VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Giardia lamblia Protozoário flagelado parasita cavitário
Advertisements

Dengue.
ISOLAMENTO DO PACIENTE
PNEUMOVIROSE Simone C. F. Simi Talita Treml Fabrício Spacki
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
HEPATITES VIRAIS VÍRUS A.
HEPATITE VIRAL.
Dengue Profª: Vanise Parente.
Virologia.
MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico.
EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAS CONTRA POLIOMIELITE E TRÍPLICE VIRAL
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Investigação de Surtos Exercício
HA DDT DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
AGENTES VIRAIS CAUSADORES DE GASTROENTERITES
ADENOVIRUS.
PARAINFLUENZA.
Virus Respiratório Sincicial (RSV)
HIV - AIDS Prof. Eduardo Furtado Flores.
Doenças causadas por vírus
Giardia lamblia e Giardíase
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
Coxsackioses BÁRBARA AMORIM CAROLINE DIAS
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doença Pneumocócica Prevenção Drª Débora Pontes CRM-D.F
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Vírus.
Hepatite B.
Resfriado comum e gripe
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Viroses Respiratórias
Conceito Imunização é a prevenção de uma doença e lesões causadas por um microorganismo através da indução dos mecanismos de imunidade.
Microorganismos II Profa Briseidy Soares
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
Campylobacter 1,5 a 6 µm de comprimento 0,2 a 0,5 µm de largura
Doenças de pele.
1.
Vigilância Epidemiológica Doenças relacionadas à água
VARICELA Vitória Albuquerque Residente pediatria HRAS/SES/SES/DF
Infecções virais respiratórias associadas à assistência à saúde em pediatria Felipe T de M Freitas NCIH /HMIB Brasília, 12/6/2012.
VIROLOGIA (REVISÃO EM PEDIATRIA)
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Profª Maria das Neves Porto de Andrade Infectologista
Giardíase Giardia duodenalis Distribuição mundial;
Enterovírus Os agentes
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Apresentação: -Barbara Lopes -Camila Martins -Dulhe A. Pereira -Gabriela Lima -Mayra Pamela _________Saúde Publica________ Prof° Charlene.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
INTERAÇÃO VÍRUS-CÉLULA E PATOGENIA VIRAL
Poliomielite PROF. ALICIA DEL CARMEN.
Leptospirose Definição: Bactéria do gênero Leptospira.
Daniel de Almeida Balthazar Universidade Castelo Branco
Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE.
DOENÇA DE NEWCASTLE.
Virologia Noções Básicas Prof. Alexandre Queiroz
Vírus entéricos (adaptado do site de Derek Wong).
INFLUENZA Ana Cristina dos Santos 14/04/2014. INFLUENZA A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública.
Caraterísticas Biológicas
GASTROENTERITES VIRAIS
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Escherichia coli e Salmonella
Vírus, Gastroenterites e Diarréias
Mariana Soares da Silva Mestranda Virologia Básica Vírus da Hepatite E.
Transcrição da apresentação:

VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS

Contaminação ambiental Bactérias (30% dos casos) Vírus  (67% dos casos) Protozoários  (3% dos casos) Dados da WHO: Em muitos países, a notificação oficial da incidência de surtos de doenças por alimentos contaminados corresponde a menos do que 1% da incidência real.

 VÍRUS ENTÉRICOS HUMANOS  Causam diversas doenças em humanos: diarréias, meningites assépticas, paralisia, hepatites, conjuntivites e miocardites.  Transmissão: fecal-oral.  Replicação: trato gastrointestinal.  São patógenos bastante estáveis no meio ambiente.

Formas de replicação Os vírus entéricos do ambiente aquático podem ser divididos em dois grupos principais de acordo com sua capacidade de replicação in vitro: Cultiváveis in vitro e bem caracterizados: Poliovírus, Coxsackievirus e Echovirus, alguns sorotipos de adenovírus e reovírus, que não causam doenças gastrointestinais caracterizadas. Grupo heterogêneo e dificilmente adaptáveis ao cultivo in vitro: Rotavírus, astrovírus, adenovírus 40/41, calicivirus humanos, e vírus das hepatites A e E.

GASTROENTERITES DEVIDO A Rotavirus

Rotavirus - Propriedades Virus é estável no meio ambiente Relativamente resistente à detergentes Susceptível à desinfecção com 95% ethanol, ‘Lysoform’ e formalina

Epidemiologia do Rotavírus no mundo Milhões de indivíduos são afetados 600.000-850.000 mortes/ano Uma das principais causas de hospitalizações por diarréia Estudos de soroprevalência mostram imunidade humoral presentes aproximadamente aos 3 anos de idade.

Espalhamento do Rotavírus Liberação do vírus nas fezes começa a ocorrer antes do início dos sintomas de diarréia e podem continuar por dias após o término da diarréia; Um grande quantidade de vírus são liberados nas fezes; A dose infectiva é de 10 a 100 pfu.

GASTROENTERITES DEVIDO A ADENOVIRUS ENTERICOS

ADENOVÍRUS  GENOMA: DNA de fita dupla (dsDNA linear)  PATOGENICIDADE: -respiratórias: sorotipos 3, 7, e 21 (subgênero B), sorotipos 1, 2, 5 e 6 (subgênero C) e sorotipo 4 (subgênero E), -Sorotipos 1 e 2: freqüentemente associados com resfriados e infecções no trato respiratório superior, -Sorotipos 5 e 6: infecções trato respiratório superior e inferior, -Sorotipo 4 (subgênero E): Doença respiratória aguda e a pneumonia, -Sorotipos 12, 31, 40 e 41:Doenças como gastrenterites em crianças,  PREVENÇÃO: Vacinas foram desenvolvidas para os sorotipos 4 e 7, mas estão disponíveis somente para prevenção de doença respiratória aguda e cloração de água de abastecimento.

Sintomas clínicos das gastroenterites causadas por adenovírus entéricos Período de incubação de 3-10 dias Diarréia dura 10 -14 dias Pode causar intussuscepção, adenite mesentérica, apendicite

GASTROENTERITES DEVIDO AOS CALICIVIRUS

CLASSIFICAÇÃO DOS HuCV NLV (Norovirus) Norovirus Virus Hawaii Virus Snow Mountain Virus Montgomery county Taunton (England) SLV (Sapovirus) Virus Sapporo Virus Manchester Houston/86 London/92

GASTROENTERITES DEVIDO A SRSV- NOROVIRUS

Norovírus: São os principais causadores de epidemias de gastroenterites severas em adultos, representando dois terços de todas as doenças transmitidas por alimentos contaminados. Seu período de incubação é de 24 a 48h e a doença dura de 24 a 72h. Caracteriza-e por náuseas, vômitos e diarréia intensa. É responsável mundialmente por 37% das epidemias veiculadas por moluscos.

Epidemiologia-Norovirus Distribuição no mundo todo >23 milhões de casos/ano nos E.U.A. Principal causa de epidemias de gastroenterites por águas e alimentos A maioria das pessoas tem infecções a partir dos 4 anos de idade

Epidemiologia-Norovirus Infecções assintomáticas - soroconversão com liberação assintomática de vírus Baixa dose infectante (1 partícula viral) Excreção viral durante a convalescência (mais de 2 semanas) O vírus pode sobreviver em níveis de cloro normalmente utilizados na cloração da água de beber.

SINTOMAS CLINICOS Adultos e crianças Período usual de incubação de aproximadamente 24 h (variando de 12h a 4 dias) Doença com duração curta <3 dias Náusea, vômito, febre, dor de cabeça Cólicas abdominais Diarréia aquosa

EPIDEMIAS DE DIARRÉIAS POR NOROVÍRUS DE 1997-2000

GASTROENTERITES DEVIDO A ASTROVIRUS HUMANOS

ASTROVIRUS - Epidemiologia Mundo todo Principalmente em crianças <7 anos de idade. Transmissão pessoa-pessoa via fecal-oral Epidemias devido a contaminação fecal de águas e frutos do mar