2a. Geracao de instrumentos Instrumentaçao para o Gemini  Instrumentos de primeira geraçao mais usados  Fatos importantes  Instrumentos de segunda geraçao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Astronomia do Século XXI
Advertisements

Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
Amintas engenharia.
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Quais são os Objectivos do Milénio?
10 milhões de anos-luz (10 23 m) de distância da Via Láctea.
Resolução de problemas
Introdução à Informática
Estruturas de repetição
Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? 2,5% O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo.
Por: Eder Martioli Aqui na Terra estamos sempre comparando o tamanho das coisas, por isso, as vezes dizemos que algo é pequeno ou grande, ou se algum.
O Laboratório Nacional de Astrofísica Abrindo novas fronteiras para o Brasil Por Sílvia Ribeiro Calbo.
1 MergeSort Seja uma lista A de n elementos. O algoritmo consiste das seguintes fases Dividir A em 2 sub-listas de tamanho n/2 Conquistar: ordenar cada.
BCC101 – Matemática Discreta
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
Como Conduzir uma Apresentação
Espectrógrafos.
Estrelas Binárias e Massas Estelares
Os Telescópios Gemini.
TELESCOPIOS GEMINI E SOAR
Notação Científica Prof. Alexandre Mello.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
JORNADAS do LIP 20 e 21/12/2003 (Lisboa) José Pinhão e Rui Fernandes 1 CAMCAO Camera for Multi-Conjugate Adaptive Optics.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Cadastro de produtos por referência
ESTRELAS E ASTROS Trabalho realizado pela Laura Santos e Sandrina Rodrigues.
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
Esta é uma viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas, apenas por meio de notação científica. Começa a 10 milhões de anos-luz.
Esta é uma viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas, apenas por meio de notação científica. Começa a 10 milhões de anos-luz.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Introdução à Astronomia


Estatísticas da Criança no Brasil
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
ESTATÍSTICA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
O custo total C para fazer x unidades de um certo
As imagens desta apresentação estão disponíveis no site:
A IMAGEM REAL POR TRÁS DA IMAGEM A HISTÓRIA VERÍDICA do Bolo O que podemos saber???
IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net.
Instituto Superior Miguel Torga Arte e Técnicas de titular Dinis Manuel Alves 1º Ano Comunicação Social Joana Sofia 1.
Teorema de Poynting ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
Diagrama de Hertzsprung-Russell
Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser interessante sua divulgação. Academia.
1.1. Como se tornou possível
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Por Marina Trevisan Estrela. Objeto celeste em geral de forma esferoidal, no interior do qual reinam temperaturas e pressões elevadas, particularmente.
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Potência 10 ..
Matéria e Energia Escuras, Buracos Negros
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
TAMANHOS NO NOSSO UNIVERSO
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
Aula de Revisão: Matemática
Perguntas e respostas.
BCC 101 – Matemática Discreta I
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Identificando Oportunidades
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
UFOLGIA NO BRASIL Durante a II Guerra Mundial, pilotos de aviões militares começaram a relatar que avistavam estranhos objetos nos céus das cidades que.
Notação Científica.
Ptolomeu Cláudio Ptolomeu (século II d.C.) é responsabilizado pelo atraso do conhecimento científico, pelo fato de ter proposto a teoria geocêntrica que.
Ednilson Oliveira. SUPER AGLOMERADO DE GALÁXIAS DE COMA BERENICES.
Magnitudes Estelares.
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
Transcrição da apresentação:

2a. Geracao de instrumentos Instrumentaçao para o Gemini  Instrumentos de primeira geraçao mais usados  Fatos importantes  Instrumentos de segunda geraçao propostos – 4 prioridades do SAC  Instrumentos que interessariam ao Brasil

Instrumentos de 1a. geraçao 1. Gemini Norte: GMOS 70-80%, NIRI 20-30% 2. Gemini Sul: GMOS 70-80%, T-ReCS, Phoenix, GNIRS 3. A serem comissionados: bHROS, NICI, NIFS, módulo de ótica adaptativa MCAO. Os mais usados pelo Brasil sao: GMOS seguidos de longe por NIRI, NIRI, T-ReCS, Phoenix, GNIRS

Resumo de alguns fatos importantes Os instrumentos de primeira geraçao estao em sua maior parte terminados. 1. Houve uma reuniao em Aspen em junho de 2003 que avaliou as oportunidades científicas com o Gemini. 2. Vários tipos de instrumentos foram propostos para resolver os problemas levantados em Aspen. 3. Surgiu entao uma lista de instrumentos desejados e o SAC do Gemini escolheu 4 prioridades. 4. O coronógrafo e o high resolution NIR spectrometer estao na fase ‘design study’ e o GLAO e GWFMOS estao em fase de ‘feasibility study’

Instrumentos de 2a. Geraçao – prioridades colocadas pelo SAC do Gemini 1. High contrast extreme AO coronograph (ExAO-C) 2. High resolution NIR Spectrometer (HRNIRS) 3. Ground Layer Adaptive Optics (GLAO) 4. Fiber-fed optical multi-object spectrometer (GWFMOS)

High contrast extreme AO coronograph NICI melhorado – para procura de planetas ao redor de estrelas e anas marrons. Instrumento muito querido pelos grupos ‘Stars, Solar System and Extrasolar Planets’ e ‘Star Formation Processes/ISM’ Custo: 13M

High Resolution NIR Spectrometer Também chamado de ‘Super-Phoenix’ pois e’ similar a este mas numa faixa espectral bem mais abrangente (1 a 2.5 ou 3 a 5 micron). Resoluçao espectral Uma das aplicaçoes mais interessantes seria na procura de planetas (uso de gas absorption cells), como já feito no ótico, mas agora no NIR e tentando chegar a massas de planetas cada vez menores. Custo: 17M

GLAO – Ground Layer Adaptive Optics Imager – Funcionaria com detectores com baixíssima ‘dark current’, sensíveis entre 0.6 e 2.6 microns. Uma opçao seria acoplar um etalon para proporcionar espectroscopia FP. Search for high- redshift targets. Requisito: novo ‘top end’ para o telescópio (adaptive secondary) Custo: 14M, com adaptive secondary 23.5 M

Fiber Fed Optical Multi-object Spectrometer (GWFMOS) Similar ao KAOS, com um campo de 1.5 graus. Requer um novo ‘prime focus top end’ para o telescópio. As fibras de cerca de 60 metros alimentariam 12 espectrografos que ficariam montados na parte inferior do telescópio. Resoluçao espectral de 1000 a e uso de cerca de 5000 fibras. Uma das aplicaçoes mais interessantes seria identificar as populaçoes estelares da Galáxia através da espectroscopia de milhoes de estrelas e medir a equaçao de estado da energia escura (através da medida do tamanho característico das oscilaçoes acústicas para galáxias extremamente distantes). Instrumento trabalharia em modo ‘campaign’ Custo: 32M

Com o corretor GWFMOS teria boa qualidade de imagem numa área de 45’ Projeto bastante ambicioso – instrumento desenhado para resolver alguns grandes problemas, trabalhando em modo ‘campaign’

Chama a atençao a falta de imageadores óticos (embora talvez GWFMOS tenha modo imagem) e a falta de um espectrógrafo para espectroscopia 3D (IFU).

IFU Optical Spectrometer – nao entrou na lista de prioridades mas talvez interessante para o Brasil IFU de grande campo (2 arcmin – GMOS IFU tem campo de 5”) A maior motivaçao cientifica foi o estudo de populacoes estelares, possibilitando a observaçao de varias estrelas ao longo do disco de galáxias, por exemplo. Custo: 14M

Minha opiniao pessoal Gemini e’ dos dois telescópios de grande porte a que o Brasil tem acesso e acoplado a eles precisamos de ‘general purpose’ instruments, para suprir as necessidades de uma comunidade heterogênea como a nossa. A comunidade astronômica mundial tem feito mais progresso através de várias pequenas investigaçoes somadas ao longo dos anos do que com os poucos programas de grande porte que sao de vez em quando ‘headlines’.Sou contra os instrumentos desenhados para resolver um grande problema trabalhando em modo ‘campaign’. Certamente isto nao funciona para o Brasil.