TIPOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Livro: do Saibro ao Iphone Feira do Livro – 2007 Jorge Campos / PUCRS
Advertisements

Tipografia.
Desenvolvimento histórico
Entrada e Saída Introdução.
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Espionagem na Internet
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Seleção de Materiais Especiais
Composição e Projeto Gráfico
Composição e Projeto Gráfico
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Tipografia – Sua trajetória
Concurso Paulista de Criação Literária.
Artes Gráficas.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Seleção e Combinação Criativa de Fontes
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
História do Design Gráfico introdução. Design Gráfico e Comunicação Visual; origem / finalidade / conseqüências; Design Gráfico é a atividade que envolve.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Módulo 4- Design Multimédia
Jornal como Recurso Didático
RESOLUÇÃO DA IMAGEM O espaçamento dos pixels em uma imagem determina a sua resolução, medida em pixels por polegada (pixel per inch - ppi) ou ponto por.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Vou te contar como o livro surgiu É uma história antiga... vem cá!
Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes
Documentação de Software
Planear um Website Principais etapas.
Curso sobre Revista.
MARCA, LOGOTIPO E SÍMBOLO – IDENTIDADE VISUAL
Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual.
Ilustração.
2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Estrutura física da revista
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
TIPOLOGIA E DESIGN.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Projeto Editorial.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Cultura Digital 2015.
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Aplicativos Web – Web Design
Design Multimédia Sara Sousa nº30.
O aparecimento da escrita e seus possíveis suportes e formatos
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Introdução ao Design Gráfico
Editoração Aula 1 – Conceitos e um pouco da história – da editoração tradicional ao formato eletrônico Professor José Antonio Machado Nascimento.
Tipografia Fabio Baptista.
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Composição e apresentação da embalagem
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Arquitetura geral de computadores
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Teorias e Técnicas de Comunicação
Linha do tempo Erick Magalhães Gisele Lima Ítalo Moreira Paulo Vitor Raquel Coutinho Victor Hugo Componentes:
Criação da marca.
Professor Jardson Brito
A TIPOGRAFIA NO CINEMA.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

TIPOGRAFIA

Tipografia A tipografia é a arte de compor um texto, visando torná-lo facilmente legível e adaptado ao contexto em que é lido e aos objetivos com que foi publicado.

História da Tipografia Na classificação tradicional acadêmica, é comum atribuir à Pré-História os eventos que não foram registrados de forma escrita – escrita com hieróglifos, pictogramas ou alfabetos fonéticos. A Pré-História tem a haver também com toda uma série de “eventos coletivos”, normalmente não atribuíveis a indivíduos identificáveis. Nesta ordem de idéias, a História ocupa-se dos eventos registrados em suportes de qualquer tipo (pedra, pergaminho, etc.) e muitas vezes atribuíveis a personalidades identificadas – a Afonso Henriques, para dar um exemplo.

História da Tipografia Há 5.000 anos, muito antes de usarem alfabetos, os habitantes pré-históricos da Península Ibérica identificavam os membros das suas elites gravando desenhos em placas de xisto, que eram depositadas junto os túmulos, representando a introdução aos sistemas mais complexos que vieram depois. PLACAS DE XISTO

Tipografia PLACA DE XISTO As Placas de Xisto foram feitas por padrões gráficos gravados em pedras — padrões para fixar as linhagens dos clãs peninsulares, compondo um sistema de comunicação social com suporte em registros gráficos – sistema este obviamente praticado muito antes da introdução de alfabetos escritos.

História da Tipografia A materialização das letras em metal limitou drasticamente os caprichos da estética da letra manuscrita, mas também anulou as variações (e os erros) dos copistas. Em vez de manu-scritos e de cali-grafia, passamos a ter uma tipo-grafia. No Século XV, os tipos, que haviam sido inventados pelos chineses, foram adaptados por Gutenberg quando foi inventada a prensa mecânica. TIPOS

Tipografia A tipografia clássica baseia- se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos: os tipos. O compenedor, invenção prática de Gutemberg, servia para receber os tipos e formar uma linha de texto.

Tipografia A Bíblia impressa por Johannes Gutenberg é o símbolo-chave de um momento de transição da história humana. Dos 180 exemplares do primeiro livro impresso do mundo – a Bíblia – existem atualmente apenas 49 exemplares.

Tipografia A sua invenção, a IMPRENSA, provocou uma revolução: a propagação do conhecimento para todos. Página de um exemplar da Bíblia de 42 linhas, o primeiro livro europeu impresso por processo industrial.

Tipografia A diferença entre os tipos chineses e os de Gutemberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos.

Tipografia Mesmo com o advento dos computadores e da edição eletrônica de texto, a tipografia permanece viva nas formatações, estilos e grafias. Em formatos de web design, por exemplo.

Tipografia Por muito tempo o trabalho com a tipografia, como atividade projetual e industrial gráfica, era limitado aos tipógrafos (técnicos ou designers especializados), mas com o advento da computação gráfica a tipografia ficou disponível para designers gráficos em geral e leigos.

Tipografia Hoje qualquer um pode escolher uma fonte (tipo de letra) e compor um texto simples em um processador de texto. Mas essa democratização tem um preço, pois a falta de conhecimento e formação adequada criou uma proliferação de textos mal diagramados e fontes tipográficas mal desenhadas. Talvez os melhores exemplos desse fenômeno possam ser encontrados na internet.

Existem imensos exemplos de páginas agressivas aos olhos do leitor em que ele se tem de esforçar demais para poder ler algo. Algo que não aconteceria se o autor soubesse algo de Tipografia.

Tipografia Na grande maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação.

Tipografia Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.

Tipografia No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada: de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

Tipografia Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

Tipografia O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem. A tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design.

Tipografia / Tipografia TIPOS LETRAS SERIFADAS Times New Roman ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890?! LETRAS SEM SERIFA Arial ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

TIPOS exemplos

TIPOS exemplos

TIPOLOGIA Para o designer que se especializa nessa area, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design grafico.

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA em logomarcas

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA Jornais CDs Revistas

TIPOLOGIA na rua

Fim