Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

“Ecologia quantitativa”
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
ANÁLISE DISCRIMINANTE
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Modulo II: Ecologia de Indivíduos e Populações Ecologia de Comunidades
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL Observação da vegetação.
Biologia Pesqueira Docente: João Correia Gabinete: 6 Biologia Marinha e Biotecnologia Ano lectivo 2013/2014 Créditos:6.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
Incosistência Dinâmica
“Análise ambiental, modelagem e previsão de impactos”
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Rede EcoVazão Objetivo Geral
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
XVI CONIRD - Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem - Goiânia - junho 2006 Produtor de Água Critério de Outorga Sazonal para Agricultura Irrigada.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Potencialidades da rede GBIF para o utilizador
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Impacte dos fogos florestais em ecossistemas aquáticos mediterrânicos do Sul de Portugal (ribeiras da Serra de Monchique) P. Pinto 1 A. Pedro 1 E. Mourinha.
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Genética, conservação e manejo da fauna aquática da várzea Amazônica
Translocação de fauna Grupo 2 Agosto Documento base Implementação de um empreendimento que prevê a supressão de uma grande área de vegetação nativa.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
XII Congresso Brasileiro de Limnologia
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. David G. McGrath Coordenador.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
BIOGEOGRAFIA.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
O Ciclo de Vida da Pesquisa
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Problema 02 Grupo 02. Com base na literatura, avalie se as evidências apresentadas levaram em consideração corretamente a dinâmica espacial e temporal.
Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos
Lídia Andrade Lourinho
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Metodologia da Pesquisa
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Desafios da Logística Brasileira
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo 04 de Março de 2013 Ecossistemas do ES.
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 25 de Março de 2013 Rios do Espírito Santo.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
AHE Santo Antônio e AHE Jirau ICTIOFAUNA E PESCA.
Rafael Antunes Dias Dep. Ecologia, Zoologia e Genética – UFPel Workshop “Ecologia, Conservação e Manejo de Habitat para Aves Limícolas no PARNA da Lagoa.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Transcrição da apresentação:

Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1

TEMA 1 Uma empresa PP, em conjunto com o órgão estadual de Energia EE apresentou uma proposta de barramentos em todos os principais tributários de um rio de grande porte RR na Amazônia, porém não no principal Foram feitos diversos estudos sobre a biota aquática dos tributários a serem barrados Para esta disciplina nos concentraremos em uma espécie de peixe Brachyplatystoma rousseauxii - dourada (ex - B. flavicans), importante economicamente para populações locais e empresas pesqueiras nacionais e internacionais

Principal resultado e conclusões dos estudos realizados, em relação à espécie: Não foi detectada a presença do peixe nos tributários a serem barrados, ou sua abundância foi muito baixa quando comparada à abundância no rio principal O estudo concluiu que o peixe não utiliza ou utiliza muito pouco os tributários, portanto as barragens teriam impacto mínimo sobre suas populações

PROBLEMA 1 Avaliação crítica sobre as conclusões do estudo de impacto apresentado, considerando se os impactos sobre as populações da espécie foram bem dimensionados e se as conclusões estão bem fundamentadas.

PERGUNTA Os barramentos dos tributários são prejudiciais às populações da espécie Brachyplatystoma rousseauxii - dourada?

Conclusão Argumento Evidência O barramento tem pouco impacto sobre as populações e sobre a indústria pesqueira. O peixe não utiliza ou utiliza pouco os tributários. Baixa abundância da espécie nos tributários nas duas épocas amostrais. Não haverá impacto imediato ou futuro dos barramentos de tributarios sobre as populações da Bacia do Rio RR. O estoque de peixes não seria afetado devido a manutenção de adultos reprodutivos. Estudo prévio no Rio R2 não apresentou diferenças significativas entre as abundâncias de adultos entre o ano anterior e posterior ao barramento. Diferenças detectadas entre as populações de peixes jovens entre o ano anterior e posterior ao barramento.

Metodologia Crítica Malha amostral Coletas nos 25 pontos onde serão instalados o barramento. Não fundamentou a metodologia para determinar a quantidade e distribuição dos pontos amostrais. Coletas apenas nos locais de barramento (1 Km de distância) nos rios tributários. 5 pontos amostrados no rio principal. Técnicas de coletas Foram usadas algumas técnicas de coleta de peixes, especialmente redes de espera com diversas malhas, e compra de peixes, pescados por pescadores locais próximos aos pontos de amostragem. Não apresentou argumentos para fundamentar as técnicas utilizadas. Periodicidade Realizada durante 10 dias (5 em período seco e 5 chuvoso). No meio da época seca (junho) e no inicio da época chuvosa (novembro). Não amostrou na época em que os rios estariam cheios. A amostragem foi feita em um ano somente.

CONCLUSÕES Os impactos sobre as populações da espécie foram bem dimensionados? As conclusões estão bem fundamentadas? As conclusões não estão bem fundamentadas. Não existe evidência que a escala temporal/espacial utilizada para coleta de dados é adequada para as conclusões apresentadas. Com base nas referências e nos dados coletados ainda permanece a dúvida se a diminuição de jovens possivelmente não afetará o estoque da espécie. Ainda assim ele conclui que não haverá impacto imediato ou futuro sobre as populações. Não foram levados em consideração os processos ecológicos que serão impactados e o efeito disso nas populações da espécie Falta caracterizar a biologia e ecologia da espécie