Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
A ORDEM “(...) foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do.
Capítulo 02 Cristãos Solitários
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma
Não há Crescimento sem Mudança
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
Seminário de Pequenos Grupos
Os Pequenos Grupos para o Tempo do Fim
Técnicas de Conservação
A IMPORTÂNCIA DOS PEQUENOS GRUPOS.
Coloquemos em prática o Método de Cristo.
PEQUENOS GRUPOS E OS DEPARTAMENTOS DA IGREJA
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Ellen White Afirma: “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros.
“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
A bendita entre as mulheres
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Capítulo 9- Criando Vínculos
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
A eucaristia Começar.
Como Conservar os Novos Membros
Diferença entre o ministro e o ministro líder
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
IGREJABATISTABRASILERIA
CAPÍTULO 4 DE VOLTA AS RAÍZES.
A IGREJA MUNDIAL AVANÇA MAS O QUE DIZER DE NOSSA IGREJA LOCAL? QUÃO SAUDÁVEIS SÃO NOSSAS IGREJAS QUAL O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DE NOSSOS MEMBROS?
Compreendo o chamado divino
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
O Ministério da Música na Bíblia
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
A verdadeira conversão
EVANGELISMO PÚBLICO.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
CAPÍTULO 1 DUPLAS MISSIONÁRIAS.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
ORAÇÃO INTERCESSÓRIA.
Por que Reuniões em Pequenos Grupos?.
13. Uma comunidade expansiva
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...
9. Uma comunidade acolhedora
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Amizade e Companheirismo.
CAPÍTULO 4 DE VOLTA AS RAÍZES.
Pr Josenildo Oliveira Silva
Introdução Os valdenses mesmo sendo perseguidos em seus próprios vales e montanhas, não paravam de testemunhar de Jesus. Enviavam missionários vestidos.
É uma reunião de 3 a 12 pessoas que se encontram para:
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. Muitos vieram.
60% a 70% das pessoas que se unem à igreja, o fazem devido à influência de amigos ou parentes.
A Visão “Em cada casa uma igreja, e cada crente um ministro”
O pastor é o principal responsável por este programa.
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO TODO PASTOR VOCACIONADO POR DEUS PREOCUPA-SE COM O CRESCIMENTO DA IGREJA QUE PASTOREIA.
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?
Julius vive no Sul do Zâmbia.  Julius vive no Sul do Zâmbia.  Cresceu em uma família sem religião.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida PEQUENOS GRUPOS Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida

Durante muitos anos a Igreja Adventista na Rússia foi duramente perseguida. Nesse período os membros se reuniam em pequenos grupos nos lares por causa da perseguição.

Quando terminou a perseguição, qual a pergunta dos irmãos quando foram orientados para continuar com pequenos grupos? “Mesmo tendo liberdade para adorar em reuniões públicas, ainda precisamos nos reunir em pequenos grupos?” O dilema era porque eles haviam se reunido secretamente em pequenos grupos nos lares por muitos anos com medo da KGB (Polícia Secreta da Rússia), e com temor de serem enviados para os campos de trabalhos forçados na Sibéria. E agora que tinham liberdade, os crentes russos queriam se reunir em locais públicos em todos os momentos!

Durante este período de perseguição a Rússia fechou os templos adventistas e impediu o culto público; o que manteve a igreja vibrante e em crescimento? Foram as reuniões de pequenos grupos – a igreja nos lares. Eles partilhavam as suas idéias e experiências, testemunhavam, estudavam a Bíblia, oravam e havia apoio, confraternização e evangelismo. As necessidades pessoais dos membros eram atendidas.

Por que os irmãos russos foram aconselhados a não negligenciarem as reuniões em pequenos grupos? Por causa dos benefícios do companheirismo, amizade, apoio, estudo da Bíblia e o evangelismo que ocorriam nos pequenos grupos. Eles ficaram convencidos quando estudaram e compreenderam o que a Bíblia e Ellen White apresentam sobre as reuniões de pequenos grupos.

Pequenos grupos nos lares seria um plano apenas para a igreja perseguida? É mais do que isso. O enfoque bíblico é que pequenos grupos são fundamentais na vida da igreja. O princípio dos pequenos grupos têm sido parte do plano organizacional de Deus para a igreja desde os dias do Velho Testamento. O cristianismo está baseado no conceito de comunidade, que é relacionamento com Deus e com as outras pessoas. O pequeno grupo é o melhor lugar para desenvolver a amizade.

Vamos analisar alguns exemplos de crescimento da igreja em pequenos grupos:

1. Igreja menonita O que aconteceu em 1982 com a Igreja Menonita na Etiópia, quando os comunistas assumiram o governo e passaram a perseguir a igreja? Os menonitas perderam suas igrejas e propriedades; os líderes foram aprisionados; e os membros foram proibidos de se reunir. A igreja passou à clandestinidade, e se tornou um movimento de pequenos grupos nos lares.

Dez anos mais tarde, em 1992, o governo comunista foi deposto e a igreja saiu do “esconderijo”. Os menonitas ficaram surpresos e se alegraram pelo fato de que os 5.000 membros haviam crescido para mais de 50.000 membros! Resultado dos pequenos grupos.

2. Igreja do Evangelho Pleno na Coréia Que estratégia usou uma igreja em Seul na Coréia para passar de 2.400 para mais de 750.000 membros? O pastor estava em seu leito de enfermidade e foi forçado a organizar sua igreja de maneira diferente. Através do estudo da Bíblia, reflexão, e oração, Deus revelou a ele um plano para capacitar os leigos para o ministério. O pastor reuniu seus diáconos e lhes mostrou o plano.

Os diáconos concordaram que o plano era bíblico, mas todos disseram que estavam muito ocupados para fazerem parte do mesmo. O pastor reuniu, então, suas diaconisas e lhe deu o mesmo desafio. Duzentas mulheres aceitaram – 10% dos membros - e começaram um movimento de pequenos grupos. Hoje, através de um ministério de oração e pequenos grupos, a igreja tem explodido em número de membros por toda a Coréia.

3. Início da Igreja Adventista em 1844 A igreja adventista em seus primeiros anos de existência, como a igreja do novo testamento seguiu um modelo similar tanto para reuniões públicas quanto nos lares . O que diz Ellen White em Testemunhos Seletos, Vol. III, pág. 442 quanto ao futuro? “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado.”

4. Igreja Adventista na China Com a guerra civil na China em 1948 os comunistas assumiram o poder, expulsaram os missionários adventistas e pressionaram os líderes da igreja a encerrarem completamente o trabalho ali. Vieram anos de silêncio. Ninguém sabia o que estava acontecendo com a igreja na China. Só recentemente, com a mudança gradual do controle Chinês, o trabalho cristão começou a reviver. O que aconteceu com o cristianismo nesse período?

A igreja não apenas sobreviveu, mas o número de membros se multiplicou! Como? Os cristãos na China reuniam-se em pequenos grupos informais nos lares para adoração, oração e estudo da Bíblia. Neste ambiente de apoio, eles encontraram fé, coragem, força e esperança para continuar na fé cristã. Ainda que muitos líderes estivessem na prisão, crescia o movimento da igreja nos lares. Deus tem abençoado ricamente sua igreja na China e durante a década de 80 a igreja cresceu de uns poucos milhares para mais de 70 mil membros.

Como está o ministério dos pequenos grupos na China atualmente? Os grupos se reúnem em lares durante a semana. Famílias adventistas partilham sua fé com um amigo, parente ou vizinho. Os que aceitam a fé adventista e se unem aos pequenos grupos; e também convidam alguém do seu relacionamento, e assim, os grupos tem crescido naquele país. Não há pastores, portanto todos os grupos são dirigidos por membros leigos, a maioria dos quais são mulheres. Aqueles que pertencem aos pequenos grupos têm outra visão. Eles desejam se aproximar mais de Deus, aprender a orar; são atraídos pela confraternização e encorajamento que terão, e partilham experiências e testemunhos.

5. A Igreja dos últimos dias Quando a chuva serôdia finalmente for derramada em sua plenitude, o que ocorrerá na igreja e qual será a solução? Ocorrerá uma explosão de crescimento. Quando isto acontecer, nosso sistema tradicional não terá capacidade para suportar este crescimento! Não haverá dinheiro suficiente para construir prédios e igrejas. A igreja crescerá tão rapidamente que nossos templos existentes não serão capazes de suportar o grande número de pessoas, e como resultado deste crescimento a perseguição vai nos expulsar de nossas cidades e prédios. Qual será a solução? As Escrituras, Ellen White, e exemplos da história passada recente na Igreja Adventista nos dão a resposta: leigos treinados e pequenos grupos nos lares – uma combinação vitoriosa.

O quê orienta o Espírito de Profecia sobre a aplicação de antigos métodos de trabalho na igreja hoje? “Há necessidade de homens que orem a Deus pedindo sabedoria e que, sob a orientação divina, possam pôr nova vida nos antigos métodos de trabalho e inventem novos planos e métodos modernos de despertar o interesse dos membros da igreja, alcançando os homens e as mulheres do mundo”. Evangelismo, 105.