UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Uma visão geral da vida em sociedade
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
LUANA CRISTIANE ILGENFRITZ
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
“MANIFESTO COMUNISTA”
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
DEMOCRACIA.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Escola Superior de Guerra
Cícero paulino dos santos costa
Formas de Participação
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Transformar é possível....
A identidade cultural na pós modernidade
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PARTIDOS POLÍTICOS Em toda a história humana, sempre houve facções divergentes em todas as sociedades, e é evidente que essas facções sempre tendiam a.
Pluralismo diversidade de interesses e de opiniões na sociedade presença de múltiplas associações voluntárias - participação não obrigatória → escolha.
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
A construção histórica da Psicologia Social
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
CULTURA.
Positivismo.
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
twitter.com/funasa.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Professora Simone Pantaleão Macedo.  Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ACADÊMICO: RODRIGO NOVACOSKI PARTIDOS POLÍTICOS

DEFINIÇÃO: DE ACORDO COM WEBER PARTIDO POLÍTICO É UMA ASSOCIAÇÃO..., QUE VISA A UM FIM DELIBERADO, SEJA ELE OBJETIVO, COMO A REALIZAÇÃO DE UM PLANO COM INTUITOS MATERIAIS OU IDEAIS, SEJA PESSOAL, ISTO É, DESTINADO A OBTER BENEFICIOS, PODER E GLORIA PARA OS CHEFES OU VOLTADO PARA ESTES OBJETIVOS JUNTOS.

O PARTIDO COMPREENDE FORMAÇÕES SOCIAIS DIVERSAS, DESDE OS GRUPOS UNIDOS POR VINCULOS PESSOAIS E PARTICULARISTAS ÁS ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS DE ESTILO BUROCRATICO E IMPESSOAL,TENDO POR CARACTERISTICA COMUM MOVEREM-SE NA ESFERA DO PODER POLÍTICO.

PODEMOS CONSIDERAR QUE AS ASSOCIAÇÕES COMO PARTIDOS SURGEM QUANDO O SISTEMA POLÍTICO ALCANÇOU UMA CERTA AUTONOMIA ESTRUTURAL, E COMPLEXIDADE INTERNA E DE DIVISÃO DO TRABALHO, QUE PERMITAM A TOMADA DE DECISÕES POLÍTICAS EM QUE PARTICIPAM DIVERSAS PARTES DO SISTEMA E SE INCLUEM DE FATO DAQUELES A QUEM AS DECISÕES POLITICAS SE REFEREM, OU SEJA O POVO.

A NOÇÃO DE PARTIDO ENTRE AS ORGANIZAÇÕES SOCIEDAE CIVIL SURGIDAS NO MOMENTO EM QUE SE RECONHEÇA O DIREITO DO POVO EM PARTICIPAR DA GESTÃO DO PODER POLÍTICO, E COM ESTE FIM ELE SE ASSOCIA E CRIA INSTRUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO E ATUA.

O PARTIDO DOS NOTÁVEIS: A ORIGEM DO PARTIDO OCORREU NA METADE DO SÉCULO XlX, NA EUROPA E EUA, NO MOMENTO DA AFIRMAÇÃO DO PODER DA CLASSE BURGUESA. OS DOIS GRANDES PARTIDOS DA ARISTOCRACIA NÃO TINHAM NENHUM TIPO DE ORGANIZAÇÃO MAS TRATAVAM-SE DE REPRESENTANTES DE UM GRUPO

HOMOGÊNEO, LIGADOS POR TRADIÇÕES LOCAIS OU FAMILIARES. ESTE CIRCULO RESTRITO DE PESSOAS FUNCIONAVAM QUASE EXCLUSIVAMENTE DURANTE OS PERIODOS ELEITORAIS E ERAM LIDERADOS POR BURGUESES DA ALTA SOCIEDADE QUE PROVIAM A ESCOLHA DOS CANDIDATOS E AO FINANCIAMENTO DA ATIVIDADE ELEITORAL.

PARTIDO DE ORGANIZAÇÃO DE MASSA: NO FINAL DO SÉCULO XlX, O MOVIMENTO OPERARIO SOFREU MUDANÇAS. AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO LEVOU A REVOLTA POLÍTICA AS MASSAS POPULARES, NAS QUAIS REIVINDICAVAM ATRAVÉS DE MOVIMENTOS ESPONTÂNEOS DE PROTESTOS, ENCONTRANDO CANAIS ORGANIZATIVOS CRIAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES.

ESSES MOVIMENTOS SOCIALISTAS SURGIRAM COM O OBJETIVO DE PROMOVER UM NOVO MODO DE CONVIVÊNCIA CIVIL ÀS CLASSES SULBALTERNAS. PARA ESTE FIM ERA NECESSÁRIO EDUCAR AS MASSAS, TORNÀ-LAS POLITICAMENTE ATIVAS E CONCIENTES DE SEU PRÓPRIO PAPEL.

PARA FAZER ISSO FOI NECESSÁRIO DESENVOLVER UMA ESTRUTURA ORGANIZATIVA ESTÁVEL E ARTICULADA CAPAZ DE ENVOLVER OS TRABALHADORES E TODA A ESFERA DE SUA VIDA SOCIAL.

ESSES PARTIDOS SOCIALISTAS CONTAVAM COM UMA REDE DE ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAS, CULTURAIS, SINDICATOS COOPERATIVAS, JORNAIS QUE AGIAM COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO E CONTRIBUIAM PARA REFORÇAR A IDENTIDADE POLÍTICA E OS VALORES QUE ESTE PARTIDO PROPUNHA.

O PARTIDO ELEITORAL DE MASSA: DIFERENTEMENTE DOS OUTROS PARTIDOS O PARTIDO ELEITORAL DE MASSA TEM COMO CARACTERISTICA A MOBILIZAÇÃO DOS ELEITORES. DOTADOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PAUTADA NO PARTIDO DOS OPERARIOS, OS PARTIDOS ELEITORAIS NÃO SÃO DIRIGIDOS DE UM MODO GERAL A UMA CLASSE OU CATEGORIA, PROCURAVAM CONQUISTAR A CONFIANÇA DOS MAIS DIVERSOS ESTRATOS DA POPULAÇÃO,

PROPONDO, REFORMAS AMPLAS E FLEXIVEIS PARA A SATISFAÇÃO E A SOLUÇÃO DOS MAIS DIVERSOS PROBLEMAS SOCIAIS.ERA UM PARTIDO QUE TINHA OBJETIVOS ESSENCIALMENTE ELEITORAIS.

TRANSFORMAÇÃO DO PARTIDO DE ORGANIZAÇÃO DE MASSA: AS MUDANÇAS OCORRERAM POIS OS PARTIDOS FORAM PERDENDO SUAS CARACTERISTICAS ESSENCIAIS (PARTICIPAÇÃO DAS BASES NA VIDA DOS PARTIDOS, EDUCAÇÃO MORAL INTELECTUAL DAS MASSAS, A PRECISÃO DO PROGRAMA POLITICO E O APELO A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE).

ASSIM OCORREU O PROCESSO DE HOMOGENEIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS, TODOS PREPARADOS PARA SE TRANSFORMAR EM PARTIDOS PARTIDOS PEGA TUDO.

AFIRMA-SE, QUE ESSA TRANSFORMAÇÃO ESTA LIGADA A QUALIDADE E A INTENSIDADE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: ONDE EXISTIR UM CONSENSO GENERALIZADO SOBRE TEMAS E PROBLEMAS DE BASE E A PARTICIPAÇÃO POPULAR SE MANIFESTAR ATRAVES DE EXIGENCIAS É PROVAVEL QUE PREVALEÇAM ESTRUTURAS PARTIDARIAS.

FUNÇÃO DOS PARTIDOS: A APARIÇÃO DOS PARTIDOS DE MASSA, QUER SOBRE A FORMA DE PARTIDOS DE APARELHO OU SOB A FORMA DE PARTIDOS ELEITORAIS SEMPRE TEVE UM PROBLEMA: SUA FUNÇÃO.

QUANDO OS PARTIDOS SE DIFUNDIRAM OU SEJA SE ESPALHARAM PELO MUNDO O PROBLEMA DAS SUAS FUNÇÕES TORNOU-SE POLÊMICO. AO ANALIZAR O DESENVOLVIMENTO DOS PARTIDOS, DESCOBRIU-SE QUE A SUA FUNÇÃO ERA DE TRANSMISSÃO DO QUESTIONAMENTO POLÍTICO,

FAZENDO COM QUE O NÍVEL DAS DECISÕES FOSSEM TOMADAS EM CONSIDERAÇÃO AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE. TAMBÉM, OUTRA FUNÇÃO ESTÁ NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES, NO QUAL

O PARTIDO CONSTITUI UM SUJEITO DE AÇÃO POLÍTICA PARA AGIR NA SOCIEDADE A FIM DE CONQUISTAR O PODER E GOVERNAR. ENFIM O FENÔMENO PARTIDO SE CONFIGURA COMO UMA ORGANIZAÇÃO, UM CONJUNTO DE FUNÇÕES POR ELE DESENVOLVIDAS, MOSTRANDO IDENTIDADE PROPRIA CAPAZ DE MODIFICAR A ESTRUTURA ECONÔMICA - SOCIAL E POLÍTICA DE UM DETERMINADO PAÍS, NUM DETERMINADO MOMENTO POLÍTICO.

FONTE DE PESQUISA: DICIONÁRIO DE POLÍTICA / NORBERTO BOBLIO, MATTEUCCI E GIOFRANCO PASQUINO 5º EDC/BRASILIA, DF: EDITORA UNIVERSSIDADE DE BRASILIA,1993

*