UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
O que é o Espaço Urbano?.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
A segregação socioespacial e a exclusão social
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH
Processos participativos
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
DIRETRIZES CURRICULARES
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Os lugares que formam o mundo
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
Conferência das Cidades Mato Grosso
Educação Permanente em Saúde :
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Ciência Geográfica.
Geografia Politica.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITÓRIO E [IN]JUSTIÇA AMBIENTAL
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Políticas públicas e cidadania
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
FLG 1585 – Geografia do Turismo
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Direito á cidade e as lutas urbanas
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTOS E LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM CUIABÁ/MT Introdução A Copa do Mundo de 2014 tem sido objeto de intensos e acalorados.
Introdução à Questão Social
ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO
PROMOTORES IMOBILIÁRIOS
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
CULTURA JURIDICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO EXCLUSÃO E MINORIAS TOLERANCIA E INCLUSÃO
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
A afirmação dissimulada: O papel do Estado no desenvolvimento brasileiro Aborda de foma a enteder que as cidades e o capitalismo contemporâneo não são.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Empresa/Empreendimento
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Fundamentos da Administração Pública
PRODUÇÃO E CONSUMO DO ESPAÇO URBANO
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Turismo e produção do espaço urbano
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
TERRITORIALIZAÇÃO.
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA DA GEOGRAFIA IX SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO Autora: AGUSTINA VILLANUEBA ORIENTADOR: Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto CUIABÁ, 2014

A CIDADE COMO REFLEXO DA MERCANTILIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: CIDADES PARA O CAPITAL/CRISE DA MORADIA.

CIDADE ESPAÇO PÚBLICO APROPIADO PRIVADAMENTE. A PROPRIEDADE DO TERRITÓRIO DESTINADO A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E A AÇÃO DO ESTADO REPRODUZINDO A SEGREGAÇÃO.

Preciso um espaço para a reprodução de minha vida.... morar em um habitação decente, em um ambiente adequado sem riscos ambientais perto de meu trabalho, com possibilidade de acesso aos serviços básicos, saúde e educação para meus filhos... Vs. Investimentos focado na construção de grandes complexos comerciais, edifícios de escritórios modernos e residências de luxo.

QUE CONCEITOS VOU ESTUDAR? A produção do espaço urbano. A produção do espaço é consequência da ação de agentes sociais concretos, históricos, dotados de interesses, estratégias e práticas espaciais próprias, portadores de contradições e geradores de conflitos entre eles mesmos e com outros segmentos da sociedade, então esse choque das distintas lógicas e interesses se sobrepõem, produzindo conflitos e tensões dentro do espaço geográfico.(Côrrea, 2013 p.43)

QUAL VAI SER O CAMINHO? MÉTODO. O espaço vai ser estudado como uma unidade dialética totalizadora, vinculando tanto o resultado como o processo, a teoria e a prática. Revisão Bibliográfica: Karel Kosik. Milton Santos. Lefebre.

Estados locais. Empresas multinacionais. Moradores. Movimentos sociais. Agentes imobiliários. LUTA PELO ESPAÇO

TERRITÓRIO D eve ser apreendido como síntese contraditória, como totalidade concreta do processo/modo de produção/distribuição/circulação/consumo e suas articulações e mediações superestruturais (políticas, ideológicas, simbólicas, etc.) em que o Estado desempenha a função de regulação. O território é, assim produto concreto da luta de classe travada pela sociedade no processo de produção” (OLIVEIRA, 1999, p. 74) “LUTA SOCIAL CONVERTIDA EM ESPAÇO”. (ZAMBRANO,2001 p. 31).

LUGAR A nálise do lugar na medida em que o processo de produção do espaço é também um processo de reprodução da vida humana”. (CARLOS,2007, p.14) L ugar não só como espaço de mercadoria, sendo também como um novo espaço produzido por outros agentes sociais: os moradores, os quais criam, através, de sua cotidianiedade um novo espaço, seu lugar. A propriação do espaço. H abitar o lugar.

OBJETIVOS Analisar como a crescente inserção do espaço urbano nas estratégias de acumulação do capital tem reflexo profundo na sua produção, e como, por sua vez, estrutura as desigualdades socioterritoriais nas cidades latino-americanas. Essas desigualdades são refletidas na competição pelo espaço entre os grandes investimentos, os moradores da cidade e na luta pela moradia. Caracterizar a cidade capitalista em este processo de renovação urbana. Identificar as tensões e conflitos entre os diferentes atores da produção do espaço urbano. Discutir o processo de transferência e periferização dos pobres na cidade, a razão da expressão “a cidade como negócio”.

ÁREAS DE ESTUDO Bela Vista e Castelo Branco em Cuiabá, Mato Grosso/Brasil Área do código de Barbados e uma área que residem cerca de 579 famílias a, população se veria afetada e impactada pela construção da Avenida Parque do Barbado, que no contexto das obras de mobilidade urbana, como correlato, será necessário remanejar famílias a outras áreas da cidade, os entrevistados seriam especificamente dos bairros Castelo Branco e Bela Vista. Fonte: Video Avenida para quem: http Diagnóstico Socioeconômico da Implantação da Avenida Parque do Barbado- Cuiabá/MT (relatório). Universidade Federal de Mato Grosso; Secretaria da Copa. Governo do Estado de Mato Grosso (Volume I e II)

MAR DEL PLATA- BUENOS AIRES- ARGENTINA

A Villa de Paso situa-se em um dos maiores setores imobiliário da cidade de Mar del Plata, do lado do bairro “Los Troncos” (um dos bairros mais ricos da cidade). A mesma tem mais de 60 anos e o preço estimado de um terreno de 300 metros quadrados neste local é de dólares. Há divisões entre os assentados que querem deixar as casas, tentados pela promessa da casa própria, e outros que preferem resistir por estar próximo do centro da cidade e do porto, uma vez que muitos deles trabalham na indústria da pesca.

A s duas áreas serão focadas por nós como objeto de estudo, como parte de espaços em disputa entre a lógica capitalista, a renovação urbana e o espaço para a reprodução da vida, o habitat. São nestas áreas geográficas onde são observados os processos de aceleração e intensificação da especialização e fragmentação do espaço urbano. A produção atual do espaço dentro da cidade é um processo acentuadamente desigual. G eralmente, as cidades possuem um território heterogêneo, produto de processos de determinados períodos históricos que estão deixando suas expressões

Compreender a cidade contemporânea não só como algo dado, mais como espaço produzido por quem os habita, tanto em seus aspectos edilícios, econômicos, sociais e culturalmente através de processos históricos, os quais estão em constante mudança, é o desafio principal desta pesquisa. O s espaços urbanos são estruturados de acordo com as novas necessidades do capital, que encontra suas novas formas de reprodução, como parte da estratégia de valorização financeira e especulação imobiliária, criando conflitos com a lógica dos cidadãos, reduzindo e restringido as habitações em áreas estratégicas da cidade, para uma grande parte da população.