Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Ciência Política e Teoria do Estado
A ESCOLA DE FRANKFURT Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
Os primórdios da sociologia no Brasil
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Para abrir as ciências sociais:
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Teoria crítica.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Ideologia e Indústria Cultural
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Profª Karina Oliveira Bezerra
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Aula de Sociologia – Karl Marx
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
O que é a Indústria Cultural?
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ESCOLA DE FRANKFURT.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
Comportamento Organizacional
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Max Weber.
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Transcrição da apresentação:

Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Tássia Morgana Guimarães Portolan Teoria Crítica Ijuí/RS 24 de Março de 2008.

A Teoria Crítica começa com a análise do sistema da econômia de mercado: desemprego, crises econômicas, terrorismo entre outros.

Teoria Crítica é uma abordagem que ao contrário da Teoria Tradicional, busca unir teoria e prática. A Teoria Crítica da sociedade começa a partir de um ensaio manifestado e publicado pelo filósofo e sociólogo alemão Max Horkheimer.

A Teoria parte de uma crítica científica, das ciências humanas, é uma crítica da crença ilimitada na base de dados empíricos. Tendo como explicação os fenômenos sociais. Ex.: Crítica do Funcionalismo.

A preocupação focada pela organização dos trabalhadores está primeiramente em entender a cultura como elemento de transformação da sociedade.

A Teoria Crítica necessita-se submeter-se de teorias filosóficas sociais e políticas para explicar o funcionamento da sociedade e formação de classes.Esta atitude se fortalece com o Nazismo e o Fascismo na Europa.

Um dos importantes questionamentos dava no sentido de compreender como os indivíduos se tornavam impassíveis à dor do autoritarismo.

Como o instituto era patrocinado através dos Judeus, os pesquisadores Max Horkheimer, Theodor Adorno entre outros, se sentiram obrigados a deixar a Alemanha Nazista.

Nos Estados Unidos, os pesquisadores acompanham o surgimento da “Cultura de Massa” com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, principalmente o rádio.

Os pensadores da Escola Frankfurt contradizem o conceito de Cultura de Massa, no sentido que ele seria uma maneira “camuflada” indica que parte das bases sociais, que seria produzido propriamente pela massa.

Nos anos 1940 pensadores de Frankfurt propõe o conceito de Industria Cultural, que é o nome que se dá ao conjunto de empresas e instituições tendo como principal objetivo econômico produção de cultura.

Pensadores como Adorno e Lazarsfeld desenvolveram pesquisas em conjunto aproximando os conceitos do Funcionalismo com a Teoria Crítica. Entretanto, a proposta de Industria Cultural e Cultura de Massa estavam muito distantes.

Uma das propostas da Teoria Crítica é propor a teoria de visualização de ações denominadas sociais, visando desta forma não permitir a reprodução constante desta dominação.

Com esse sentido a Teoria Crítica oferece um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de modo a superar o que se entendia de “crise da razão”.

Entendia-se que a razão era o elemento de conformidade propondo então uma reflexão sobre esta racionalidade. De forma uma rígida crítica à fragmentação da ciência na tentativa de explicar a sociedade.

Usava-se da contraposição e contradição de idéias como métodos para entender a sociedade, visando uma investigação analítica dos fenômenos estudados.

Para eles as disciplinas setoriais desviam a compreensão da sociedade, todos ficam submetidos a razão instrumental e acabam por desempenhar uma função das normas sociais.

A dialítica se dá no sentido para entender os fenômenos estruturais da sociedade. Ex.: Capitalismo. Foi uma tentativa de esclarecer as relações sociais que aconteceram na sociedade.

As ciências sociais que reduzem seus estudos com a coleta e classificação dos dados, a Teoria Crítica assume uma proposta Management, seu objetivo é criar uma sociedade e organização em que possam contribuir e desenvolver-se.

Bibliografia • www.wikipedia.com.br • www.colegiolondrinense.com.br • www.indcultural.hpg.ig.com.br