REVISÃO Comunicação Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

O consumidor e a propaganda
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Processo de Comunicação
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
Assessoria Organizacional e RP
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
François Laplantine Liane Trindade
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Técnicas de comunicação e expressão
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
A notícia.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Comunicação Empresarial
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
PROMOÇÃO.
Comunicação.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
Comunicação Empresarial e Negociação
O processo de comunicação
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem e comunicação
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Homem X Comunicação.
1.3 Comunicação e indivíduo
Comunicação.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Comunicação.
II Unidade Semiótica.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Maria de Lourdes Bacha Senai
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Elementos básicos da linguagem
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
Comunicação e Linguagem
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
Escola: Coopen Série: 5°ano A Aluno: Arthur Pires Carrile c.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Ciberespaço e leitura:
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO Comunicação Social

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Consiste na transmissão de idéias, signos através de um canal, utilizando-se de um código.

PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

Processo da Comunicação canal mensagem EMISSOR codificação RECEPTOR decodificação

ELEMENTOS DO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO Emissor: A fonte da informação. É a parte que codifica e envia a mensagem para o receptor. Mensagem: A informação a ser passada. Pode ser verbal ou não verbal. Canal: Meio pelo qual a mensagem é enviada pelo emissor ao receptor. Receptor: A parte que recebe e decodifica a informação.

PROCESSO DA COMUNICAÇÃO Codificação: é feita pelo emissor. Ou seja, a parte que envia a mensagem escolhe um determinado código (verbal ou não verbal) para dar forma à mensagem desejada. Decodificação: é feita pelo receptor. É o ato de cruzar o código da mensagem enviada com o repertório do receptor para compreender a mensagem.

Mensagem São produtos do pensamento comunicados por meio de um sistema semiótico chamado LINGUAGEM e que se expressam por enunciados. Linguagem: Língua + Fala Língua: código – recobre a parte social da linguagem; passiva; não é absolutamente um ato. Fala: recobre a fala individual da linguagem; dinâmica, ativa, operacional.

Exemplos de códigos Língua portuguesa, língua inglesa, etc. Libras (Língua Brasileira por Sinais). Demais gestos e expressões.

Meio ou Veículo? Meio: é utilizado para a transmissão da mensagem, podendo contar com aparato tecnológico. Veículo: é a empresa, emissora ou entidade que faz uso de um determinado meio.

Meio x Veículo Um mesmo veículo pode utilizar diversos meios diferentes para se comunicar: Rede Globo: TV, Rádio, Jornal, Internet.

Canais / Meios Meios impressos: jornais, revistas, cartas, cartazes. Meios audiovisuais: TV, Cinema, etc. Auditivos: Fala. Mídias digitais: Internet, celulares, aparelhos eletrônicos, etc.

Diferenças entre os meios Aspectos a serem considerados: Abrangência Público-alvo Objetivos da mensagem

Diferenças entre os principais meios TV: grande abrangência, forte poder de penetração na população. Utilizado para mensagens que precisam atingir um grande público. Jornal: menor abrangência, possui caráter documental para pesquisa posterior. Tem grande credibilidade. Rádio: abrangência mediana, porém de muita agilidade. Internet: ágil, abrangência relativa.

Mídias As mídias começam a utilizar suportes de outras: Rádio Web TV WEB Câmeras fotográficas digitais Cinema na Internet TV digital interativa

Ruídos no processo comunicativo

Ruídos no processo comunicaivo Ruído é tudo aquilo que afeta a transmissão da informação. Não é sinônimo de barulho. Pode interferir em qualquer um dos elementos do processo comunicativo. Leva a um entendimento errado da mensagem.

Ruídos no processo comunicativo

Ruido organizacional: empresas com setores que operam idependentes e até competem um com o outro - por exemplo, “loja real“ versus “loja virtual" versus "vendas por telefone". Funcionários que trabalham em um canal tentam guardar clientes que usam só o seu canal. Ruido semântico: é um problema com a língua de interpretação. Ocorre quando um cliente telefona para uma empresa e o atendente não é fluente na linguagem do cliente, confundindo-o mais do que ajudando. Ruido técnico: ocorre internamente e pode interromper um canal de comunicação. Um exemplo do ruído técnico é o bloqueador de imagens do Outlook em uma mensagem de e- mail em HTML. O cliente não recebe a mensagem na sua forma desejada, então literalmente não recebe a mensagem.

Exemplo de ruído

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

MODIFICAÇÕES DAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO Inovações tecnológicas Surgimento de novas mídias Novas formas de se comunicar

Indústria Cultural Consiste no processo de mercantilização de bens simbólicos.

Semiótica É o estudo dos signos. É a ciência que tem por objetivo investigar todas as linguagens possíveis. A cabeça une-se ao tronco pelo pescoço. Ele é o cabeça da rebelião. Sabrina tem boa cabeça.

Semiótica Signo: É tudo aquilo que representa algo para alguém. É algo que está no lugar de outra coisa. São, portanto, sinais representativos. Algo que está por outra coisa.

Signos Signo natural: traz significado pela sua própria natureza. Signo arbitrário: parte de uma regra ou convenção, definida, normalmente, por um conjunto de signos organizados.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO SIGNO O signo só tem sentido quando o repertório do receptor permite compreender a idéia. Ou seja, o signo precisa, de fato, trazer significação para o decodificador.

Signos Imagem acústica: o som da palavra Imagem mental: conceito.

Palavras X Imagens Cadeira Significante: é a parte material do signo (palpável). Significado: é o conceito ou idéia veiculada pela parte material, é a escrita.

Símbolo Funciona não por semelhança, mas por uma vaga sugestão ou alguma relação acidental ou convencional Objeto sucetível de autentificar alguma coisa ou de marcar uma convenção