Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Biomas brasileiros.
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
América Latina : Quadro natural
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
Estrutura geológica do Mato Grosso do Sul
O PANTANAL Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste),
A faura e a floura do pantanal
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
Bacias Hidrográficas do Brasil
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Complexo regional do Centro-Sul
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
O PANTANAL É um ecossistema único no mundo que cobre uma grande área como que metade da França. A palavra Pantanal pode se traduzir como Pântano, em.
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Região norte.
Ecossistemas do Brasil
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
Ensino Médio 3ª Série..
REGIÃO CENTRO-OESTE Ocupa 18,86% do território brasileiro, numa área de ,2 km2 e é formada pelos estados de GO, MT, MS e DF Localizada no extenso.
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
REGIÃO CENTRO OESTE.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Pantanal BRASIL.
Cerrado.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
UMA VIAGEM PELO BRASIL REGIONAL LINDOMAR CLAÚDIA PAULO.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
América Central Aspectos naturais e povoamento.
MATO GROSSO DO SUL CAPITAL: CAMPO GRANDE.
Pantanal.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
clique no mouse para passar as telas
FLORESTA AMAZÔNICA.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
A Fauna da Mata Atlântica
Biomas do Brasil.
Alunas: Eduarda Santos, Lavinia e Thiffany
Domínio dos Mares de Morro
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Composição e interação entre os elementos da paisagem
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Hidrografia
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Distribuição da Vegetação Brasileira
O Complexo Centro-Sul.
Transcrição da apresentação:

Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul Escola Estadual Camilo Bonfim Disciplina: Geografia EJA –1ª fase A Alunos: Paulo Roberto, Dalva Nara, Rosilda Domingos, Welington Amorim Profª :Viviane Grance

Santuário Ecológico: o Pantanal Sul-Matogrossense que  abriga :    260 espécies de peixe    95 de mamíferos    167 de répteis      35 espécies de anfíbios    650 aves já catalogadas

HIDROGRAFIA:       A maior parte das bacias dos rios Paraná e Paraguai está em seu território. A rede hidrográfica da bacia do Rio Paraná é composto do Rio Paraná e seus afluentes, destacando-se os Rio Aporé, Sucuriu, Verde, Pardo, Ivinhema, Amambai e Iguatemi.

RELEVO: Parte oriental compreende um relevo constituído por planaltos patamares e chapadões inseridos na bacia do Paraná. Parte  Oeste estende-se vasta superfície rebaixada, erguem-se relevos elevados da  Bodoquena e as Morrarias do Urucum-Amolar.

VEGETAÇÃO: A vegetação do Estado de Mato Grosso do Sul reflete o contato e a interpretação de três províncias florísticas: amazônica, Chaquenha e a dabacia do Paraná, resultando em paisagens muito diversificadas. Suas formações naturais vão desde campos limpos completamente destituídos de árvores, a cerrados e até florestas exuberantes onde predominam a peroba.

FAUNA: O Estado possui uma das mais ricas faunas do planeta. São cerca de 300 espécies de peixes, 80 de mamíferos, 50 de répteis, além de 650 de aves e milhares de insetos. Na planície pantaneira concentra-se a maior parte da fauna, pois menos densamente povoada e com uma notável abundância alimentar, as condições de multiplicação das espécies são muito favoráveis.

FAUNA: O Estado possui uma das mais ricas faunas do planeta. São cerca de 300 espécies de peixes, 80 de mamíferos, 50 de répteis, além de 650 de aves e milhares de insetos. Na planície pantaneira concentra-se a maior parte da fauna, pois menos densamente povoada e com uma notável abundância alimentar, as condições de multiplicação das espécies são muito favoráveis.

 AGRICULTURA: A bovinocultura de corte constitui-se no outro segmento que firma a base econômica do Estado. No Pantanal, ela assume grande importância à criação, sendo significativa as fases de recria e acabamento nas demais regiões do estado. Essa atividade tem experimentado notável evolução, a partir do avanço tecnológico, sobretudo com melhoramento genético, bem como a introdução de pastagem artificiais em rotação com os cereais. De economia agropecuária, o Estado tem 22 milhões de cabeças de gado, o que o coloca em primeira posição no Brasil na criação e abate de bovinos.

INDÚSTRIA:  No tocante à industrialização, os recursos minerais de ferro, manganês, calcário, mármore e os florestais constituem-se em grande fonte de matéria-prima a ser explorada de maneira mais intensiva, respeitando-se o equilíbrio ecológico existente. Aliado a isso, o estado vem despertando sobre o papel da agroindústria em Mato Grosso do Sul como grande produtor de      grãos do País, o índice de transformação interna dos produtos é incompatível com o volume da produção. A instalação de pequenas e médias empresas comerciais objetiva acompanhar o ritmo de crescimento agropecuário. O potencial turístico em Mato Grosso do Sul é bastante significativo, sobretudo por contar com grande parte do Pantanal, o maior santuário ecológico do mundo com sua exótica paisagem e variada fauna e flora que tornam a cidade de Corumbá um dos principais pólos de atração turística do Estado.