Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Economia da Informação
Financiadora de Estudos e Projetos
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Ministério da Ciência e Tecnologia
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Escala e impacto social no Nordeste: aprendizado e obstáculos
Sidney Lianza - UFRJ O Papel da Pesquisa Ação nas Políticas Públicas e na Agenda de Pesquisa-Ação Colaborativa do Projeto PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL PROJETO.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Projeto SIMULAB no UNASP
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

VISÃO Ser referência nacional em práticas inovadoras na área de economia solidária. MISSÃO Fortalecimento sócio-econômico e cultural-ambiental de comunidades de baixo desenvolvimento local através da geração de empreendimentos solidários. Gerar trabalho e renda através da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores em comunidades, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais e com base na identidade local. OBJETIVO INCUBADORA SOCIAL DE COMUNIDADES

COMUNIDADES ATENDIDAS Chamada Pública MCT / FINEP / MDS / Caixa Econômica – REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL – INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS Promover apoio financeiro a projetos de reaplicação de tecnologia de incubação de empreendimentos solidários, buscando prioritariamente á geração de trabalho e renda.

PROJETO MAVIES – Metodologia de Agregação de Valor para Incubação de Empreendimentos Solidários através de Tecnologia Social Tem por objetivo aplicar conceitos da metodologia da Incubadora Social agregando valor aos empreendimentos solidários apoiados por organizações sociais, utilizando o conceito de desenvolvimento local endógeno, solidário e participativo. TECNOLOGIA SOCIAL

OFICINAS DE TRABALHO GÊNESIS Oficinas de Trabalho Gênesis Instituições do 3° Setor Instituto Gênesis (conhecimento acadêmico ) Eng. Industrial Artes & Design Serviço Social Psicologia Plano de Negócios Empreendedorismo Arquitetura Direito Comunidade (conhecimento popular) Empreendimentos com identidade local

Relatório Anual Instituto Gênesis 2005 Espaço na localidade Existência de empreendimentos locais Capacitação do gestor local Governança Incubadora local gerida por moradores da Comunidades Continuidade no processo

Empreendimento que produz artigos artesanais com identidade local, tais como jogos americanos, almofadas, colchas, bonecas de pano. Produtos confeccionados a partir de técnicas artesanais, utilizando diferentes materiais. Todas as peças apresentam algum tipo de valor agregado, seja na técnica empregada, seja no tipo de material utilizado.

A partir da parceria com a Ong o CAMPO (Centro de Assessoria ao Movimento Popular) foi identificado um grupo de costureiras que trabalham com várias técnicas de corte e costura. Atualmente o grupo está em fase de produção de peças inéditas para o lançamento de sua marca. Todo recurso para realização do lançamento será captado dentro da própria comunidade. A proposta destas mulheres é aumentar o IDH de seu bairro através de ações que gerem crescimento e fortalecimento da comunidade.

Cooperativa Fundão Vila Residencial Grupo de catadores de lixo que trabalham com a catação na região da Cidade Universitária. Atualmente estão em fase de formalização de seu empreendimento, acompanhados pelo ITCP / UFRJ e pela equipe da Incubadora Social.

ONG MORRINHO Com o objetivo de gerar trabalho e renda na comunidade do Pereirão, um grupo de jovens, através do apoio da ISC, pode desenvolver um forte trabalho de prospecção. Atualmente já conseguiram captar novos projetos e estão, em parceria com produtoras, editando um documentário que será lançado no final de 2007.

Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Catia Araujo Jourdan (21) Contatos: