Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Componente curricular: Ciência Política.
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
“MANIFESTO COMUNISTA”
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
NAZISMO.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
Benito Mussolini.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Dejalma Cremonense Chaiane Cristina de Oliveira Heidegger.
O Vermelho e o Negro: Europa no após 1ª Guerra Mundial
Nazismo.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Eugenia e Eutanásia destroem a Sociedade.
OS REGIMES FASCISTAS.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PERÍODO ENTREGUERRAS.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Livro da Sabedoria.
O menino do pijama listrado
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A CRISE MUDOU O MUNDO. EUA: NEW DEAL.
Séc. II A.C. - I E.C. Escritores helenistas acusaram os judeus de serem xenófobos, e de ter uma religião que ordena odiar ao resto da Humanidade.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
TENTEM ADIVINHAR O NOME DA PESSOA CUJA BREVE BIOGRAFIA SEGUE.
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
HANS MORGENTHAU.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Trabalho de Inglês Anne Frank
Fascismo alemão (nazismo)
Adolf Hitler Liderança.
A Segunda Guerra Mundial
N UVEM Quando o que sobra é o silêncio E um escuro tão denso Eu quase posso tocar a noite e pesar o vazio Quando o sonho toma asa e vai Quando parece que.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
ESCOLA DE FRANKFURT.
GRAÇA ARANHA, AUGUSTO DOS ANJOS E lima barreto
DEFINIÇÃO DE FASCISMO:
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
 " A produção artística cultural engajada ficou a cargo do Ministro da Educação, Gustavo Capanema, responsável pela orientação cultural do.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Transcrição da apresentação:

Unijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Djalma Cremonese Nome: Rosa Angela Lazzaretti Avozani Tema: Hitler – “Mein Kampf” “ Minha Luta” Santa Rosa, Setembro de 2007

Hitler: Perfil Nasceu em Braunau-Austria. Próximo da Alemanha.

Hitler: Perfil Se considerava “Grande” Entusiasmo e histeria Despertou ódio Deixou um rastro de ruínas Só a coalizão das grandes potências mundiais, numa guerra de quase 6 anos pode derrubá-lo.

Personalidade de Hitler Louco Gênio Possessivo Criminoso Pequeno burguês

Segunda Guerra mundial 40.000.000 de pessoas mortas “Holocausto”: Extermínio de 6.000.000 de crianças,mulheres e homens. Controle para que o sangue alemão permanecesse puro. Perseguição de judeus.

Mapa-Campo de concentração

Entrada-campo de concentração

Campo de concentração Homens, mulheres e crianças

Imagem campo concentração

Indo para C.concentração

Imagens-Campo concentração

A obra de Hitler Hitler queria intitular sua obra: “Quatro anos e meio de combate, à estupidez e à covardia”. Porém ficou intitulado: “Minha Luta” (Mein Kampf). Considerado como livro sagrado do nacionalismo radical. Era idolatrado e muitos alemães possuíam a obra, sem nem mesmo ler. “Mein Kampf” foi escrito em 1925.

A vida Política de Hitler Primeiramente, formulou suas estratégias nazistas e após pôs em pratica. Imaginava que o povo alemão também apoiava seus princípios. Pensava que a raça alemã representava o grau superior da evolução, e portanto deveriam governar a Terra.

Os ideais de Hitler Preservar o sangue germânico da contaminação. Acabar com os seres que ele considerava impuros. Exterminar os Judeus.

Medos de Hitler Doenças: Sífilis (DST): cita em várias páginas de sua obra. Tuberculose Características e influências do povo judeu na Europa: Forma física Egoísmo Falta de sentimentalismo

Radicalismo OS JUDEUS Personificação do diabo Símbolo do mal Traziam doenças Tinham somente interesses financeiros Eram parasitas O Veneno deles invadiu a arte, cultura, literatura e teatro. OS JUDEUS

Arma principal de Hitler: Dom verbal Orador convincente. Discursos incitando a guerra. Manipulação das massas. Líder nato, controlava multidões. Não permitiu o livre-arbítrio de ideais. Aproveitou-se da fragilidade do povo judeu.

Origem das manifestações Será que Hitler, de certa forma, não representava o pensamento do povo Alemão? Não seria a idéia da cultura ocidental, que não imaginava tais conseqüências? Hitler pôs em prática, de maneira extremista ideais de boa parte das famílias da Alemanha.

Autores que influenciaram Hitler: O Francês Gustave Le Bon O Inglês Houston Stewart

O povo alemão, para Hitler Massa crédula, feminina, influenciável, inconsciente e ávida para se submeter a um líder. Tinha fanatismo pelo Germânico. Teve a decadência, por causa da mestiçagem.

O Nazismo perdura? Indiretamente, o Nazismo existe: Através do Racismo, em todos os países. Na censura política, ideológica e de imprensa. Quando a liberdade de expressão de um povo é retirada.

Esperança dos Filósofos Os Judeus se tornem colaboradores da construção da Razão. Colaboradores dos cidadãos. Do Estado moderno. Que os efeitos perversos da guerra sejam analisados.

Concepção de um líder Político-Hitler(Mein Kampf) Aquele que quer ser chefe carrega, com autoridade suprema e sem limites, o pesado fardo de uma responsabilidade total.Só um herói pode assumir esta função. Para restituir o nosso povo a sua grandeza e seu poder , é preciso, antes de mais, exaltar a personalidade do chefe e restabelecê-la nos seus direitos.(A.Hitler – Minha Luta)

A morte de Hitler Há controvérsias sobre a forma: Ataque cardíaco Recebeu um tiro na boca? Suicídio ou homicídio?

Pensamento “Quanto mais me pergunto sobre Adolf Hitler,mais difícil acho explicá-lo” - confessou recentemente uma das maiores autoridades no assunto, Allan Bullock, historiador. “Entender Hitler deve-se ter empatia”.

Referências Bibliográficas HITLER,Adolf, Mein Kampf(Minha Luta),1925,Paris,Nouvelles Éditions Latines, tradução de J-Gaudefroy-Demombines e A. Calmanttes,1934. Novo Manual, Nova Cultural-História Geral,São Paulo-Ed.2002,Editora Nova Cultural. www.bbc.co.uk www.ppresente.wordpress.com www.br.geocities.com Html.rincondelvago.com