O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Segunda Revolução industrial
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Regiões alemãs Noroeste: principal área industrial do país, com as cidades de Colônia, Bonn, Essen, Düsseldorf e Dortmund ao longo rio Reno. Esse.
Revolução Industrial.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Países do Norte - desenvolvidos
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVISÃO 6ª série P1 3º trimestre
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Industrialização Prof. Felipe.
Industrialização TIPOS DE INDÚSTRIAS.
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Geografia Geral Prof. JORGE.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
O Domínio da Tecnologia
Industrialização Prof. Renato dos Santos.
Industrialização.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO
A globalização econômica nos anos 1990
Prof. Jeferson C. de Souza
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
A inserção do Brasil no mundo
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
2ª ano Professor: Fabio Alvarenga Peixoto
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
O processo de Industrialização do Brasil
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Produção Econômica da América Latina – parte II
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Cap. 7 – Indústria e sociedade
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
INDÚSTRIA NO BRASIL.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Industrialização brasileira
Geografia Rede SESI de Educação.
Industrialização Brasileira
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO PROFESSOR EVERALDO 2010

OS DIFERENTES TIPOS DE INDÚSTRIAS INDÚSTRIAS TRADICIONAIS- que utilizam muita mão de obra e menos máquinas; INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO- transforma a matéria prima em produto final e podem ser: Bens duráveis- automóveis, eletrodomésticos, Informática Não-duráveis- bebidas, cigarros, alimentos etc... Bens intermediários- peças, ferramentas;

As três revoluções indústriais PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL- O pioneirismo inglês, no século XVIII, devido ao acumulo de capital; em razão da expansão do comércio ultramarino; as reservas de carvão e ferro; e grande quantidade de mão de obra; Revolução Gloriosa- assinalou o final do absolutismo inglês e colocou a burguesia no controle do Estado; Avanços técnicos- desenvolvimento de maquinas, como a máquina a vapor e o tear mecânico.

Segunda Revolução Industrial Inicia-se em 1870, com industrialização da França, da Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão; Novas fontes de energia- eletricidade e petróleo; Surgiram máquinas e ferramentas mais modernas; Taylorismo e fordismo.

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL GLOBALIZAÇÃO- avanços da automação e informática; alta tecnologia e mão de obra especializada; Terceirização; Conglomerado de países industrializados; trustes- empresas que detêm grande parte da produção de um determinado produto; Cartéis- um grupo de empresas que unidas por acordo detêm em conjunto grande parte da produção; Toyotismo.

INDUSTRIALIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA Esta relacionada a evolução técnico-científica; Maior qualificação da mão de obra; Desconcentração industrial; Holding- controle de várias empresas mediante a aquisição de suas ações

O processo de industrialização no Brasil Esta ligada a três acontecimentos externos: 1ª Guerra Mundial (1914 a 1918)- industrias de bens de consumo não-duráveis; Crise de 1929- a Grande Recessão; 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945); O processo industrial do Brasil acelera pós 2ª guerra.

Governo J K (1956 a 1961) Deslanche industrial; Plano de metas- 31 metas, voltadas para educação, transportes, vias de transporte, construir um parque automobilístico, infra-estrutura; Crescer 50 anos em 5; Capital nacional e estrangeiro; Criou a UNB (Universidade de Brasília), investiu na EMBRATEL, CSN,Petrobras.

Pontos positivos Positivo- urbanização, mais acesso á saúde, educação e saneamento básico Criação de inúmeras cidades; O país deixa de ser agroexportador para exportador de produtos industrializados; Criação de novos empregos.

Pontos negativos Forte endividamento externo; Êxodo rural; Favelização; Aumento da violência urbana.

Milagre econômico ou brasileiro (1967 a 1973) General Médici- consolidou o crescimento industrial; Recursos usados em empresas estatais, privadas, multinacionais principalmente no segmento industrial; Crescimento do mercado externo (exportação); Atraiu muitas multinacionais com mão de obra barata, redução de impostos, matéria prima em grande quantidade; Qualquer manifestação por melhores salários eram duramente reprimidos pelo governo.

Tecnopolos São centro industriais ou cidades com conjunto de métodos industriais de inovações tecnológicas; Capazes de criar, reciclar, difundir tecnologia de ponta; Apoio de universidades e instituições de ensino; Mão de obra de elevado padrão técnico-científico.

Distribuição industrial no espaço brasileiro

SUDESTE É responsável por mais da metade de toda a atividade industrial do país; O Estado de São Paulo é o maior destaque: concentra cerca de 40% dos estabelecimentos industriais e 48% do pessoal ocupado nas industrias; A grande São Paulo, sobretudo o ABC, Diadema, Osasco, Guarulhos e outras áreas metropolitanas, possui a maior concentração industrial da América Latina;

Minas Gerais- 1º lugar em produção de aço do país; Vem aumentando a cada ano a produção industrial; Esta posição esta apoiada na abundancia de recursos minerais; Usiminas, Belgo-Mineira entre outras

RIO DE JANEIRO- Grande Rio Poli-industrial, construção naval, química, refino de petróleo, turismo entre outros; CSN em Volta Redonda; Siderúrgica Barra Mansa ;

Região Sul Segunda região mais industrializada; As indústria mais importantes são as de bens de consumo: alimentícias, frigoríficos e vinícolas; Forte colonização européia

Região Centro-Oeste, Norte e Nordeste A região Nordeste é a terceira mais industrializada, produtos minerais, alimentação, metalúrgica, refino de petróleo, fumo entre outros; Região Norte- setor eletrônico em Manaus, Belém e Macapá; Região Centro-Oeste- Mecanização da atividades primárias; Regiões periféricas- enclaves industriais