Criada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres – IESC, transformou-se na Universidade do Estado de Mato Grosso em 1993.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A Educação do Nosso Tempo
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Apresentação do Campus Porto Alegre
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Educação Ambiental - GPEEA
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DEMONSTRATIVO DOS ATENDIMENTOS NOS CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MATO GROSSO / 2010.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
I, II e III Edição Tratamento das informações Custo do serviço IV Edição SGO Migração dos projetos V Edição SGO Migração imediata dos projetos.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
CTR Nova Iguaçu.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas RITA BARRADAS BARATA AULA INAUGURAL ENSP 2008.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Diretoria de Gestão de Educação a Distancia - DEAD
O Programa Parceladas foi criado em 1992 com o objetivo de oferecer cursos presenciais de graduação na modalidade diferenciada de ensino que proporciona.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Criada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres – IESC, transformou-se na Universidade do Estado de Mato Grosso em 1993.

A Sede da UNEMAT localiza-se em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na região Sudoeste do Estado.

Compromisso Social Na condição de Instituição pública de ensino, pesquisa e extensão está voltada para: Contribuir com a construção da cidadania, promovendo o acesso ao conhecimento, à cultura e à tecnologia, pautando-se nos princípios de justiça social, de probidade, de ética, de planetariedade, de pluralidade e de qualidade; Exercer a democracia através da liberdade de pensamento e expressão, com gestão democrática e participativa, comprometida com a igualdade de oportunidades de acesso e socialização dos benefícios educacionais;

Compromisso Social Consolidar a autonomia didático-científica , administrativa, disciplinar e de Gestão Financeira e Patrimonial, garantida conforme o Capitulo III, Seção I – Art. 207 da Constituição Federal e Resoluções do Conselho Estadual de Educação e Estatutos da Instituição; Assegurar a qualidade das atividades em todos os setores acadêmicos e administrativos, de forma a corresponder com o que a sociedade espera e deseja de uma Universidade Pública.

Objetivos Estratégicos Com princípios de atuação pautados na prática democrática, na pluralidade de idéias, na vocação para o social, na preservação ecológica, na formação técnico-profissional das populações por ela alcançadas, seus objetivos são: Ministrar o Ensino Superior em diferentes campos do conhecimento humano; Estender à sociedade serviços indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo as áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas e Engenharias e Tecnologias;

Objetivos Estratégicos Garantir o acesso ao conhecimento cultural-científico e a participação da população no processo de desenvolvimento solidário e sustentável; Produzir e difundir conhecimentos necessários ao desenvolvimento cultural, científico e tecnológico das regiões mato-grossenses, respeitando as características sócios ambientais de forma a contribuir para o melhor uso sustentável dos recursos naturais; Identificar os problemas da população, contribuindo com alternativas relevantes para a melhoria da qualidade de vida.

PANTANAL AMAZÔNIA CERRADO UNEMAT presente nos três biomas mato-grossenses PANTANAL AMAZÔNIA CERRADO

COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNEMAT 10.473 Acadêmicos: 9.767 no Ensino de Graduação e 706 no Ensino de Pós-Graduação O Quadro de Docentes é composto por 43 doutores, 249 mestres e 470 especialistas e graduados, totalizando 762 703 Técnicos Administrativos COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNEMAT

Ensino de Graduação Nos 11 Campi Universitários e 11 Núcleos Pedagógicos da UNEMAT, são ofertados 74 cursos de graduação: 22 cursos de Bacharelados, 51 cursos de Licenciaturas Plenas e 01 de Bacharelado e Licenciatura.

Na UNEMAT em 2004 foram ofertadas 2 Na UNEMAT em 2004 foram ofertadas 2.430 vagas nos cursos de graduação, com 18.556 candidatos inscritos, em média 7,33 candidatos por vaga.

Cursos de Graduação por Modalidade de Ensino

Acervo Bibliográfico 2000 2004 Do inicio do PPA 2000/2003 ao início do PPA 2004/2007 percebe-se um aumento de 37% no acervo bibliográfico em todos os Campi Universitários.

Pesquisa Encontram-se em desenvolvimento na UNEMAT, 80 projetos de pesquisa, em diversas áreas do conhecimento, alguns em parceria com CNPq, FINEP, FAPEMAT, FAO, PROBIO, contando com a participação de 146 acadêmicos bolsistas na iniciação científica.

Algumas Pesquisas importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso Ferramentas Gerenciais de Apoio a Agricultura Familiar (Cáceres) Avaliação de fonte alternativa de biofertilizantes e diferentes tipos de cobertura de solo em sistema florestal (Cáceres) Bases de Pesquisas dos Biomas mato- grossenses (Cáceres) Adaptação de uma coleção de plantas medicinais a dois sistemas de cultivo: solteiro e consorciado (Cáceres)

Introdução e avaliação de genótipos de. bananeira Introdução e avaliação de genótipos de bananeira resistentes a Sigatoka Negra (Tangará da Serra) Influência da densidade e da época de semeadura na produção de gramíneas forrageiras no Sudoeste de Mato Grosso (Tangará da Serra) Quantificação das perdas de solo e da água em pastagem e em área de mata nativa (Tangará da Serra) Levantamento populacional das cigarrinhas da cana-de-açúcar e das pastagens e seus inimigos naturais (Tangará da Serra) Cultivo alternativo de algodão sob adubação orgânica e aplicação foliar de micro nutrientes (Tangará da Serra)

Avaliação de cultivares de algodoeiro e do. uso Avaliação de cultivares de algodoeiro e do uso de silicato de cálcio na produção de algodão (Tangará da Serra) Mudanças de solo na Amazônia: implicações climáticas e na ciclagem de carbono (Alta Floresta) Atividade enzimática e qualidade de sementes florestais submetidas a hipoxia, estresse hídrico e salino (Alta Floresta) Avaliação de sistemas de recuperação de pastagens degradadas na região da Amazônia mato-grossense (Alta Floresta) Análise de peixes nativos com potencial para aquarismo na bacia do Médio Rio das Mortes (Nova Xavantina)

Ecologia comparada em córregos do cerrado Ecologia comparada em córregos do cerrado mato- grossense: bases para o desenvolvimento sustentável (Nova Xavantina) Uso de indicadores ambientais na gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio das Mortes (Nova Xavantina) Avaliação da pesca e pecuária no pantanal (Cáceres) Segurança Pública e reintegração social (Sinop) Soluções de projetos logísticos de transporte e localização agropecuária no Estado de Mato Grosso (Sinop) Análise das políticas educacionais nos assentamentos de reforma agrária no norte de Mato Grosso (Sinop)

Projetos de Pesquisa em desenvolvimento Percebe-se um crescimento de 220% no número de projetos de pesquisa entre o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

Ensino de Pós-Graduação Encontram-se em andamento 15 cursos de especialização, com 685 vagas: Ensino da Matemática Análise Ambiental e Planejamento Urbano Contabilidade Pública e Auditoria Governamental Tendências Didático Metodológicas da Educação Ensino – Aprendizagem de Língua Inglesa Lingüística – Língua e Discurso Gestão de Pessoas Gestão Organizacional Gestão de Agronegócios Finanças e Gestão Empresarial Língua Portuguesa e Literatura Ecologia do Cerrado Educação Ambiental e Ecoturismo – Conservação da Amazônia Turismo e Desenvolvimento Regional Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Laboratórios Do inicio do PPA 2000/2003 ao início do PPA 2004/2007 percebe-se um aumento de 191% na quantidade de laboratórios em todos os Campi Universitários.

Extensão Universitária Assecom /Unemat Entre extensão e cultura encontram-se em desenvolvimento na Instituição 121 projetos, envolvendo diversas parcerias e a participação de 208 acadêmicos bolsistas.

Integração da Universidade com a sociedade Através das ações de extensão, aproximadamente seis mil pessoas são beneficiadas, destacando-se os projetos a seguir:

Piscicultura: uma alternativa econômica e social (Alta Floresta) Programa de implantação de sistemas agro-florestais (Alta Floresta) Orientação econômica e financeira para as empresas (Barra do Bugres) Coleta seletiva, reciclagem e aproveitamento do lixo urbano para produção de adubo orgânico (Barra do Bugres) Universidade da terceira idade (Cáceres) Ensino de línguas (Alto Araguaia) Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso (Cáceres e Luciara) Encontro Estadual de Economia Sócio-Solidária (Cáceres e Sinop)

Alfabetização Solidária (Sinop) Formação de Professores como Agentes Multiplicadores da DST/AIDS (Sinop) Empresa Júnior do Curso de Administração (Tangará da Serra) PRONERA Educação de Jovens e Adultos nos Programas de Assentamentos da Reforma Agrária (Pontes e Lacerda) Inclusão Digital e Cursos de Línguas abertos à comunidade (todos os Campi) Alfabetização de Jovens e Adultos na zona urbana de Nova Xavantina – PAJA; (Nova Xavantina) Por um Futuro Negro: Cor, Cidadania e Inclusão no Ensino (Cáceres) BB Educar e AABB Comunidade (Cáceres)

Projeto Kuratomoto "Nossa Gente Nosso Povo" - Proposta para implementação da tecnologia da Educação pelo Esporte (Cáceres) Escola de Aplicação e Valorização Humana – Ensino Fundamental (Cáceres) Incubação de Empreendimento Econômico Solidário em Mato Grosso (Cáceres) Centro Permanente de Educação Ambiental – CEPEA (Alta Floresta) Capacitação para a Iniciação em Informática (Barra do Bugres) Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ (Cáceres) Viajando com a Ciência (Cáceres)

Projetos de Extensão em desenvolvimento 2000 2004 Houve um crescimento de 98% no número de projetos de extensão e cultura entre o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

Acadêmicos Bolsistas 2000 2004 Nota-se um aumento de 160% do nº de acadêmicos bolsistas nos projetos de pesquisa e extensão, considerando o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

Campi Univesitários

Campus Universitário de Cáceres - 1978 Situado na Região Sudoeste, atende 2.576 alunos nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Computação, Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Cáceres e Campos de Júlio.

Campus Universitário de Sinop - 1990 Situado na Região Centro-Norte, atende 1.541 alunos nos cursos de Ciências Contábeis, Letras, Administração, Economia Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Sinop, Claudia, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Campus Universitário de Alta Floresta - 1992 Situado na Região Norte, atende 490 alunos nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, localizados no município de Alta Floresta.

Campus Universitário de Alto Araguaia - 1992 Situado na Região Sudeste, atende 410 alunos nos cursos de Letras e Computação, localizados no município de Alto Araguaia.

Campus Universitário do Médio Araguaia (Luciara) - 1992 Situado na Região Nordeste, atende 360 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Luciara, Confresa e Vila Rica.

Campus Universitário de Pontes e Lacerda - 1992 Situado na Região Sudoeste, atende 1.124 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Matemática e Zootecnia, localizados nos municípios de Pontes e Lacerda, Araputanga, Comodoro e Jauru.

Campus Universitário de Barra do Bugres - 1994 Situado na Região Oeste, atende 815 alunos nos cursos de Arquitetura, Ciências da Computação, Engenharia de Produção Agroindustrial, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais, Linguagem, Artes e Literatura para Educadores Indígenas, localizados no município de Barra do Bugres.

Campus Universitário de Nova Xavantina - 1994 Situado na Região Sudoeste, atende 778 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Turismo e Pedagogia, localizados no município de Nova Xavantina.

Campus Universitário de Colíder - 1994 Situado na Região Norte, atende 236 alunos nos cursos de Computação, Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia, localizados nos municípios de Colíder, Matupá, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Campus Universitário de Tangará da Serra - 1995 Situado na Região Oeste, atende 1.227 alunos nos cursos de Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, História, Letras, Educação Física, localizados nos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal.

Campus Universitário de Juara - 2003 Situado na Região Noroeste II, atende 210 alunos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras, localizados no município de Juara.

Resultados para Mato Grosso

Pessoas capacitadas ao exercício da investigação, ao magistério e outras atividades profissionais, através dos cursos de graduação e pós-graduação.

Pesquisas realizadas e divulgadas nas diversas áreas do conhecimento científico, filosófico, cultural e tecnológico.

Conhecimentos socializados e serviços prestados, através das diversas modalidades de extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento social e humano da população atendida.

(Fonte: Anuário Estatístico 2003) DADOS ORÇAMENTÁRIOS (Fonte: Anuário Estatístico 2003)

Receitas 2003 - Recursos do Tesouro

Número de Alunos Matriculados no Ensino de Graduação no final de 2003

Distribuição dos recursos do Tesouro por aluno matriculado no Ensino de Graduação - valor mês (2003)

Percentual por Grupo de Despesa Realizada (Balanço Geral 2003)

UNEMAT ESTADUAL E DE TODOS