Política Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidenciais EUA 2008 Senador Barack Obama Senador Jonh McCain.
Advertisements

Comércio,sistemas de transportes e de comunicações
O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Negócios Internacionais
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Evolução no uso das fontes de energia
O QUE TEM SIDO CHAMADO DE CRISE. AUMENTO GENERALIZADO E GLOBAL DOS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Transporte Rodoviário Autor: Prof. Arildo Ano: 2007.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
PROJETO DE PESQUISA A Soberania Nacional em Face dos Tratados Bilaterais - A Questão do Tratado de Itaipu Aluno Wilson Moretti Mencaroni Orientador Prof.
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
BLOCOS ECONÔMICOS.
CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: ÁLCOOL E AÇÚCAR
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Movimentos Migratórios e Urbanização
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
Prof. José Victor GayLussac
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
América do Sul.
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS:
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Blocos econômicos-APEC
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Produção Econômica da América Latina – parte II
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Origem da proposta da ALCA
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro.
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
Agora vamos mudar o nosso olhar
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Transcrição da apresentação:

Política Internacional Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os paises periféricos tendem a estabelecer uma política externa que minimize as disparidades. É o caso do Brasil.

O Brasil tem oscilado entre a oitava economia e décima segunda economia mundial. A sociedade brasileira foi capaz de construir um sistema econômico muito avançado no setor agrícola e setor de comércio.

Bandeirantes ? Todavia 15% de nosso território apenas foi mapeado. De repente descobre-se mais áreas repletas de jazidas e outras riquezas desconhecidas.

SUPERAÇÃO Felizmente, o Trinômio: armas, dinheiro e idéias, está sendo gradualmente invertido, ou alterado. GRANDE CHAVE – ENERGIA – O GRANDE DIFERENCIAL.

SUPERAÇÃO II DISCURSOS ARCAICOS. Não há nação, há mercado. Adam Smith. No passado, Os ingleses tinham carvão, mas não comida; carvão mas não algodão ...

GRAÇAS A BUSH E AOS REPUBLICANOS Os americanos gastam em armas o equivalente às 09 (nove ) economias bélicas do mundo. Os americanos estão perdendo no quesito idéias. Lembra um hambúrguer, ou seja, carne sem personalidade. Adotam a visão liberal inglesa de outros séculos. “Faça o que eu digo”.

RELATOS DE CELSO AMORIM, nas entrelinhas … Hoje, 81% do petróleo estão em zonas instáveis. Petróleo, o problema do século XXI. Os EUA produzem 25% e importam 60%. O Japão não tem, a China não tem o suficiente. As reservas do Brasil e o discurso de auto-suficiência nos garantem 17 anos, isto porque o Brasil não tem crescido.. A crise do petróleo propiciou o 11 de setembro. Todavia, seguramente o Brasil não tem problema de energia.

Problemas da Índia e da Indonésia : exportou a U$ 3,00 e importa a U$ 70,00. Felizmente o Brasil está fora do furacão que vem por aí. ( Petróleo/crise ).

BRASIL: SUBDESENVOLVIDO OU EMERGENTE ? Relato de uma comissão Indiana no Brasil quando passavam na Favela Vidigal e na Cadenlária: “quando é que vamos para a favela” ? Faça sua associação …

ALTERNATIVA BRASILEIRA … A flexibilidade é um vício ou nossa maior virtude ? Bilaterismo não é a solução para o Brasil, mas sim o multilateralismo.

Novidades de século … “Chega de realismo, queremos promessas” ( Texto de um mural em Lima). “Publicação do Livro ‘Europa’, de Zygmunt Bauman. No momento que o Estado Nacional tem perdido a força, a publicação de um culto à Europa.

AMÉRICA DO SUL OU LATINA ? Conceito de América do Sul ( categoria política ) e América Latina ( categoria cultural ) Relato sobre o México ... marco para a derrocada da América Latina ... Trajetória da história do méxico .... eterno aliado americano. Relato do Ministro das Relações Exteriores em reunião de cúpula na América do Sul ... ‘ligação telefônica’.

PARA O FORTALECIMENTO DA A.SUL. AINDA HÁ BARREIRAS dependência ao norte ... relação estrutural. Fragilidade intelectual, econômica e financeira.

Divisão contemporânea A América do Sul está dividida em duas partes: a) Ocidental – Bilateral – ligado ao EUA ( Chile, Colômbia e Peru ) b) Oriental – Lado Atlântico – mercosul ampliado com a inclusão da Venezuela . ( membro pleno ).

PERIGO À VISTA EUA – BOLHA .... DEVEM : Dinheiro para bancos europeus .... Devem para Chineses. Devem para Japoneses. Há indícios que dólar vai derrocar em 2007.

DICAS CELSO AMORIM: O que falta fazer ? Renovação cultural da burocracia. Maior espaço para a operacionalização ... ‘ficamos 95% do tempo negociando e a execução’ ? A busca do reequilíbrio.

ALTERNATIVAS EMBRAPA na África ... Política Exterior do Brasil. Documentário do Haiti “O Brasil esteve aqui’. Sofreram mais que os brasileiros na copa do mundo. O Brasil não tem política energética articulada. Os EUA consomem 22% da energia do mundo.

DECISÕES DE BASTIDORES Em 2005 foi aprovado no Congresso americano uma política energética ... para acabar com a dependência . OS EUA QUEREM AUTONOMIA. Defenderam 06 princípios; melhorar a eficiência da energia. Aumentar a produção de petróleo norte-americano ( Ártico por exemplo) briga com os ambientalistas.

Viabilizar o hidrogênio e transportes. Aumentar a participação do metanol e da bio-energia. Metanol provindo do milho ao invés da cana-de-açucar. Aumentar a utilização do carvão. Ajudar os menos desenvolvidos: Índia e China.

CONSIDERAÇÕES DA POLÍTICA INTERNACIONAL BRASILEIRA A atitude de Morales vai induzir o Brasil a explorar mais gás. Auto-suficiencia de gás ???? A Petrobrás até então não se interessava por gás. A Petrobrás sempre pensou como empresa e não como país. Comparação Brasil e EUA – articulação no setor energético ....