PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Redação Jornalística On-line
Maria da Conceição Reis Teixeira
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Como Conduzir uma Apresentação
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Por quê escrever, sem ninguém lê?
Software Luciana O projeto microFênix foi criado pelo professor Antonio Borges, no NCE/UFRJ, em 2004/6, para facilitar.
Projeto: Fanpage para Boulevard Shopping
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Campanha.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Rede Ligado Plano de mídia.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
RESOLUÇÃO DA IMAGEM O espaçamento dos pixels em uma imagem determina a sua resolução, medida em pixels por polegada (pixel per inch - ppi) ou ponto por.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Murais Profa. Simone Costa.
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Dicas para Apresentações
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
Resumo.
Ferramental Pedagógico na Conversão de Conteúdo ConteúdoCursoPresencialConteúdoCursoPresencial Conteúdo Curso a Distância Equipe de Conversão Pedagógica.
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Aplicativos Web – Web Design
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Curso de Especialização em Mídias na Educação Texto e Hipertexto na Educação Portal.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
1º ano - Comunicação Social Unidade Curricular: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Andreia Almeida.
Como elaborar slides para apresentações orais
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
Utilização Eficaz do PowerPoint
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :16 1 FRAMES Os Frames são divisões na tela do browser em diversas telas pequenas.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Ciberespaço e leitura:
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Transcrição da apresentação:

PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web

Revisão PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE –Incompreensão do ambiente digital  Mídias convencionais apenas “espelham” conteúdo  Reaproveitamento integral do conteúdo offline  Transposição de plataforma tecnológica –Sai o papel/ondas eletromagnéticas, entra bit –Muda o meio, muda a mensagem  Quando muda a mídia, nos tornarmos analfabetos  Conteúdo web: forma específica de publicação  Construção de nova gramática de comunicação –Profissional com a percepção do lugar de onde publica

Revisão CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS –Uso de HIPERTEXTO como principal elemento  Conteúdo não-linear, que permite a conexão com outros conteúdos (textuais ou audiovisuais)  Conexão de arquivos no próprio computador ou em outros computadores (link para fora do site) –Reconstrução do contexto da notícia  Oferecer a possibilidade de mergulhar no assunto  Sites das mídias convencionais deixam explorar –Elaboração do texto por camadas de interesse  Links de interesse: conexões notícias anteriores  Links laterais: conexões com assuntos correlatos

Revisão PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL –Tela  Espaço pequeno para expor informações relevantes  Dificuldade de leitura em tela (perda de eficiência)  Movimentos possíveis são bastante limitados –Para cima ou para baixo; direita ou esquerda –Concentrar informações relevantes na 1ª tela  Menu, interações, texto principal, ilustrações, links  Preocupação com o caminho de retorno do usuário  Conteúdo de tamanho ideal: duas rolagens de tela  Texto longo dificulta uso de links no bloco final –Usuário: percorrerá todo o conteúdo para achar links –Possibilidade: box com os principais links ao lado do texto

CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL –Cresce uso da Web para leitura de notícias  Aumento de 35% nos últimos quatro anos (EUA)  26% dos adultos preferem usar a Internet para acessar notícias ao invés da televisão e revistas  50% dos pesquisados acessam diariamente a Web –Blogs estão roubando audiência do jornalismo  Jornalismo convencional x modelos alternativos –Aumento de 58% da audiência: 32 milhões blogs –Blogs: mais rápidos, baratos e menos precisos –Filosofia: publique primeiro, verifique depois –Meios tradicionais precisam encontrar alternativas  Projeto de Excelência em Jornalismo, da Columbia University

O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Conteúdo distribuído pela Internet  Escrever para a Web é nada mais do que espelhar a Internet em todos seus atributos  Não se trata apenas de palavras, mas de tudo o que se “lê” na tela do computador (Bruno Rodrigues) CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS 1) Menor velocidade de leitura na tela 2) Não-linearidade do texto na Web 3) Tipos de leitores na Web

O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 1) Menor velocidade de leitura na tela  monitor faz o olho piscar menos – fadiga visual  Olhos tentam se ajustar ao tamanho da letra  Leitura 25% mais lenta; conteúdo 50% menor papel Seis recomendações para texto web Seis recomendações para texto web  Não use mais palavras do que você precisa  Evite palavras longas se existem outras mais curtas  Evite palavras de significado complexo  Use palavras com significado concreto, não abstrato  Seja específico, em vez de usar generalidades  Dê às palavras o seu significado correto

O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Crie limites visuais para os blocos textuais  Cada tela de computador comporta 29 linhas texto  Utilize este número para colocar intertítulos  Procure criar subtítulos na transição entre telas  Tenha sempre preocupação com a rolagem da tela 2) Não-linearidade da Web  Construção da informação é diferente outros suportes  Navegação hipertextual sem seqüência pré-definida  Consumo depende da relação entre redator-leitor  Redator renuncia ao controle da informação

O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Construção de um modelo simples hipertexto  Escreva textos pequenos, independentes entre si mas com elementos em comum  Marque palavras que possam servir de conexão  Construa tabelas com indicações de links  Estruture os textos em uma hiper-retórica –Dar a falsa impressão ao usuário de que ele tem controle –Função do planejamento de hipertexto  Visual das páginas com hipertexto deve estimular a curiosidade do internauta a explorar o conteúdo

O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 3) Tipos de leitores na Web  Pesquisa: 79% usuários passam olhos no texto; apenas 16% leram palavra-por-palavra QUATRO TIPOS DE LEITURA QUATRO TIPOS DE LEITURA  Superficial: varre a tela para ver se é relevante  Varrimento: focaliza partes importantes do texto  Intensiva: lê uma pequena quantidade de conteúdo para obter informação mais aprofundada  Extensiva: maior parte dos usuários não gosta de leitura extensiva online; prefere imprimir o texto