Força de Arrasto e Eficiência Energética Jayme Buarque de Hollanda Seminário Resistência do Ar e Eficiência Veicular 8/11/2011
Roteiro Perdas de energia / Brasil Eficiência energética em transportes Mobilidade Equipamentos Fluxos de energia no veículo Importância da força do arrasto aerodinâmico Reduzindo o Arrasto Geometria dos Veículos Superfícies não lisas Ações induzidas ou mercado ?
Fonte ao Uso USES 6 % 12 % 19 % 63 % Fonte: BEN 2007 e INEE SOURCES ENERGY SECTOR ENERGY CONSUMERS SECTOR USES 315 million toe Fonte: BEN 2007 e INEE
Eficiência no transporte b Perdas Combustível
Fluxo de energia em veículo de passageiro (EUA/DOE) 100 6 3 4 13 87
Densidade do ar 1.293 kg/m3 ; 0°C; 1at Força de arrasto FAr. = ½ Car A v2 Densidade do ar 1.293 kg/m3 ; 0°C; 1at PAr(v) = FAr. v = ½ CAr A v3
Arrasto e turbulência
Turbulência Prêmio Clay US$ 1 milhão
Coeficientes de arrasto de veículos Fonte: http://www.part20.eu/en/background/aerodynamics/
Novas gerações de caminhões... Colani http://www.mantruckandbus.com/en/Innovation_and_Competence/Research_and_innovation_projects/MAN_Concept_S.jsp
Reduzindo os CAr dos caminhões Fonte :
Superfícies - efeito “bola de golfe”
Usos de superfícies não lisas
EPA Highway Fuel Economy Cycle (HWFET) m/s mph 32 16 EPA Highway Fuel Economy Cycle (HWFET)
Medida e avaliação Mais informação Pesquisa e desenvolvimento Mercado x Padrões mínimos
OBRIGADO !!!