Experiência bem sucedida no PSF de Suape

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- Praça do Avião, Canoas, RS
Luiza Akiko K. Hoga; Luciana Magnoni Reberte
1.
Universidade Federal de Pelotas
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Outros Sistemas de Informações em Saúde
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Acolhimento Mãe-Bebê na Unidade Básica após a Alta da Maternidade
Óbitos Infantis e Fetais
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
Transmissão Mãe – Filho
Caracterização do Município Cartão Família Carioca
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Programa Prevenir DER São Bernardo
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resultados Alcançados em 2004 Paulo Sérgio Nunes Diretor DENASUS Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Mortalidade materna em adolescentes: epidemiologia e prevenção
INDICADORES DE SAÚDE.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - GESTANTES
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Atenção Básica em Saúde
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SAÚDE MATERNO INFANTIL
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
CD - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: CUIDANDO E PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA Daniele da Silva Macêdo 1 Pâmela Katherine Nelson Campero 1 Cecília Olívia.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Experiência bem sucedida no PSF de Suape Avaliação da implantação do curso de gestantes no PSF do Cabo de Santo Agostinho Experiência bem sucedida no PSF de Suape

Experiência bem sucedida PSF de Suape Objetivos gerais Avaliar o impacto do curso de gestantes na comunidade Incentivar a aplicação desta experiência em todas as unidades de PSF do município

Experiência bem sucedida PSF de Suape Objetivos específicos Buscar informações sobre a consulta de pré natal, grau de instrução, faixa etária das gestantes Avaliar sentimento apresentado durante o parto Avaliar a amamentação exclusiva Motivar a participação dos familiares nas ações de incentivo à amamentação e cuidados com o RN. Avaliar quanto aos cuidados e acompanhamento adequado destes bebes nas unidades de PSF Avaliar a contribuição do curso para s novos saberes

Experiência bem sucedida PSF de Suape Metodologia: Área de estudo: consiste na população de gestantes da área de suape , constituída com 1050 famílias. Tipo de estudo: coorte-transversal(retrospectivo) Amostragem: 24 gestantes, correspondendo a 100% da população de gestantes cadastradas neste período de realização do curso. Coleta dos dados: Questionário contendo questões sobre a gestação parto e puerpério, no período de 04/07 a 08/07/2005.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Justificativa:. O trabalho das equipes do PSF prioriza a assistência a grupos considerados de maior risco e agravos: dentre eles a gestação , parto e puerpério. E sem duvidas a implantação de um curso completo de gestantes englobaria todas essas ações. Em decorrência dessa situação justifica-se a avaliação da implantação de ações que possam aprimorar e melhorar nossos indicadores

Introdução O curso consistiu em seis encontros na comunidade, abordando temas como pré-natal, aleitamento materno, nomes do bebê , direitos e deveres da gestante, Tipos de parto, assistência e cuidados ao Rn, apoio familiar e planejamento familiar. Foram fornecidos além de toda estrutura física,apoio logístico, enxovais, materiais para realização das práticas e visita a maternidade municipal. A realização do curso teve as parcerias do projeto SARTE( Saúde Arte e Educação) da Secretaria de saúde do cabo, e da PLAN ( ONG que atua no município).

Experiência bem sucedida PSF de Suape Maior quantitativo de gestantes está na faixa acima de 30 anos (67%) Gestantes adolescentes atingiram a faixa de (8%)

Experiência bem sucedida PSF de Suape Observa-se 100% da gestantes da amostra alfabetizadas.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Observa-se maior quantitativo das gestantes(50%) entre a 2ºe 3º gestação. Em seguida (42%) encontra-se na 1º gestação.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Observa-se que 96% das gestantes freqüentaram o pré-natal com mais de seis consultas

Experiência bem sucedida PSF de Suape Verifica-se que (75%) das gestantes realizaram parto normal e (25%) cesariana.

Experiência bem sucedida PSF de Suape 54% das gestantes se mantiveram ansiosas durante o trabalho de parto, 25% tranqüilas e 21% apresentaram medo.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Observa-se que 50% das gestantes iniciaram o aleitamento materno ainda na sala de parto, e 42% no alojamento conjunto

Experiência bem sucedida PSF de Suape Verifica-se que 82% das gestantes tiveram apoio dos seus familiares para o aleitamento materno.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Observa-se que 71% dessas gestantes mantiveram o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e 29% com alimentação mista.

Experiência bem sucedida no PSF de Suape 54% das gestantes realizaram os primeiros cuidados de seu RN

Experiência bem sucedida PSF de Suape Verifica-se que 100% dos bebês realizaram consulta de puericultura sistemática.

Experiência bem sucedida PSF de Suape 92% das puérperas utilizam método de planejamento familiar.

Experiência bem sucedida PSF de Suape Opnião das gestantes sobre se houve melhora em seus Conhecimentos 100% 0% sim Não 100% da gestantes acharam que o curso contribuiu para a melhora e construção de seus conhecimentos.

Conclusão Maioria das gestantes estavam com mais de 30anos de idade, todas eram alfabetizadas, o que contribuiu para melhor aquisição de seus conhecimentos e cuidados com o RN. Observa-se uma maior aderência das gestantes ao pré-natal com mais de 6 consultas(92%),proporção acima da média do municipal que é de 88% ( SINAN, 2003). Temos ainda um percentual de 50% de gestantes que iniciaram o aleitamento ainda na sala de parto e 25% das gestantes mostrando tranqüilidade durante o parto ( ultrapassando o medo).

Conclusão Boa parte da amostra (82%) tiveram apoio de seus familiares para o aleitamento materno e (54%) das gestantes do curso realizaram os primeiros cuidados do seu RN sem dificuldades. O percentual de aleitamento materno exclusivo foi de 71%, acima da proporção municipal e estadual em 2003 -54% e 55% respectivamente(SIAB,2003). Todos os bebês dessas gestantes do curso realizaram puericultura sistematicamente e 100% das gestantes referiram que o curso contribuiu pra construção e melhora de seus conhecimentos.

Recomendações O Nosso curso de gestantes buscou trabalhar a educação popular em saúde, “buscando ações que subsidiem e integrem a prática do dia a dia, valorizando princípios como: respeito, dialogo, pluralidade, valorização da cultura, afetividade, sensibilidade, interdisciplinaridade, problematização, ou seja um processo de construção participativa (Figueirol ,1998). Levando em conta a importância desses resultados obtidos, a prática do curso de gestantes se mostrou de grande importância para a melhora de nossos indicadores e recomenda-se a implantação sistemática em todas as 37 demais equipes de PSF do nosso município.

Curso de Gestantes

Curso de Gestantes