Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus é infinito e tem tudo
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Materialismo 1.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
Sob o domínio do Capital.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Ciência Política e Teoria do Estado
“MANIFESTO COMUNISTA”
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
Movimento operário No inincio do século XX, os operarios trabalham de 14 a 16 horas em ambientes com condições precárias, e recebiam um salário que não.
REPÚBLICA VELHA ( ).
CAPITALISMO SOCIALISMO
República Oligárquica (1894 – 1930):
O Liberalismo e os Socialismos
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Materialismo histórico e dialético
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Prof.º Antônio Vicente Golfeto
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Pensamento e cultura no século XIX
Doutrinas Sociais Parte II.
Doutrinas Sociais parte II.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
AS DOUTRINAS SOCIAIS.
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
SOCIALISMO.
O Novo Papel da Mulher.
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Socialismo.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Revolução Russa.
Profª Isabel Aguiar
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
A luta por participação política
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.
O QUE É ANARQUISMO? É a teoria baseada na ausência do Estado. Afirma que tudo o que limita a liberdade do ser humano deve ser suprimido. Pretende destruir.
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Nome: Carin Josiane Cecchetto Professor: Dejalma Cremonese Data: 23/04/2007

O QUE É ANARQUISMO? É a teoria baseada na ausência do Estado. Afirma que tudo o que limita a liberdade do ser humano deve ser suprimido. Pretende destruir igrejas, estado, propriedade privada, lei.

- Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia O QUE ELE DEFENDE? - Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia -Sociedade sem hierarquia -Descentralismo -Em sua maioria são contra a violência "As liberdades não se concedem, conquistam-se." (Piotr Kropotkin)

-Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista; DE ONDE SURGIU? -Teve início na metade do séc.XIX, na frança. -Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista; -Foi criado pela luta do oprimido pela liberdade; -Criado por uma classe trabalhadora e sua resistência à exploração. “o movimento Anarquista se renova cada vez que recebe as impressões de uma grande lição prática: ele deriva sua origem dos ensinamentos da vida em si mesma“ (Kropotkin)

-Nasceu com o advento do capitalismo. -O 1° homem a dizer-se anarquista foi o francês Joseph Proudhon. "Assim, anarquismo não se deriva de reflexões abstratas de um intelectual ou de um filósofo, o anarquismo nasce a partir da luta direta dos trabalhadores contra o capitalismo, nasce a partir do necessario e das necessidades dos trabalhadores, nasce a partir de suas aspirações por liberdade e igualdade, aspirações que tornam-se particularmente incisivas nos melhores períodos heróicos da vida e da luta das massas trabalhadoras” (Movimento Makhnovista)

PROPOSTAS ANARQUISTAS: -Formação de comunidades livres -Extinção de propriedades privadas -Término da “instituição igreja”, mas não como um templo de fé. -A violência é inevitável como legítima defesa à instituições coercivas.

-Busca por um mundo Livre, Igualitário, Fraterno e Solidário. -O homem é capaz de viver em Paz com seus semelhantes, sem um Estado superior. "Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.” (Mikhail Aleksandrovitcj Bakunin)

O ANARQUISMO NO MUNDO: -Se iniciou na metade do séc. XIX, na França -Por Pierre-Joseph Proudhon -O movimento anarquista deixou de ser um movimento de massas após a II Guerra Mundial, e perdeu a grande influência que exercia sobre os movimentos operários dos vários países europeus.

-Continuou influenciando revoltas populares na segunda metade do séc -Continuou influenciando revoltas populares na segunda metade do séc. XX. "As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.“ (Mikhail Aleksandrovitcj Bakunin)

O ANARQUISMO NO BRASIL: -Iniciou-se em 1889, com a criação da Colônia Cecília, em Palmeiras- PR, criada por Giovanni Rossi. -Era baseada no trabalho, vida, no “amor livre”. Teve pequena duração. -Mas foi em SP que surgiram os primeiros Anarquistas Revolucionários.

-Ganhou força com a imigração de trabalhadores europeus, nos primeiros anos de industrialização. -A imprensa anarquista teve início em 1898. -Predominou na luta pelas reivindicações operárias. Formou-se o partido Comunista (1922) -As grandes greves de 1917(SP), 1918(RJ) e 1919(SP e RJ) obedeceram a comandos de uniões anarquistas.

ANARQUISTAS CONHECIDOS: Pyotr Alexeyevich Kropotkin (09/12/1842 - 08/02/1921) Pierre-Joseph Proudhon (15/01/1809 - 19/01/1865) Henry David Thoreau (12/07/1817 - 06/05/1862)

ANARQUISTAS BRASILEIROS: Maria Lacerda de Moura (16/05/1887 - 20/03/1945) Domingos Passos (Data desconhecidas) Edgard Leuenroth (1881-1968)

Curiosidade: Pouca gente sabe, mas um dos primeiros clubes de futebol do Brasil foi criado em Santos (cidade portuária que foi a porta de entrada de muitos anarquistas), lá no início do século, por imigrantes europeus. O nome do time era Libertários Futebol Clube, e suas cores vermelhas e negras. Era um dos melhores times de várzea de Santos.

Bibliografia: Nova enciclopédia Barsa, vol. 1, pag. 360 http://www.geocities.com/capitolhill/lobby/3526/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo http://afilosofia.no.sapo.pt/11Anarquismo.htm http://www.contrac.hpg.ig.com.br/a_anarquismo.htm http://www.anarquismo.com.br/

Pierre-Joseph Proudhon "Aquele que botar as mão sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo" Pierre-Joseph Proudhon

"A anarquia é a ordem."