KS Consulting Palestrante: Odair Ricci Especialista no gerenciamento de risco
Treinamento sobre Prevenção à Fraudes com Cartões de Crédito KS Consulting Treinamento sobre Prevenção à Fraudes com Cartões de Crédito
KS Consulting O que é uma fraude ?
Fraude ? É tudo aquilo que é feito de má-fé sem o conhecimento da verdadeira pessoa, lesando-a financeiramente. Crime de Estelionato – Ato de obter para si ou para outrem, vantagem patrimonial ilícita, em prejuízo alheio.
Fraude E quando o próprio portador resolve usar o seu cartão de forma ilícita. Essa situação é considerada como Fraude ou “Auto-Fraude” ?
Fraude ou Auto-Fraude ? Nesse caso, “NÃO” consideramos como Fraude e sim como “GOLPE”. Se o verdadeiro Portador do cartão tentar aplicar um Golpe, ele sofrerá as consequencias de ter sua conta cancelada e será cobrado pelas eventuais despesas que efetuou.
Como era a Fraude no passado ? Rudimentar Oportunista Individual Sem Tecnologia Valores baixos
Como é a Fraude hoje ? Avançado Quadrilhas especializadas Muita tecnologia Especialistas em informática Valores muito elevados
Características do fraudador Pessoa de boa aparência Bem vestida Simpática Acompanhada
Comportamento do fraudador Apressado Atento com a movimentação Justifica demais Se perceber algo de errado ou estranho, abandona tudo e foge
Comportamento do fraudador Procura os horários de maior movimentação ou próximo do horário de fechar Tenta ficar próximo à rota de fuga Tira o cartão do bolso e não da carteira
Tipos de fraude com cartões Não Recebido Perdido Roubado ou Furtado Internet, Telefone e Mala Direta Clonagem Proposta Falsa Invasão de Conta Fraude de Estabelecimento
Tipos de fraude Cartão “Não Recebido” pelo associado Como evitar a fraude: O cartão deve ser enviado bloqueado Preferencialmente em envelope plástico inviolável Carta registrada para as praças de risco Como minimizar as perdas financeiras Regras no sistema que avaliam o comportamento de gastos que estão sendo efetuados e alertam sobre uma possibilidade de fraude
Tipos de fraude Cartão “Perdido, Roubado ou Furtado” Como evitar a fraude: O cartão obrigatoriamente tem que ser assinado pelo associado É importante que o Estabelecimento solicite um documento com foto Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Seguro contra Perda, Roubo ou Furto Desconto do pagamento do Estabelecimento que não cumpriu com as normas de aceitação do cartão (Chargeback)
Tipos de fraude Compras pela Internet, Telefone e Mala Direta Como evitar a fraude: Afiliar somente Estabelecimentos idôneos Parceria com os Estabelecimentos como troca de informações e banco de dados negativo Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Unidade de atendimento para conferir endereço de entrega da mercadoria Desconto do pagamento do Estabelecimento por se tratar de uma transação de risco (Chargeback)
Tipos de fraude Clonagem Como evitar a fraude: Código de segurança no cartão POS lacrado e inviolável Treinamento para os Estabelecimentos Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Sistema que identifique o ponto de clonagem Bloqueio dos cartões suspeitos de clonagem
Tipos de fraude Proposta Falsa Como evitar a fraude: Verificação detalhada dos dados da proposta, principalmente da comprovação de endereço Confirmação dos dados através de contato com bancos ou empresa onde o futuro associado trabalha Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Limite de gastos inicial reduzido
Tipos de fraude Invasão de conta Como evitar a fraude: Senha de atendimento ou eficiência de identificação no setor de Atendimento ao Cliente Treinamento para os operadores/atendentes Normas rígidas para alteração cadastral, inclusão de cartão adicional e reposição de cartão para um endereço diferente ou alterado recentemente Como minimizar as perdas financeiras Regras de comportamento de gastos Alertas de envio de cartão para endereço diferente ou alterado recentemente
Tipos de fraude Fraude de Estabelecimento Como evitar a fraude: Afiliar Estabelecimentos idôneos Criar histórico antes de oferecer produtos como Antecipação de Pagamento Automática Normas rígidas para alteração cadastral e principalmente de domicílio bancário Como minimizar as perdas financeiras Monitoração do volume de vendas Alertas de antecipação de pagamento de valores elevados
Estabelecimento Regras para evitar fraudes Olhar o plástico para identificar se a impressão, coloração e os desenhos estão nítidos Manter o cartão em seu poder até que o associado assine a nota de despesa Conferir a assinatura da nota de despesa com a do cartão
Estabelecimento Regras para evitar fraudes Solicitar um documento com foto Verificar se os dados da nota de despesa são os mesmos do cartão Observar a mercadoria. Quantidade, tamanho, etc. Observar o portador do cartão. Idade, Comportamento e como esta vestido
O cartão é pessoal e intransferível Estabelecimento Regras para evitar fraudes O cartão é pessoal e intransferível Qualquer desconfiança, deve-se entrar em contato com a Administradora do cartão.
Prevenção à Fraudes ? odair.ricci@yahoo.com.br