KS Consulting Palestrante: Odair Ricci

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

O que leva os consumidores à inadimplência?
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
Use, Vista e Fale USE VISTA FALE Os produtos e conquiste resultados
Acompanhamento e atendimento ao cliente
Custos ... afinal, o que é isto?
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Caso Paggo Talita Amaral.
Pagamentos internacionais
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
CEP – Controle Estatístico de Processo
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
A solução completa para pagamentos online.
Seja bem vindo ao Seu meio de pagamento na internet.
Matemática Financeira Desconto Simples
INSTRUÇÕES DE USO DO DRIVE THRU
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Agora você pode vender mais!
Confidence Travel Card
Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 02/06/09.
Principais Tecnologias – NF-e
CARTÃO CORPORATIVO CREDICARD.
Cadastro de Cartão Posto de Combustível.
117o CONFAZ – Maceió (AL) 5a Reunião do GEFIN
Relação de contas a receber no cartão 1. Objetivo: A relação de contas a receber no cartão permite a visualização de informações importantes referentes.
Como controlar o caixa Supermercados.
INSTRUÇÕES DE USO DO DRIVE THRU. CLIENTES MASCULINOS 1.Dirija até o caixa automático. 2.Baixe o vidro. 3.Introduza o seu cartão e a senha. 4.Selecione.
Consignado Privado Função – Módulo III Refinanciamento.
CARTÃO DE PAGAMENTO GOVERNO ESTADUAL.
TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA.
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
Prof.: Guilherme Guimarães
Estudo de Caso: Atendimento
Sistema Gestão de Produtos Seguros
A inadimplência pode comprometer o sucesso do distribuidor Yes!
Entenda o processo de compra dentro do site
Inserir crédito para cliente
Acelere as vendas do Oi Gestão Mobilidade Para dúvidas entre em contato com Flávio Prando ou se preferir utilize a interativa: Produtos B2B >Família Oi.
O título deve ser curto e objetivo
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
TREINAMENTO E Avaliação por desempenho BEM-VINDOS !!!
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Técnicas e Projeto de Sistemas
Consultar fluxograma padrão e texto padrão Inconsistência Importação
PASSO A PASSO DE ACESSO - GESTOR RECURSOS HUMANOS.
Compras - Controle de estoque com dois ou mais depósitos
Chargeback & Intercâmbio
Seja bem-vindo à TeleCheque®.
Na página inicial do nosso site, é possível visualizar todos os produtos, suas coberturas, benefícios e assistências, além de:
CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO EXTRAJUDICIAL
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
Solicitações de Serviços
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
SIACC Sistema de Agendamento de Compromissos de Clientes
Segurança em Redes Sociais
FRAUDES EM EQUIPAMENTOS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO
Cartão Convênio Empresa Rede Drogarias Ideal
Cartão de Crédito Consignado
Fraude com cartões de crédito. Como comprar de uma forma segura pela internet.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
DICAS ANTIFRAUDE - COMERCIAL Tipos de Filtros – Pré Venda – Harpia
Prezado parceiro, Conheça uma nova forma de pagamento para os seguros da Tokio Marine. Mais opção para seus clientes, mais negócios para você! Novidade.
Transcrição da apresentação:

KS Consulting Palestrante: Odair Ricci Especialista no gerenciamento de risco

Treinamento sobre Prevenção à Fraudes com Cartões de Crédito KS Consulting Treinamento sobre Prevenção à Fraudes com Cartões de Crédito

KS Consulting O que é uma fraude ?

Fraude ? É tudo aquilo que é feito de má-fé sem o conhecimento da verdadeira pessoa, lesando-a financeiramente. Crime de Estelionato – Ato de obter para si ou para outrem, vantagem patrimonial ilícita, em prejuízo alheio.

Fraude E quando o próprio portador resolve usar o seu cartão de forma ilícita. Essa situação é considerada como Fraude ou “Auto-Fraude” ?

Fraude ou Auto-Fraude ? Nesse caso, “NÃO” consideramos como Fraude e sim como “GOLPE”. Se o verdadeiro Portador do cartão tentar aplicar um Golpe, ele sofrerá as consequencias de ter sua conta cancelada e será cobrado pelas eventuais despesas que efetuou.

Como era a Fraude no passado ? Rudimentar Oportunista Individual Sem Tecnologia Valores baixos

Como é a Fraude hoje ? Avançado Quadrilhas especializadas Muita tecnologia Especialistas em informática Valores muito elevados

Características do fraudador Pessoa de boa aparência Bem vestida Simpática Acompanhada

Comportamento do fraudador Apressado Atento com a movimentação Justifica demais Se perceber algo de errado ou estranho, abandona tudo e foge

Comportamento do fraudador Procura os horários de maior movimentação ou próximo do horário de fechar Tenta ficar próximo à rota de fuga Tira o cartão do bolso e não da carteira

Tipos de fraude com cartões Não Recebido Perdido Roubado ou Furtado Internet, Telefone e Mala Direta Clonagem Proposta Falsa Invasão de Conta Fraude de Estabelecimento

Tipos de fraude Cartão “Não Recebido” pelo associado Como evitar a fraude: O cartão deve ser enviado bloqueado Preferencialmente em envelope plástico inviolável Carta registrada para as praças de risco Como minimizar as perdas financeiras Regras no sistema que avaliam o comportamento de gastos que estão sendo efetuados e alertam sobre uma possibilidade de fraude

Tipos de fraude Cartão “Perdido, Roubado ou Furtado” Como evitar a fraude: O cartão obrigatoriamente tem que ser assinado pelo associado É importante que o Estabelecimento solicite um documento com foto Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Seguro contra Perda, Roubo ou Furto Desconto do pagamento do Estabelecimento que não cumpriu com as normas de aceitação do cartão (Chargeback)

Tipos de fraude Compras pela Internet, Telefone e Mala Direta Como evitar a fraude: Afiliar somente Estabelecimentos idôneos Parceria com os Estabelecimentos como troca de informações e banco de dados negativo Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Unidade de atendimento para conferir endereço de entrega da mercadoria Desconto do pagamento do Estabelecimento por se tratar de uma transação de risco (Chargeback)

Tipos de fraude Clonagem Como evitar a fraude: Código de segurança no cartão POS lacrado e inviolável Treinamento para os Estabelecimentos Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Sistema que identifique o ponto de clonagem Bloqueio dos cartões suspeitos de clonagem

Tipos de fraude Proposta Falsa Como evitar a fraude: Verificação detalhada dos dados da proposta, principalmente da comprovação de endereço Confirmação dos dados através de contato com bancos ou empresa onde o futuro associado trabalha Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Limite de gastos inicial reduzido

Tipos de fraude Invasão de conta Como evitar a fraude: Senha de atendimento ou eficiência de identificação no setor de Atendimento ao Cliente Treinamento para os operadores/atendentes Normas rígidas para alteração cadastral, inclusão de cartão adicional e reposição de cartão para um endereço diferente ou alterado recentemente Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Alertas de envio de cartão para endereço diferente ou alterado recentemente

Tipos de fraude Fraude de Estabelecimento Como evitar a fraude: Afiliar Estabelecimentos idôneos Criar histórico antes de oferecer produtos como Antecipação de Pagamento Automática Normas rígidas para alteração cadastral e principalmente de domicílio bancário Como minimizar as perdas financeiras Monitoração do volume de vendas Alertas de antecipação de pagamento de valores elevados

Estabelecimento Regras para evitar fraudes Olhar o plástico para identificar se a impressão, coloração e os desenhos estão nítidos Manter o cartão em seu poder até que o associado assine a nota de despesa Conferir a assinatura da nota de despesa com a do cartão

Estabelecimento Regras para evitar fraudes Solicitar um documento com foto Verificar se os dados da nota de despesa são os mesmos do cartão Observar a mercadoria. Quantidade, tamanho, etc. Observar o portador do cartão. Idade, Comportamento e como esta vestido

O cartão é pessoal e intransferível Estabelecimento Regras para evitar fraudes O cartão é pessoal e intransferível Qualquer desconfiança, deve-se entrar em contato com a Administradora do cartão.

Prevenção à Fraudes ? odair.ricci@yahoo.com.br