GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009.

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Transcrição da apresentação:

Projeto Veículo Elétrico Palio Weekend Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009

GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009

GRUPO FIAT NO BRASIL MONTADORAS COMPONENTES SERVIÇOS FINANCEIROS CULTURA Campinas, 10 novembro 2009 2

Palio Weekend Elétrico São Paulo, 24 Setembro 2009 Campinas, 10 novembro 2009 1

União de empresas Itaipu KWO Fiat Campinas, 10 novembro 2009 2

Convênio Pesquisa e Desenvolvimento Gestores: Itaipu KWO Fiat Fornecedor do Kit Elétrico: Mes Dea Engenharia de Instalação: ISVOR (Fiat) Aberto as empresas geradoras de energia Aberto às empresas interessadas na nacionalização de componentes Campinas, 10 novembro 2009 3

Objetivos: Desenvolver um automóvel elétrico no Brasil; Incrementar as atividades de pesquisa; Incentivar o parque fabril brasileiro na nacionalização de componentes; Capacitar profissionais na produção e manutenção. Campinas, 10 novembro 2009 4

Empresas parceiras: Campinas, 10 novembro 2009 5

A Produção do Veículo Elétrico Fiat: Produz um veículo específico para receber o kit elétrico Itaipu: Fornece o espaço e a estrutura para a instalação do Kit elétrico Mes-Dea: Fornece o kit (bateria e demais componentes) Isvor (Grupo Fiat): Executa a instalação do Kit no veículo em Itaipu Campinas, 10 novembro 2009 6

Unidade de Produção: Itaipu Campinas, 10 novembro 2009 7

Componentes Específicos do Carro Elétrico Quadro de Instrumentos Display de gerenciamento das cargas Molas suspensão Mola corretora de frenagem Bocal de alimentação Elétrica Semi-eixos Suportes diversos Kit elétrico (motor / bateria) Campinas, 10 novembro 2009 8

Testes na Engenharia Experimental ELÉTRICOS FREIO SUSPENSÃO CRASH TÉRMICA ESTRUTURAL ELETRICIDADE IRRADIADA REPARTIÇÃO FREIO MOLAS FRONTAL ECE 12 REFRIGERAÇÃO MOTOR ELETRICO / BATERIA RESISTÊNCIA ESTRUTURAL CARROCERIA E COMPONENTES ELETRICIDADE RECEBIDA ABSORÇÃO CORRETOR FRENAGEM POSTERIOR ECE 34 ESPAÇO DE FRENAGEM SENSIBILIDADE PEDAL Campinas, 10 novembro 2009 9

Horas aplicadas no desenvolvimento Total: 3100 Horas Campinas, 10 novembro 2009 10

Componentes do Kit Elétrico Campinas, 10 novembro 2009 11

Inversor de Freqüência É o cérebro do veículo. Recebe informações dos diversos sensores fazendo o controle da velocidade e do torque do motor através da variação da freqüência e tensão. Campinas, 10 novembro 2009 12

Motor Elétrico É refrigerado a água, o que permite uma redução de suas dimensões e peso. Tipo: Indução Potencia: 15 Kw ( 21,8 cv ) Torque: 50 N.m Campinas, 10 novembro 2009 13

Motor Elétrico Peso: 41,5 Kg Alimentação: 85 V Rotação: 9000 rpm Campinas, 10 novembro 2009 14

Redutor Acoplado diretamente ao motor elétrico, transmite através de suas semi-árvores potência para as rodas. Peso: 15.8 Kg Relacão: 8.654:1 Campinas, 10 novembro 2009 15

Conversor DC / DC Converte a tensão da bateria, 250V para a tensão de 12V para alimentar os dispositivos eletrônicos do veículo. Campinas, 10 novembro 2009 16

Bomba de Vácuo Cria vácuo para o sistema de freio servoassistido, com o objetivo de dar maior conforto para o motorista quando ele aciona o pedal de freio. Campinas, 10 novembro 2009 17

Carregador de Bateria Converte a energia da rede elétrica (alternada) para contínua. A bateria pode ser carregada em uma tomada elétrica de de 110V ou 220V – 50 ou 60 Hz. Campinas, 10 novembro 2009 18

Carregador de Bateria Carregador de Bateria Peso: 7 Kg Refrigeração: Ar Entrada: 110/220 V Saída: 3200 W Bocal de abastecimento Campinas, 10 novembro 2009 19

Bateria Principais componentes químicos são sais (cloreto de sódio e níquel). Possue alta densidade de energia e potência. Equipada com um sistema próprio de proteção e gerenciamento de energia. Praticamente 100% reciclável. Campinas, 10 novembro 2009 20

Bateria Peso: 165 Kg Potencia: 19,2 Kwh Tensão: 253 V Corrente Máxima: 266 A Dimensões: Comprimento: 601 mm Altura: 292 mm Largura: 609 mm Campinas, 10 novembro 2009 21

Painel Gerenciamento de Cargas Voltagem Carga disponível Temperatura Amperagem Marcha Campinas, 10 novembro 2009 22

Dados Técnicos Campinas, 10 novembro 2009 23 Motor Potência nominal 15 kw (20 cv) Torque nominal 50 Nm (5,1 kgm)   Alimentação Bateria Sódio-Níquel-Cloro Tensão 253 V Tempo de recarga 8 horas Câmbio Número de marchas Drive, Neutro e Ré Tração Dianteira Desempenho Velocidade máxima 100 km/h    0 a 60 km/h 9 s Autonomia 120 km Campinas, 10 novembro 2009 23

Cálculo do Consumo Carga Completa da Bateria : 19,2 Kwh Kwh Média Brasil *: R$ 0,32 Autonomia de 120 Km R$ 0,05 Km rodado * Kwh Residencial Campinas, 10 novembro 2009 24

Comparativo de Consumo Campinas, 10 novembro 2009 25

Frota Elétrica atual: 36 veículos Objetivo do projeto até julho de 2010: 50 veículos. Em produção: Eletronorte, Boa Vista Energia, Light. Campinas, 10 novembro 2009 26

FILME Campinas, 10 novembro 2009 27

Muito obrigado! leonardo.cavaliere@fiat.com.br Campinas, 10 novembro 2009 28