SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

1. Porque Segurança Pública
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Políticas de Segurança Pública
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
As interfaces entre justiça e educação na experiência de justiça restaurativa no Estado de São Paulo.
Estudo Conceitual sobre Espaços Urbanos Seguros Carolina Ricardo
Políticas de Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança1 – Segurança Cidadã referem-se às atividades policiais, mas também a todos os três subsistemas.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
Justiça Restaurativa e
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO E PARCERIA COORDENADORIA DA MULHER Análise comparativa de dados sobre a Região Leste da Cidade de São Paulo; entre Subprefeituras.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
ESTADO DE MATO GROSSO CAMPANHA DE DESARMAMENTO 2008.
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PROJETO SOCIAL TIRE O CRACK DO CRACK
Sistema de Segurança Pública e Defesa Civil Maj BM Jadson.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
OS MUNICÍPIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea da Gestão da Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
GUIA COPA SEGURA IniciativaRealizaçãoParceria de conteúdo.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Transcrição da apresentação:

SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal Boa noite a todos... Meu nome é Ana Beatriz.... E eu vim aqui para falar para vcs um pouco de segurança cidadã... E Meu intuito aqui hoje é de fazer uma reflexão com vcs a respeito do tema segurança... por Ana Beatriz Leal

O QUE É SEGURANÇA? Sabe... Quando me chamaram para bater este papo com vcs... Eu fiquei pensando no que de fato eu iria falar.... Sei que é sobre segurança cidadã... Mas o que especificamente eu iria falar.... Então comecei a refletir o que era segurança... E decidi fazer esta reflexão com vcs.... Primeiro eu pensei que começaria falando nos casos de mortes... Aí bolei uns slides maneiros com reportagens chocantes... Falando de assaltos, seqüestros, policiais mortes..e por aí vai.... Depois que fiz isso... Continuei com a minha reflexão... Falando de segurança cidadã... E bla, bla, bla... E depois cheguei a apresentação estava pronta... Olhei para ela... Ela olhou para mim... E...vi não estaria cumprindo o que me foi pedido... Porque vou falar de segurança ou insegurança??? O que de fato é vc estar seguro??? Acho que estas fotos falam por si só...

O QUE É SEGURANÇA? Continuei pensando... E decidi... Seguir uma linha filosófica com vcs... Porque tenho a convicção que por meio dela... Podemos realmente refletir a respeito do tema segurança... Um dos primeiros questionamentos na filosofia... São, basicamente, falando em palavras claras e simples.... É quem eu sou?? E qual é o meu propósito de vida???

QUAL É A SUA RAZÃO DE SER? OU... CONTROLAR??? REGISTRAR OCORRÊNCIAS??? PLANEJAR??? CAPTURAR DELINQÜENTES??? .... OU... Então aí eu pergunto para vcs.... Qual é a sua razão de ser??? Qual sua razão de existir??? Vcs... Policiais??? Quem são vcs??? A sua razão de ser é controlar??? Registrar ocorrencias??? Planejar??? Capturar delinquentes???.... Ou... Promover a paz??? Proteger a cidadania??? Dar qualidade de vida??? Ou transmitir segurança??? Estas são questões chaves que cada um aqui.... Ou melhor... Toda e qualquer organização policial deveria se fazer todos os dias.... Ou seja... Qual é o meu objetivo maior??? Para mim... E muitas outras pessoas no mundo... A razão de ser de um policial é promover a paz...etc... Mas é claro tb... Que vcs terão que registrar ocorrencias... E todos estes outros procedimentos que cada um aqui conhece muito mais do que eu... Mas acho que o que tem que ficar claro aqui é que controlar, planejar e etc... São meios... Ou seja... São instrumentos... Ferramentas que qualquer organização se utiliza para obter um determinado fim... Que no nosso caso... É dar qualidade de vida, proteger a cidadania.... Pois onde não a segurança... Não há liberdade... E onde não há liberdade... Não há democracia... Ou vcs discordam disso... Ahhh... Se vcs não concordarem ou tiverem alguma dúvida... Podem me interromper... Sem problemas... PROMOVER A PAZ??? PROTEGER À CIDADANIA??? DAR QUALIDADE DE VIDA??? TRANSMITIR SEGURANÇA???

principalmente a comunitária. Parceria entre a polícia POLÍTICA INTEGRADA PREVENÇÃO CONTROLE Cultura Cidadã Risco Situacional Resolução Pacífica de conflitos Institucional Preventiva Lei/Respeito ao espaço públicos/ Cidade como ponto de encontro Espaços públicos Deteriorados / Favelas Bom... Então vamos falar mais um pouquinho sobre a complexidade da vida de vcs.... Sobre a complexidade da segurança... Existe uma linha que vai desde a prevenção... Até o controle de fato das atividades policiais... O que é mais conhecido neste gráfico é a parte de controle... Pois... Teoricamente ela é praticada por todas as políciais... Pois bem... Eu não sei se vcs repararam mas eu disse teoricamente... E porque??? Vou explicar dando um exemplo concreto... Eu estou andando na rua... Sou assaltada... Qual é o meu procedimento??? Vou a policia.. A uma delegacia... Registro ocorrência... E aí que a policia vai fazer alguma coisa...Não é verdade??? Isso não é controle!!! Ou vcs discordam??? Tudo bem... Aí vcs vão me dizer que efetivo nas ruas... E patrulhamento são controles... Tudo bem... Pode ser eu tipo de controle... Mas aí minha pergunta seguinte é... Vcs tem certeza que só com o efetivo e com o patrulhamento vcs garantem a segurança da cidade??? Acho que não vai ter ninguém aqui que irá me dizer que isso garante a segurança... Até porque os dados estatísticos que temos não nos dizem isso... Bom... Voltando ao gráfico... Então nos temos várias questões envolvidas, vários aspectos relevantes no processo de segurança... A primeira... É a cultura cidadã... Ou seja... Lei/Respeito ao espaço públicos/Cidade como ponto de encontro... Que sobre a cultura brasileira vamos falar mais adiante... A segunda... É o risco... Ou seja... Armas/Álcool/Drogas/ População Vulnerável (de rua).... A terceira... É a situacional... Que Espaços públicos Deteriorados / Favelas... A quarta.... É Resolução Pacífica de conflitos.... Que se dá através da Justiça Alternativa/“Casas de proteção de vítimas”.... E a última é a questão Institucional Preventiva... Ou seja.... Toda polícia, mas principalmente a comunitária. Parceria entre a polícia e a comunidade Toda polícia, mas principalmente a comunitária. Parceria entre a polícia e a comunidade Armas/ Álcool/ Drogas/ População Vulnerável (de rua) Justiça Alternativa/ “Casas de proteção de vítimas”

COMPLEXIDADE DOS ATORES Secretarias PREFEITURA Guarda Municipal ACADEMIA Mídia ISP ONGs GOV. ESTADUAL SSP GOV. FED Polícia Militar Legislativo Tudo bem... Mas o que está por trás de toda essa segurança??? São estes atores.... Que para a segurança de uma cidade, estado ou país... Tem que estar integrado em prol de um objetivo que é... Dar qualidade de vida... Garantir a cidadania...promover a paz... Ficaria muito difícil... E agora falando com uma visão de gestora... Fazer um projeto de segurança... Ou seja... Um projeto de Segurança cidadã... Sem que estes atores não se estivessem unidos.... Pois bem... Sei que isso é muito difícil aqui no Brasil... Mas... É assim que tem que ser... Polícia Civil MJ MD COMUNIDADE GSI Presidência Empresários Casa Civil

O PAPEL DO LÍDER DAR LEGITIMIDADE Outro fator fundamental de um projeto... Aí... Continuo com uma visão de gestora... É o papel do líder!!! O líder é fundamental pois é ele que dá legitimidade ao projeto... Seja ele qual for.... Eu digo do líder... Mas acredito que ninguém motiva ninguém... O líder não te motiva.... Ele dá exemplos... Que é bem diferente... Vc se auto motiva... Mas... Para isso... Ele tem que dar o exemplo... Legitimar o seu trabalho... O PAPEL DO LÍDER

SEGURANÇA CIDADÃ CONFIANÇA = BASE DA CONVIVÊNCIA ALIANÇA CIDADÃO-ESTADO DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE Então voltando... O conceito de segurança... Com um belo nome de cidadã... Gira em torno de quatro pilares... Um é a confiança... Que é a base da convivência...o outro é a aliança entre o cidadão e o estado.... A responsabilidade e a integração no uso dos espaços urbanos... E por fim... A a diminuição dos índices de criminalidade... Então repito... Se a segurança for cumprir o seu papel maior de garantir... Proteger a cidadania... Ela tem que se focar nestas quatro questões... RESPONSABILIDADE E INTEGRAÇÃO NO USO DO ESPAÇO URBANO

POLÍCIA PASSA A SER... SINÔNIMO DE ORDEM PÚBLICA COM CIDADANIA SINÔNIMO DE CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES INCORPORAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO ACESSO À EDUCAÇÃO INTEGRAÇÃO ENTRE GERAÇÕES ENGAJAMENTO CÍVICO E com isso.... Vc tem o empoderamento da polícia... Que vem sendo desgastada e apedrejada a muito tempo... Com este processo em mente... Ou seja... Qual a sua razão de ser???....o que é segurança???... A polícia passa a ter um novo papel... E passa a ser SINÔNIMO DE ORDEM PÚBLICA COM CIDADANIA SINÔNIMO DE CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES INCORPORAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO ACESSO À EDUCAÇÃO INTEGRAÇÃO ENTRE GERAÇÕES ENGAJAMENTO CÍVICO

SEGURANÇA = BASE DA CONVIVÊNCIA QUE É CAPITAL SOCIAL? “CAPACIDADE DE UMA SOCIEDADE DE ESTABELECER LAÇOS DE CONFIANÇA INTERPESSOAL E REDES DE COOPERAÇÃO COM VISTAS À PRODUÇÃO DE BENS COLETIVOS” Agora vamos começar a falar um pouco de nossa cultura... E o seu fator essencial do ponto de vista de gestora de políticas públicas é ... o capital social!!! Mas o que significa isso??? Capital social é....”a capacidade de uma sociedade estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas a produção de bens coletivos”... Bom... Para se ter segurança... Vc tem que ter uma boa convivência... E é por isso que a base de toda segurança... É a convivência.... Mas... Não temos cultura cívica... E aí como fazemos?? Estamos fadados a insegurança... A não liberdade e a não democracia???

NOSSA CULTURA COMO CRIAR CAPITAL SOCIAL??? VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? A FIGURA DO MALANDRO O JEITINHO BRASILEIRO LEI X PRÁXIS No país do vc sabe com quem está falando??? Fica difícil vc implantar na cabeça das pessoas uma cultura cívica.... Existem vários Sinhozinhos Mautas em nosso país... O brasileiro é democrático nas palavras e duro na ação... O brasileiro tem a mania de ver o rótulo da garrafa e não ver o que tem por dentro dela... Não ver o conteúdo... E rotula e ponto. Ele não refleti... Aqui... A um abismos entre o que é prescrito, ou seja, o que está nas leis... E o que de fato acontece na prática... E isso... É em geral uma característica de países latino americanos... Estamos no país dos malandros... Que sempre tem um jetinho de lidar ou se livrar das situações Então... Continuo me questionando e pergunto... Como criar então o tal capital social tão distante de nossa realidade.... Estou certa que é através de políticas públicas que envolvam novos atores.... Ou seja... Que envolvam o cidadão... As comunidades.... Não vejo outro caminho para sairmos desta paralisia que corre entre nossa sociedade... Pela nossa cultura.... Sei que sou nova... mas só vejo esta opção... Eu brinco com meus amigos dizendo que tenho um posicionamento de vida São Tomé... Ou seja... Aquele que só acredita vendo... E eu... Sinceramente... Acho que todos tinham que ter esta convicção... Pagar pra ver e ver para crer.... O brasileiro dificilmente paga para ver!!! Ele deixa pra lá... Pois dá um trabalho... Uma preguiça!!!!... E No caso brasileiro... Fico convencida que um dos nossos problemas é a convicção....muitas vezes deixamos de fazer coisas por causa do raio da convicção.... Enfim... O que vcs acham sobre isso???

AFINAL, DE QUE ESTAMOS FALANDO?

DA SUA MAIOR RAZÃO DE SER... QUE É SER JUSTO!!! E... O QUE É JUSTIÇA???