Força de Arrasto e Eficiência Energética

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Transcrição da apresentação:

Força de Arrasto e Eficiência Energética Jayme Buarque de Hollanda Seminário Resistência do Ar e Eficiência Veicular 8/11/2011

Roteiro Perdas de energia / Brasil Eficiência energética em transportes Mobilidade Equipamentos Fluxos de energia no veículo Importância da força do arrasto aerodinâmico Reduzindo o Arrasto Geometria dos Veículos Superfícies não lisas Ações induzidas ou mercado ?

Fonte ao Uso USES 6 % 12 % 19 % 63 % Fonte: BEN 2007 e INEE SOURCES ENERGY SECTOR ENERGY CONSUMERS SECTOR USES 315 million toe Fonte: BEN 2007 e INEE

Eficiência no transporte b Perdas Combustível

Fluxo de energia em veículo de passageiro (EUA/DOE) 100 6 3 4 13 87

Densidade do ar 1.293 kg/m3 ; 0°C; 1at Força de arrasto FAr. = ½ Car A v2 Densidade do ar 1.293 kg/m3 ; 0°C; 1at PAr(v) = FAr.  v = ½ CAr  A v3

Arrasto e turbulência

Turbulência Prêmio Clay US$ 1 milhão

Coeficientes de arrasto de veículos Fonte: http://www.part20.eu/en/background/aerodynamics/

Novas gerações de caminhões... Colani http://www.mantruckandbus.com/en/Innovation_and_Competence/Research_and_innovation_projects/MAN_Concept_S.jsp

Reduzindo os CAr dos caminhões Fonte :

Superfícies - efeito “bola de golfe”

Usos de superfícies não lisas

EPA Highway Fuel Economy Cycle (HWFET) m/s mph 32 16 EPA Highway Fuel Economy Cycle (HWFET)

Medida e avaliação Mais informação Pesquisa e desenvolvimento Mercado x Padrões mínimos

OBRIGADO !!!