Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manifesto Comunista K. Marx e F. Engels
Advertisements

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
Materialismo 1.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
O Welfare State e a Social Democracia
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Sob o domínio do Capital.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul PARTIDOS Professor: Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt 29/03/2008.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
“MANIFESTO COMUNISTA”
TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
DEMOCRACIA.
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA MARX / ENGELS
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CULTURA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
Prof. Everton da Silva Correa
Pensamentos, revoluções e unificações
O I L U M N S Professor: Odair.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Socialismo.
Sociologia Por quê?.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
 Grupo de estudos pretende cumprir o papel de proporcionar uma formação política voltada para a atuação prática a partir de uma analise classista.
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
MARX, CRÍTICO DE PROUDHON Marx. Marx próximo de Proudhon: Rejeita tanto a propriedade privada como o comunismo; Em “A Sagrada Família”, escreve Marx que.
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL DEMOCRACIA Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese Ijuí, abril de 2008 Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA De origens comum com outros movimentos da classe trabalhadora no século XIX que lutavam contra diferentes versões da repressão estatal – bismarckiana, militarista, bonapartista, clerical...(p.694). A Social-democracia têm suas origens nas correntes Socialista Sindicalista Anti-capitalista Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA Utilizavam os meios eleitorais para chegar ao poder Outros, formaram partidos políticos... Os sociais-democratas tenderam a se deslocar da esquerda para o centro-esquerda. Não há um fundador único: John Locke, Adam Smith ou Karl Marx (marxismo, socialismo utópico... (p.694) Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA Os sociais-democratas favorecem um forte estado democrático; Rejeitam o mercado como único árbitro da justiça e continuam situando a esfera pública acima do particular; Afastaram-se do socialismo revolucionário e romperam com o comunismo depois de 1919... (p.695) Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA À semelhança do estado de bem-estar, a social-democracia foi muito influenciada pelo Keynesianismo, embora favorecendo os que mostravam uma propensão maior a consumir do que a poupar (p.696) O estado atua como um estabilizador econômico e político, estimulando o crescimento e impedindo a recessão, como uma forma de gerenciamento de crises (Offe, 1984, p.148) Fonte: OUTHWAITE, W. BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA Para Bobbio (1995) o termo Social-democracia, usa-se para designar os movimentos socialistas que pretendem mover-se rigorosa e exclusivamente no âmbito das instituições liberal-democráticas, aceitando, dentro de certos limites a função positiva do mercado e mesmo a propriedade privada (p.1188) Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA Entre o capitalismo (reformismo burguês) e o socialismo revolucionário (p.1188) A Social-democracia é um partido revolucionário e não um partido que faz revoluções (Kautsky) (p.1189). A primeira experiência Social-democrata foi na Alemanha. A Social-democracia utilizou-se de todos os meios para chegar ao poder (eleições, partidos...) Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com

SOCIAL DEMOCRACIA Sofreu críticas por parte dos anarquistas (solidificar as estruturas capitalistas democráticas) Os sociais-democratas queriam chegar ao socialismo mediante a democracia. Os anarquistas queriam chegar ao socialismo através da revolução violenta (p.1189) Os sociais-democratas são, em outras palavras, reformistas... Tenderiam a aperfeiçoar o Welfare State... Dejalma Cremonese dcremo@hotmail.com