 11.171 50 a 59 anos 69.551 5.678 11.127 60 anos ou mais 79.040 12.675 16.935 Total 25 anos ou + 790.568 30.266 59.852 11,40% Total 15 anos ou + 948.696 32.082 64.179 10,15%
Taxa de Analfabetismo Funcional - Curitiba Taxa de Analfabetismo Funcional (jovens e adultos com 15 anos ou mais) Total 11,99% Homens 8,52% Mulheres 10,15% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000
Taxa de Adultos sem Ensino Fundamental Completo - Curitiba Taxa da população com mais de 25 anos que não completou o ensino fundamental Total 39,68% Homens 37,25% Mulheres 41,76% Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2000
Matriculas na EJA de Curitiba Ano Matrículas Turmas Média de Alunos/Turma 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série 1999 6.055 2.043 212 56 29 36 2000 5.946 1.910 243 52 24 37 2001 6.122 1.631 237 39 26 42 2002 5.862 1.515 234 43 25 35 2003 6.432 1.718 259 47 2004 6.086 1.522 278 22 32 2005 5.409 1.622 260 21 Fontes: MEC/INEP; SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar
Número de Turmas – EJA Curitiba Número de Turmas na Educação de Jovens e Adultos em Curitiba Ano Fase I (1ª a 4ª série) Fase II (5ª a 8ª série) 1999 212 56 2000 243 52 2001 237 39 2002 234 43 2003 259 47 2004 278 2005 260 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar
Escolas da RME de Curitiba que ofertam EJA Ano 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Nº de Escolas 86 91 99 102 108 113 118 124 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar
Nº de Alunos Concluintes – EJA Curitiba Ano 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Nº de Alunos 1398 1385 1428 1444 1593 1191 Fonte: SME/GEJA
Nº de Alunos Concluintes – EJA Fase II Curitiba ANO 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 TOTAL DE CONCLUINTES 280 398 638 753 665 653 620
Nº de Alunos APROVADOS no Exame de Equivalência - EJA Fase I 1999 418 2000 293 2001 624 2002 941 2003 729 2004 960 2005 771 2006 1.146 2007 797 TOTAL 6679
Alunos de Inclusão – EJA 2007 NRE Egresso de C E D. M. Condutas Típicas Sindromes D. A. D. V. D. F. Paralisia Cerebral Deficiência Múltipla Total de alunos BN 20 23 2 x 45 BV 7 9 1 18 BQ 31 41 4 84 CIC 27 63 CJ 34 5 75 Matriz PN 38 3 73 PR 8 16 SF 15 21 Total 165 206 14 12 11 6 430 Alunos de Inclusão – EJA 2007 Fonte: SME/Departamento de Planejamento e Informações - Fluxo Escolar
Ações Pedagógicas Descentralizadas: Parcerias APEDs - SEED Ações Pedagógicas Descentralizadas: Nº de Escolas Municipais: 108 Nº de turmas: Ensino Fundamental: 183 Ensino Médio: 221
Outras formas de atendimento – EJA Curitiba Programa Hora da EJA Programa Alfabetizando com Saúde Programa Brasil Alfabetizado
Outras formas de atendimento – EJA Curitiba 2005 2006 2007 Nº de alunos Nº DE ALFABETIZADORES TOTAL DE ALUNOS HORA DA EJA 388 42 424 55 446 48 ALFABETIZANDO COM SAÚDE 349 65 389 66 467 72 BRASIL ALFABETIZADO 315 22 189 14 162 15
Inscritos x matriculados ALUNOS INSCRITOS, MATRICULADOS E CERTIFICADOS 1ª E 2ª FASES DO PROJOVEM EM CURITIBA FASES Alunos inscritos Alunos matriculados Inscritos x matriculados Alunos certificados 1ª 2.636 1.175 1.461 317 2ª 1.790 814 976 261 3ª 2.304 2.156 148 Em curso TOTAL 6.730 4.145 2.585 578
Curso anual de no mínimo 80h Semana de Estudos Pedagógicos Formação Continuada Para Docentes da EJA da Secretaria Municipal da Educação Curso anual de no mínimo 80h Semana de Estudos Pedagógicos Capacitações nos NREs de Curitiba
Formação para os voluntários que atuam nos projetos da EJA 1- Hora da EJA e Alfabetizando com Saúde: 4 horas mensais 2 - Brasil Alfabetizado: 60 horas de Capacitação inicial 8 horas de capacitação continuada
Número de Docentes – EJA Curitiba Ano Municipal 1999 306 2000 322 2001 319 2002 300 2003 349 2004 366 2005 352 2006 344 Fonte: MEC/INEP
Percentual de Docentes com Ensino Superior – EJA Curitiba Ano Municipal 1999 65 2000 66 2001 71 2002 74 2003 83 2004 2005 90 2006 92 Fonte: MEC/INEP
Programa da EJA - Curitiba A EJA destina-se a jovens, pessoas adultas e idosas que não tiveram oportunidade de estudar ou concluir seus estudos na época apropriada. Diretrizes Curriculares da SME: Educação pela Filosofia, Gestão Democrática e Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Programa da EJA - Curitiba Objetivos da EJA: Atender as funções reparadora, equalizadora e permanente; Possibilitar ao jovem, a pessoa adulta e idosa retomar seu potencial, Desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida; Possibilitar a igualdade de acesso à educação como bem social; Estudantes da EJA (perfil) - jovem, pessoa adulta e idosa excluída da escola devido a: Trabalho Cuidado da casa para que outros pessoas pudessem trabalhar Dificuldade de freqüência às aulas Distância moradia – escola
Programa da EJA - Curitiba Princípios norteadores da proposta - Flexibilidade e versatilidade: Não seriação, Não reprovação (respeita-se o processo de aprendizagem e o ritmo de cada um), Matrícula e conclusão em qualquer época do ano letivo, Sem desistência, Material específico da rede, Freqüência vinculada ao conteúdo, Avaliação no processo professores do quadro próprio do magistério, Permite transferência para outras modalidades de ensino ou outras unidades de ensino.
Desafios para a EJA Manter os estudantes até o término da Educação Básica Conscientizar os estudantes na importância da Educação Permanente Formação específica para o professor que atua com esta modalidade de ensino para superar as metodologias equivocadas.