Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bela e o Monstro.
Advertisements

Saci perere.
Trabalho de Portugues.
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
CULINÁRIA.
Filosofia - 6º ano Profª Yama Elice
Danças Africanas.
SÃO JOÃO.
NADA ACONTECE POR ACASO!
AUMENTE O SOM ! PARA CONTINUAR Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
Folclore Brasileiro.
A origem do teatro.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
OS CAMINHOS DE DEUS.
Vamos conhecer alguns deles?
Pudim de Morango com Gengibre
SÃO JOÃO.
A Bruxa da Internet História escrita por Renan dos Anjos Dias
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
O Saci-Pererê também tem seu dia
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Nome RAQUEL N 23 Professora Joice
Pedro Luiz Professora: Joice integral
Bianca Araujo Profª Joice 5° Ano integral
Nome : Guilherme Aversan 5º integral Professora Joice
Ana Caroline 13/8 3 C integral Pro Joice
Autor desconhecido Formatado por Leonil
ANJO NEGRO.
FESTA DE SÃO JOÃO.
Quadrinhas Populares Professora Janete.
Nome: Lara Ano: 4º Ano Integral Professora: Joice
Folclore.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Folclore Brasileiro . Caroline Nº10.
FOLCLORE Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
Saci-pererê FAIXA 10 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
Flávia Abreu Farias 4°ano A
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Componentes:Isabelli,Fernanda,Alice, Marlise
Folclore brasileiro leonardo.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
ESCOLA MUNICIPAL DE MUSSURUNGA APRESENTA FOLCLORE, CULTURA E DIVERTIMENTO SEJA BEM VINDO.
Folclore Brasileiro Beatriz Nº6 4ºano A.
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
TRABALHO DE PORTUGUÊS.
No interior do Brasil, apesar da evolução da ciência e tecnologia, as pessoas continuam com a simplicidade natural da alma interiorana; mesmo possuindo.
Transcrição da apresentação:

Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice Folclore Brasileiro Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice

O que é Folclore ? Folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares é constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem do Inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore sabedoria e conhecimento

Parlendas Era uma bruxa À meia-noite Em um castelo mal-assombrado com uma faca na mão Passando manteiga no pão. Cala a boca! Cala a boca já morrei Quem manda em você sou eu! - Coco pelado Caiu no melado Quebrou uma perna Ficou aleijado

A lenda do Saci O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.

A lenda do bumba meu boi Bumba meu Boi é uma dança folclórica da cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente

Oque é, oque é O que é que fica no meio do gol? A letra O

Bolo de milho Ingredientes 1 lata de milho 1 lata de açúcar 1 lata de leite Meia lata de óleo 3 ovos Modo de Preparo Bata tudo no liquidificador unte a forma coloque para assar tempo de preparo 45 min.

Agora é minha vez... Lenda: O potato. Num certo dia ne um simples acampamento, um grupo se adolescentes foi até a mata para contar histórias de terror, e comer guloseimas quando começaram a contar as histórias de terror perceberam que não trouxeram as guloseimas então viram um campista cheio de plantações de batatas, ele perguntaram se podiam pegar algumas o campista disse que não porque as batatas eram amaldiçoadas e quem as comesse a batata reencarnaria na pessoa que a comeu então ele disse que ele era chacal e só os chacais poderiam manter essa ameaça presa. Na noite seguinte o mesmo grupo de adolescentes foram de madrugada pegar as batatas do chacal, a batata era muito diferente de qualquer outra e então foi reencarnando no corpo de cada um que passasse por lá desde então não se sabe em quem elas estão encarnadas.