CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
07 a 11 de Junho FTC Salvador.
Advertisements

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Bruna Lima e Maryanne Morais
Estado de Santa Catarina
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
Amigo de verdade é aquele do peito. Cuide bem do seu coração!
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
MINISTÉRIO DO ESPORTE. MINISTÉRIO DO ESPORTE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR – ASCES Convênio: 112/2008 Vigência: 25 meses Atendimento de:
Cartilha de Dengue.
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
Prevenção Contra a Dengue
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
A A B B.
Grupo de Desenvolvimento Profissional
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Programa Prevenir DER São Bernardo
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Cuidados em saúde nos abrigos
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
Rio Mulher.
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – GUARULHOS DIA D = 08 DE MARÇO DE 2014
Regionalização Solidária.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
ESF Integralidade da assistência
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Silvana Regina Greco Facio -Expositora 1. INTRODUÇÃO NGA Santa Cruz –PAM Santa Cruz (Inamps) –Call Center (Estado) –Atenção Básica criança, gestante,
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Prefeitura Municipal de Carapicuiba Secretaria Municipal de Saúde
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMITÊ MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DENGUE 2012.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
Vigilância Epidemiológica
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Aedes: criadouros e soluções
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO: CARAVANA DA SAÚDE PATO BRANCO (PR)

DIRETORIA 2007/2008 Presidente: José Maria de Araujo Perpétuo Filho; Vice Presidente: Maria de Fatima Borges Secretária Executiva: Anne Cristine Gomes da Silva 2º secretário: Luiz Antonio Bertassi de Miranda.

Secretaria Municipal de Saúde, 7ª Regional de Saúde, FADEP. Parceria Secretaria Municipal de Saúde, 7ª Regional de Saúde, FADEP. Colaboradores Entidades afins, governamentais e ou não governamentais. Objetivo geral Efetivar a oferta periódica de orientações e intervenções em saúde básica à população dos bairros de Pato Branco. Público alvo População de todas as idades. Regiões atingidas Zona Sul e Zona Norte Nº População beneficiada Início do Projeto 1º de maio/2008 Orçamento anual do CMS 12.000,00

A Constituição Federal 1988 que institui o Sistema Único de Saúde, destaca em seu artigo 196, seção II, a saúde como “ Direito de todos e dever do Estado”. Entretanto, a cultura de um povo, resultado da educação passada de geração em geração, pode garantir maiores e melhores níveis de saúde a partir de medidas preventivas, desonerando o Estado e propiciando Qualidade de Vida compatível com os anseios da população. O Conselho Municipal de Saúde de Pato Branco, elegeu a educação em saúde no desenvolvimento de seus projetos sociais, buscando unir esforços com a comunidade e buscar parcerias, promovendo engajamento com a sociedade. Partindo desta premissa, entende-se que as ações efetivas para melhora da saúde da comunidade, devem necessariamente estar integradas ao comprometimento de toda a sociedade- profissionais liberais, educadores, trabalhadores e empresas e com organizações governamentais e não governamentais, os quais juntos poderão tornar possível a formação de uma “ cultura para a saúde” entre a população patobranquense, e colocar Pato Branco entre os municípios de mais elevada condição de saúde e qualidade de vida do país.

Objetivos específicos Conscientizar a população local sobre a importância de cuidados preventivos e constantes em saúde. Conscientizar a população a respeito de seu papel na multiplicação e manutenção da saúde da comunidade. Incentivar a monitoração periódica da pressão arterial de adultos e crianças, como forma de prevenção de acometimentos decorrentes de alterações silenciosas da hemodinâmica(IAM e AVE); Incentivar e facilitar a investigação e controle da diabetes; Orientar a respeito das doenças próprias das diferentes faixas etárias, e formas de prevenção; Fornecer orientações nutricionais específicas a infância, terceira idade e período gestacional, bem como incentivar hábitos de alimentação saudável e de baixo custo à população carente;

Orientar a respeito de fatores pertinentes a saúde mental e as formas de tratamento disponíveis para os comprometimentos que afetam a mente humana; Incentivar a prática de atividades físicas e cognitivas através de ações recreativas e de promoção de saúde; Informar a respeito das conseqüências da má postura em idade escolar e no decorrer da vida, orientando o correto posicionamento postural de acordo com diferentes atividades praticadas; Salientar a importância da vacinação infantil e adulta e incentivar o comparecimento em campanhas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde; Orientações sobre auto-medicação, prazos de validade, higiene básica, manipulação de alimentos e a importância de alimentos inspecionados; Orientar sobre a necessidade dos exames de prevenção do câncer de mama, colo de útero, próstata, intestino, entre outros;

Plano de Ação Será convocado dois representantes de cada parceiro, para desenvolvimento do Projeto, respeitando os objetivos específicos.

CONTAMOS COM VOCÊS!

1ª Reunião “CARAVANA DA SAÚDE” 26/03/2008 Pauta: Apresentação do Projeto INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-MAIL ASSINATURA CELULAR CMS Anne Cristine sadt@patobranco.pr.gov.br Jose Maria RS Rosa Maria Pelegrini rosamariapel@hotmail.com Maricea Engel ma.engel@superig.com.br FADEP Gisele Parzianello nutricao@fadep.br Graciela Cabreira enfermagem@fadep.br SMS Terezinha Furlaneto terezinhamf@gmail.com Flavi Ceni Zuleide Oldoni zuzuoldoni@hotmail.com same7rs@pr.gov.br

2ª Reunião “CARAVANA DA SAÚDE” 02/04/2008 Pauta: Ações das entidades INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-MAIL ASSINATURA CELULAR CMS Anne Cristine sadt@patobranco.pr.gov.br Jose Maria negoperpetuo@gmail.com RS Rosa Maria Pelegrini rosamariapel@hotmail.com Maricea Engel ma.engel@superig.com.br FADEP Gisele Parzianello nutricao@fadep.br Graciela Cabreira enfermagem@fadep.br SMS Terezinha Furlaneto terezinhamf@gmail.com Flavi Ceni Zuleide Oldoni zuzuoldoni@hotmail.com same7rs@pr.gov.br

DECISÕES ACORDADAS Conforme acordado com Vossa Senhoria, a Caravana da Saúde, irá ser realizada nos dias: Zona Norte: 11 de junho- à noite, no pavilhão do bairro Vila Esperança (palestra e teatro)- Bairros contemplados: Vila Esperança, Aeroporto, Anchieta, Bortot, Vila Isabel, São Luiz, Pagnoncelli, Fraron, Sambugaro. 12 de junho- à noite, Escola Municipal Alto da Glória (palestra e teatro); Bairros contemplados: Alto da Glória e São João 13 de junho- à noite, no Planalto, no pavilhão da capela (palestra e teatro); Bairros contemplados: Planalto e Bela Vista 14 de junho- 8horas às 17horas no pavilhão do bairro Vila Esperança (diversas atividades); Bairros contemplados:Vila Esperança, Aeroporto, Anchieta, Bortot, Vila Isabel, São Luiz, Pagnoncelli, Fraron, Sambugaro, Planalto e Bela Vista, Alto da Glória e São João. Zona Sul: 04 de junho- à noite, no pavilhão do bairro Alvorada e ou na antiga igreja (palestra e teatro). Bairros contemplados: Alvorada, Venesa, Cristo Rei, Novo Horizonte, Gralha Azul, Lago Azul, Sudoeste e Santo Antonio. 05 de junho- à noite, no bairro São Cristovão palestra e teatro 06 de junho- à noite, no bairro Industrial palestra e teatro 07 de junho- 8horas às 17horas no pavilhão do bairro Alvorada (diversas atividades). Solicitamos confirmação dos locais e solicitação de possíveis até a segunda feira, dia 05 de maio/08. Informamos que durante estes dias, será trabalhado o tema: “Dengue e Febre Amarela”. Temáticas trabalhadas nos dias 04/05 e 06

RS- Apoio logístico e transporte. CMS- Logística. Outras Atividades DECISÕES ACORDADAS SÁBADOS DIA 07/06 E 14/06 FADEP- Participará com os cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, com as seguintes atividadesPastoral Dados Antropométricos e Clínicos ; Risco de complicações metabólicas associadas a obesidade; Teste de flexibilidade;Espirometria; Manovacuometria; Parecer da função pulmonar; Parecer da força muscular respiratória; Perfil do estresse do sujeito; Coleta de preventivo de câncer de colo uterino; Exame Clínico de mama; Teste de stress; Avaliação postural; SMS- Participará com os serviços de agendamento, Enfermagem, Farmácia, Laboratório, COAS, CAPS,Vigilância Sanitária, com as seguintes atividades: Encaminhamento para exames de mamografia através do Programa Mama Mia; Imunização; Orientações sobre auto-medicação com coleta de medicamentos; Orientações e demonstrações sobre importância de alimentos inspecionados; Programa PSA ; Programa de combate ao fumo. RS- Apoio logístico e transporte. CMS- Logística. Outras Atividades

DENGUE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Bairro Alvorada Bairro Vila Esperança Pipoca, pinhão, pé-de-moleque, refri Coleta de medicamentos Cadastro FADEP Saúde da mulher VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde do homem FADEP IMUNIZAÇÃO FADEP FADEP ODONTO FADEP FADEP FADEP FADEP SMS TABAGISMO

CUIDADO! A DENGUE PODE MATAR!

COMO SE PEGA DENGUE? A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é muito pequeno, mas fácil de identificar pelos seus hábitos. CUIDADO! A DENGUE PODE MATAR!

Como é o mosquito? É escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum. Pica durante o dia Se desenvolve em água parada e limpa. CUIDADO! A DENGUE PODE MATAR!

ATENÇÃO  Um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.   CUIDADO! A DENGUE PODE MATAR!

CUIDADO! A DENGUE PODE MATAR!

CUIDADO... VOCÊ PODERÁ SER O PRÓXIMO (PAPEL SULFITE).

Fadep: 15 mesas Alimentação; material impresso, ponto para computador, ponto de luz;transporte, no de alunos, spot, chamada do evento. RS: transporte, material informativo; kit de preventivo, preservativos. SMS: Kit preventivo, materil informativo, micro, vacinas, Ze: Educação: Professor Educação Física, Cama elástica, palhaço, informações sobre dengue e febre amarela com cronograma das palestras, nas escolas. SADT@PATOBRANCO.PR.gov.BR annec@onda.com.br

Participe! É gratuito BANNER PROJETO: CARAVANA DA SAÚDE  A Caravana chegou na sua comunidade....trazendo esclarecimentos sobre hábitos saudáveis e atendimento de saúde. Participe! É gratuito Iniciativa: logo CMS Realizadores: CMS FADEP Prefeitura Municipal 7ª RS

PROJETO: CARAVANA DA SAÚDE BANNER PROJETO: CARAVANA DA SAÚDE   A Caravana irá também na sua comunidade....trazendo esclarecimentos sobre hábitos saudáveis e atendimento de saúde. Aguarde! Próximo local: Data: Iniciativa: logo CMS Realizadores: CMS FADEP Prefeitura Municipal 7ª RS

Zona Sul: Zona Norte: Programação da Caravana: * 04 de junho- à noite, no pavilhão do bairro Alvorada e ou na antiga igreja (palestra ). Bairros contemplados: Alvorada, Venesa, Cristo Rei, Novo Horizonte, Gralha Azul, Lago Azul, Sudoeste e Santo Antonio. 05 de junho- à noite, no bairro São Cristovão ( palestra) Bairros contemplados: São Cristovão, Jardim Floresta, São Roque e Morumbi. 06 de junho- à noite, no bairro Industrial , pavilhão da capela do bairro industrial ( palestra) Bairros: Industrial, SÃo Vicente, Bonato. * 07 de junho- 8horas às 17horas no pavilhão do bairro Alvorada (diversas atividades). Bairros contemplados: Alvorada, Venesa, Cristo Rei, Novo Horizonte, Gralha Azul, Lago Azul, Sudoeste e Santo Antonio, São Cristovão, Jardim Floresta, São Roque e Morumbi, Industrial, Sâo Vicente, Bonato. Zona Norte: 11 de junho- à noite, no pavilhão do bairro Vila Esperança (palestra)-Bairros contemplados: Vila Esperança, Aeroporto, Anchieta, Bortot, Vila Isabel, São Luiz, Pagnoncelli, Fraron, Sambugaro. 12 de junho- à noite, Escola Municipal Alto da Glória (palestra);Bairros contemplados: Alto da Glória e São João. 13 de junho- à noite, no Planalto, no pavilhão da capela (palestra); Bairros contemplados: Planalto e Bela Vista *14 de junho- 8horas às 17horas no pavilhão do bairro Vila Esperança (diversas atividades); Bairros contemplados:Vila Esperança, Aeroporto, Anchieta, Bortot, Vila Isabel, São Luiz, Pagnoncelli, Fraron, Sambugaro, Planalto e Bela Vista, Alto da Glória e São João.

Para que este atendimento seja realizado de forma organizada, a caravana é compostas por : 1.Túnel da Dengue: todos passarão por ele. 2.Secretaria: recepciona, cadastra e encaminha população aos demais serviços; 3. FADEP e SMS: atua como atendimento geral, efetuando procedimentos, e fazendo orientações preventivas aos pacientes. 4. Farmácia: Realiza coleta de medicamentos e orientações sobre perigos da auto medicação e uso de medicamentos vencidos. 5. Odontologia: Detecção de câncer bucal e avaliação de prótese total. 6. Espaço Teen: voltada para o público adolescente, orientando sobre sexualidade, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e puberdade; 7. Espaço da Mulher: realiza orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis e outras orientações de saúde e agendamentos. 8. Espaço Saúde do Homem: Orientações sobre câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e outras orientações. 9. Espaço de coleta: Exame preventivo de câncer de colo uterino e exame clínico de mama (UBS) 10. Imunização: febre amarela, tétano. 11. Vigilância Sanitária: Exposição de materiais e alimentos. 12. Febre amarela: orientações e apresentação de dados. Trabalho de Campo: a ser definido mutirão de limpeza

DATAS DAS COLETAS DE ENTULHOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL Mutirão da limpeza DATAS DAS COLETAS DE ENTULHOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL INÍCIO: BAIRRO ALVORADA: DIA 09/06/08 BAIRRO VILA ESPERANÇA : DIA 16/06/08 A POPULAÇÃO DEVERÁ FAZER A LIMPEZA E COLOCAR OS ENTULHOS EM LUGAR DE ACESSO PARA A RETIRADA. PROJETO CARAVANA DA SAÚDE

* Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. * Encha de areia até a borda os pratos de plantas; * Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; * Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água; * Mantenha bem tampados tonéis e e barris d’água; * Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; * Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; * Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva; * Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; * Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Dia 07 no Pavilhão do Bairro Alvorada. Caravana da Saúde, com sua equipe levando os serviços para pertinho da comunidade. É o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, FADEP, 7ª Regional de Saúde, fazendo promoção e prevenção de saúde. Participem, é gratuito. Dia 07 no Pavilhão do Bairro Alvorada. Dia 14 no Pavilhão do Bairro Vila Esperança. Das 8 às 17 horas.