MOEDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

MATEMATICA FINANCEIRA
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
MEIOS DE PAGAMENTO.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Fundamentos de Economia
O Mercado Monetário Banco central e base monetária
Fundamentos de Economia
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Contas Típicas do Banco Central: balanço consolidado sintético.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Política monetária e Taxa selic
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia e Mercado 10ª AULA.
C APÍTULO 15- M ACROECONOMIA : E CONOMIA M ONETÁRIA Economia – Dora Porto Faculdade de Direito de São Paulo PUC-SP 28 de Maio de 2009.
MERCADO FINANCEIRO.
O Sistema Monetário Capítulo 29.
MOEDA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Mercado Financeiro e de Capitais
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Prof. Wesley Economia Política I
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Ms. Luceni Grassi de Oliveira
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Fluxo Circular da Renda
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
APRESENTA.
Mercado Financeiro: noções
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
O lado monetário da economia
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

MOEDA

Moeda A moeda pode ser conceituada como um conjunto de ativos financeiros de uma economia que os agentes utilizam em suas transações. Ela é um bem com características diferenciadas em relação aos demais bens da economia, visto que não é um bem de consumo nem produz nada.

Tipos de Moeda Moedas metálicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor ou servem como troco. Papel-moeda: também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público. Moeda Escritural: representada pelos depósitos a vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais.

Moedas Metálicas Papel-moeda Moeda Manual Moedas Metálicas Papel-moeda Moeda Escritural Moeda Bancária

Funções da Moeda Meio de pagamento: é utilizada para adquirir bens e serviços e também para saldar dívidas. Reserva de valor: com a adoção da moeda, os indivíduos adquiriram a capacidade de acumulação de riquezas. Unidade padrão de conta: serve como uma medida de valor uniforme na economia. Intermediárias de trocas entre os agentes: a moeda é um instrumento financeiro facilitador de trocas. Superando as dificuldades existentes no antigo escambo.

Ativos financeiros monetários Ativos financeiros quase monetários Quanto à liquidez, os ativos financeiros podem ser classificados em: Ativos financeiros monetários Possuem liquidez absoluta; Não proporcionam rendimentos a seus detentores ; São empregados como meios de pagamento. Moedas metálicas, papel-moeda e moeda escritural. Ativos financeiros quase monetários Chegam a ter liquidez muito próxima à da própria moeda, mas, antes de serem usados como meios de pagamento, precisam ser convertidos em papel-moeda ou depósitos a vista. Quanto à liquidez, os ativos financeiros podem ser classificados em:

Demanda de Moeda A demanda ou procura de moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor privado retém, em média, seja com o público, seja no cofre das empresas ou em depósitos a vista nos bancos comerciais. Existem três motivos que levam os agentes (famílias, empresas e governo) a utilizarem moeda: Realização de transações; Liquidez; Realização de especulação.

Oferta de Moeda A oferta de moeda ou quantidade de dinheiro que circulará em uma economia é definida pela autoridade monetária (Banco Central). A moeda pode ser medida de acordo com duas definições principais: Oferta monetária restrita: inclui o estoque de moeda manual mais o de moeda escritural. Oferta monetária ampla: inclui outros ativos financeiros, como depósitos a prazo, cadernetas de poupança, títulos privados e títulos públicos.

A multiplicação da moeda bancária Os depósitos a vista no sistema bancário tem uma característica de alta relevância, na definição da liquidez geral da economia: o poder de auto expandir-se. Esta característica é definida como efeito multiplicador da moeda escritural.

Mecanismo de criação de moeda escritural Injeção Inicial Operações de empréstimo Pagamentos Novos Depósitos Novos Empréstimos

O controle da oferta monetária O que impede que os depósitos bancários se multipliquem indefinidamente são os recolhimentos compulsórios estabelecidos pelo Banco Central. Através dos recolhimentos compulsórios, o Banco Central esteriliza parte dos depósitos ocorridos nos bancos, impedindo assim, que os mesmos ampliem demasiadamente a oferta monetária.

Mecanismo de criação de moeda escritural – Compulsório de 50% Efeito Multiplicador Expansão dos depósitos à vista Depósito inicial 1000.000,00 1° retorno 500.000,00 2° retorno 250.000,00 Até o 2° retorno 1.750.000,00

A fórmula de cálculo do multiplicador Para calcular o efeito multiplicador de um depósito bancário basta aplicar a seguinte fórmula: K = 1 / R, onde: K é o multiplicador R é a taxa de recolhimento compulsório + a taxa de recolhimento voluntário dos bancos.

Exemplo de aplicação da fórmula do multiplicador Se a taxa de recolhimento compulsório for de 45% e a de recolhimento voluntário de 5%, um depósito inicial de $ 1000.000,00 no sistema bancário se transformará, ao final de todos retornos multiplicadores, em de $ 2.000,00. Isto porque K = 1 / 0,45 + 0,05 K = 1 / 0,50 = 2,0 $ 1000.000,00 x 2,0 = $ 2000.000,00 Note que conforme aumenta a taxa de recolhimento compulsório, o efeito multiplicador do moeda bancária diminui. Isto significa que, realizado um depósito inicial, menos dinheiro retornará para o sistema bancário na forma de novos depósitos.

Bibliografia PINHEIRO, Juliano Lima. Mercados de Capitais: fundamentos e técnicas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19 ed. São Paulo: Atlas, 2002.