Professor: Hugo Mascarenhas Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Coréia do Norte.
Subdesenvolvimento.
A descolonização da África
Estatuto da Terra Brasileiro.
África do Sul C.12 Página F46.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Apartheid: a legitimação da segregação racial
EUA: potência hegemônica atual
Descolonização da África e da Ásia
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
América Latina Professora Rosaine Lima
A QUESTÃO AGRARIA DURANTE O REGIME MILITAR
CENTRO SUL.
Agricultura.
Entre o Caribe e os Andes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Estrutura fundiária brasileira
Movimentos Migratórios
Espaço rural brasileiro
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Migrações internas no Brasil
Tecnologia Bélica na Atualidade
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
África.
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
REGIÃO CENTRO OESTE.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
AS REGIÕES BRASILEIRAS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Episódios da Guerra Fria
Um continente esquecido
COMPLEXOS REGIONAIS.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Conflitos quentes da Guerra Fria
Fluxos Migratórios.
África do Sul.
Conflitos Nacionais na África.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
AGRICULTURA BRASILEIRA
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Módulo 22 – Agropecuária II Problemas e atualidades da agropecuária brasileira: Subaproveitamento dos espaços disponíveis para a agropecuária Baixo nível.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Revisão Cap. 41 e 42.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

Professor: Hugo Mascarenhas Júnior REVISÃO DE GEOGRAFIA Professor: Hugo Mascarenhas Júnior

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL 1960-1980: Predomina o fluxo para o sudeste em virtude do processo de industrialização. 1990-1990: Continua um fluxo intenso que sai do nordeste para o sudeste, mas o centro-oeste e o norte também atraem populações. 1990-2000: O centro-oeste e o norte se tornam as principais fronteiras agrícolas(regiões de povoamento recente).

INDICADORES SOCIAIS DO BRASIL IDH: 0,807(70º posição no mundo). Coeficiente de Gini(0-1): 0,55. Mortalidade infantil: 2,2% -Alagoas( pior)/S. Catarina(melhor). Mortes violentas: 6,9%- Maranhão(menor)/Rio(pior). Analfabetismo: 11% - Alagoas(pior)/Distrito Federal(melhor). Alunos fora da escola: Melhor índice(sul)/pior (nordeste). Expectativa de vida: 72 anos (média)-> pior índice(Alagoas) e melhor índice(Santa Catarina).

SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS PAÍSES DESENVOLVIDOS: Protegem os produtores agrícolas através de subsídios(benefício ou ajuda financeira). POLÊMICA: Prejudica os consumidores dos países ricos e os produtores dos países pobres. RODADA DE DOHA(2001): Negociações da OMC para reduzir o protecionismo no comércio mundial. GRUPO DOS VINTE(G-20): Grupo de países formado em Cancún(2003) com objetivo de lutar contra os subsídios agrícolas dos países ricos.

ESTRUTURA FUNDIÁRIA(INCRA) MÓDULO RURAL: Propriedade que é capaz de garantir a subsistência e o progresso social de uma família de quatro adultos(tamanho variável). MINIFÚNDIO: Propriedade menor que um módulo rural. EMPRESA RURAL: Propriedade de até 600 módulos rurais e explorada racionalmente. LATIFÚNDIO POR EXPLORAÇÃO: Propriedade de até 600 módulos rurais e mantida inexplorada. LATIFÚNDIO DIMENSÃO: Propriedade superior a 600 módulos rurais

DISTRIBUIÇÃO DA TERRA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA: Tipo de propriedade, forma de acesso e área(tamanho do imóvel rural). FORMA DE ACESSO: Capitanias hereditárias, lei de terras de (1850), grilagem, invasão... DISTRIBUIÇÃO DA TERRA: Grandes propriedades(60% da área total dos imóveis rurais), pequenas propriedades(60% do número total de imóveis). MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO: Ligas camponesas, CPT(teologia da libertação), CONTAG, Via campesina, MST. UNIÃO DEMOCRÁTICA RURALISTA: Entidade que representa os interesses dos grandes proprietários de terra e luta contra as invasões de terra.

ÁREAS DE CONFLITO PELA TERRA PONTAL DO PARANAPANEMA(SP). BICO DO PAPAGAIO(PA-TO-MA). SUL DO PARÁ-NORTE DO MATO GROSSO. AGRESTE E SERTÃO DE PERNAMBUCO. RONDÔNIA(rodovia Cuiabá-Porto Velho). OESTE DA BAHIA. MATO GROSSO DO SUL-PARAGUAI. CRUZ ALTA(RS).

EMENDA 387(lei 5938/2009) SISTEMA DE EXPLORAÇÃO: Concessão para partilha(50% para cada parte). ROYALTIES: União(40%), estados e municípios (60%, obedecendo o fundo de participação dos municípios-FPM). POLÊMICA: Os estados ditos produtores não aceitam o novo marco regulatório.

DESTAQUES DA POLÍTICA IRANIANA. Revolução iraniana(1979) destitui do poder o Xá Reza Palhev e institui uma república islâmica. País rompe relações com os Estados Unidos(grande satã). Governo Bush inclui Irã no eixo do mal(países que financiam terrorismo). Eleições no Irã geram revolta popular. Governo é acusado de fraudar eleições Programa nuclear iraniano gera polêmica. EUA e União Européia acusam país de tentar produzir armas nucleares. Brasil e Turquia estabelecem acordo com Irã afim de evitar sanções da ONU

PRINCIPAIS ASPECTOS DA ÁFRICA DO SUL Fundado por holandeses(bôeres). Colonizado por ingleses. Regime segregacionista(apartheid) da minoria branca contra a maioria negra. Eleição de Nelson Mandela encerra o regime racista. Desnível social entre brancos e negros persiste e até aumenta. Cerca de 30% da população do país está desempregada. A África do Sul é um dos países mais violentos do mundo. A AIDS atinge 14% da população do país, maior índice do continente. País vai sediar a copa da FIFA de 2010. Evento pretende melhorar a imagem do país e atrair investimentos. Línguas oficiais: Inglês, africânder...

PENÍNSULA COREANA: Características políticas. Após segunda guerra mundial região é dividida em dois países. Coréia do Norte: Regime socialista e aliado da China e da URSS. Coréia do Sul: Regime capitalista e aliado dos EUA. Guerra da Coréia(1950-1953): Exército norte coreano invade o sul e tente reunificá-lo, armistício de Pamunjon encerra o conflito. Coréia do Norte se isola do resto do mundo e se atrasa economicamente(maioria do povo passa fome). Programa nuclear do país faz com que EUA o inclua no eixo do mal. A tensão aumenta na região após ataque da Coréia do Norte a navio da Coréia do Sul.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE ANGOLA Ex-colônia portuguesa. Conflito armado(guerra civil) destruiu a economia do país e deixou milhares de mortos e mutilados: MPLA(URSS) e UNITA(EUA). Petróleo é a principal fonte de renda do país(maior produtor da África). Angola faz parte do grupo de países de língua portuguesa que adotaram a nova reforma ortográfica. Conflito separatista na província de Cabinda repercutiu em todo o mundo depois do ataque do grupo separatista a delegação da seleção de Togo em 07 de janeiro de 2010.