CONCORDÂNCIA NOMINAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

Concordância Nominal.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes Demonstrativos
Concordância Nominal.
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Comunicação Linguística
Professor Carlos Zambeli
Concordância Nominal 2.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Adjetivos.
Concordância Nominal.
Substantivo, artigo e adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Concordância nominal.
Relações de concordância entre partes da oração
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Dito e Feito, 6.º ano Constituintes da frase Porto Editora.
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Sinal Indicativo de Crase
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
Particularidades Gramaticais Aula 1
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Emprego dos Porquês.
Uso de há, a , à.
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Concordância nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL

Concordância é harmonização de flexões nas palavras, de acordo com a norma culta. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre o substantivo e os seus determinantes (adjetivo, pronome, artigo, numeral e particípio).

A regra geral é de que os determinantes do substantivo concordem com ele em número e gênero. Exemplos: Esta linda mulher é suspeita de assassinato. Todos os países incluídos na lista serão aceitos no acordo.

Quando um adjetivo vem após dois ou mais substantivos do mesmo gênero, há duas opções corretas. Adjetivo vai para o plural, assumindo o gênero dos substantivos; Exemplo: Rosa, margarida e violeta cheirosas. O adjetivo concorda com o último substantivo em gênero e número. Rosa, margarida e violeta cheirosa.

Quando um adjetivo vem após vários substantivos de gêneros diferentes, há duas opções corretas. O adjetivo vai para o masculino plural. Exemplo: Calça, casaco e blusa limpos. O adjetivo concorda com o último substantivo em gênero e número. Calça, casaco e blusa limpa.

Quando um adjetivo vem antes de vários substantivos, o adjetivo concorda com o primeiro substantivo em gênero e número. Exemplo: Bons legumes, frutas e verduras.

Casos que geram dúvidas Alerta: é invariável. Exemplo: Todos estavam alerta Anexo: concorda com o nome a que se refere. Seguem as fotos anexas. Bastante: quando é pronome, concorda com o nome a que se refere; quando é advérbio, torna-se invariável. Exemplos: Há bastantes pessoas aqui . As pessoas estão bastante felizes.

É bom, é necessário, é preciso, é proibido: concordam com o nome a que se referem, quando esse é precedido de artigo ou pronome; quando o nome não é precedido de artigo ou pronome, ficam invariáveis. Exemplos: É proibida a entrada. É proibido entrada. Meio: quando é numeral, concorda com o nome a que se refere; quando é adverbio, torna-se invariável Tomou meia taça de vinho. Estou meio cansada.

Menos: é invariável. Exemplos: Há menos pessoas agora. Mesmo: quando é pronome, concorda com o nome a que se refere; quando é adverbio, torna-se invariável. Ela mesma fez o exercício. Ela fez o mesmo exercício.

Obrigado: quando uma pessoa do sexo masculino agradece, deve dizer obrigado; quando uma pessoa do sexo feminino agradece, deve dizer obrigada. Pouco: quando é pronome, concorda com o nome a que se refere; quando é advérbio, torna-se invariável. Exemplos: Comprou poucos itens. Ficaram pouco no supermercado. Só: quando significa sozinhos ou sozinhas apresenta plural; quando significa somente, é invariável. Queriam ficar sós. Só quer dormir.