PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web
Revisão PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE –Incompreensão do ambiente digital Mídias convencionais apenas “espelham” conteúdo Reaproveitamento integral do conteúdo offline Transposição de plataforma tecnológica –Sai o papel/ondas eletromagnéticas, entra bit –Muda o meio, muda a mensagem Quando muda a mídia, nos tornarmos analfabetos Conteúdo web: forma específica de publicação Construção de nova gramática de comunicação –Profissional com a percepção do lugar de onde publica
Revisão CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS –Uso de HIPERTEXTO como principal elemento Conteúdo não-linear, que permite a conexão com outros conteúdos (textuais ou audiovisuais) Conexão de arquivos no próprio computador ou em outros computadores (link para fora do site) –Reconstrução do contexto da notícia Oferecer a possibilidade de mergulhar no assunto Sites das mídias convencionais deixam explorar –Elaboração do texto por camadas de interesse Links de interesse: conexões notícias anteriores Links laterais: conexões com assuntos correlatos
Revisão PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL –Tela Espaço pequeno para expor informações relevantes Dificuldade de leitura em tela (perda de eficiência) Movimentos possíveis são bastante limitados –Para cima ou para baixo; direita ou esquerda –Concentrar informações relevantes na 1ª tela Menu, interações, texto principal, ilustrações, links Preocupação com o caminho de retorno do usuário Conteúdo de tamanho ideal: duas rolagens de tela Texto longo dificulta uso de links no bloco final –Usuário: percorrerá todo o conteúdo para achar links –Possibilidade: box com os principais links ao lado do texto
CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL –Cresce uso da Web para leitura de notícias Aumento de 35% nos últimos quatro anos (EUA) 26% dos adultos preferem usar a Internet para acessar notícias ao invés da televisão e revistas 50% dos pesquisados acessam diariamente a Web –Blogs estão roubando audiência do jornalismo Jornalismo convencional x modelos alternativos –Aumento de 58% da audiência: 32 milhões blogs –Blogs: mais rápidos, baratos e menos precisos –Filosofia: publique primeiro, verifique depois –Meios tradicionais precisam encontrar alternativas Projeto de Excelência em Jornalismo, da Columbia University
O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Conteúdo distribuído pela Internet Escrever para a Web é nada mais do que espelhar a Internet em todos seus atributos Não se trata apenas de palavras, mas de tudo o que se “lê” na tela do computador (Bruno Rodrigues) CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS 1) Menor velocidade de leitura na tela 2) Não-linearidade do texto na Web 3) Tipos de leitores na Web
O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 1) Menor velocidade de leitura na tela monitor faz o olho piscar menos – fadiga visual Olhos tentam se ajustar ao tamanho da letra Leitura 25% mais lenta; conteúdo 50% menor papel Seis recomendações para texto web Seis recomendações para texto web Não use mais palavras do que você precisa Evite palavras longas se existem outras mais curtas Evite palavras de significado complexo Use palavras com significado concreto, não abstrato Seja específico, em vez de usar generalidades Dê às palavras o seu significado correto
O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Crie limites visuais para os blocos textuais Cada tela de computador comporta 29 linhas texto Utilize este número para colocar intertítulos Procure criar subtítulos na transição entre telas Tenha sempre preocupação com a rolagem da tela 2) Não-linearidade da Web Construção da informação é diferente outros suportes Navegação hipertextual sem seqüência pré-definida Consumo depende da relação entre redator-leitor Redator renuncia ao controle da informação
O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Construção de um modelo simples hipertexto Escreva textos pequenos, independentes entre si mas com elementos em comum Marque palavras que possam servir de conexão Construa tabelas com indicações de links Estruture os textos em uma hiper-retórica –Dar a falsa impressão ao usuário de que ele tem controle –Função do planejamento de hipertexto Visual das páginas com hipertexto deve estimular a curiosidade do internauta a explorar o conteúdo
O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 3) Tipos de leitores na Web Pesquisa: 79% usuários passam olhos no texto; apenas 16% leram palavra-por-palavra QUATRO TIPOS DE LEITURA QUATRO TIPOS DE LEITURA Superficial: varre a tela para ver se é relevante Varrimento: focaliza partes importantes do texto Intensiva: lê uma pequena quantidade de conteúdo para obter informação mais aprofundada Extensiva: maior parte dos usuários não gosta de leitura extensiva online; prefere imprimir o texto