“Democratização da Comunicação e da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
1ª Consocial Informações Gerais.
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Secretaria de Educação Básica
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Ministério da Cultura.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ENCONTRO: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SALVADOR
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

“Democratização da Comunicação e da Informação Seminário Nacional “Democratização da Comunicação e da Informação em Saúde para o Exercício do Controle Social” 2006 Conselho Nacional de Saúde Ministério da Saúde

Comunicação e Informação para o exercício do Controle Social Conselho Estadual de Saúde (CES-MT)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES Art. 2 – Fica aprovada a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde – SES, de acordo com o que dispõe as Leis Complementares n 13 e 14 de 16 de janeiro de 1992, a Lei n 6028 de 06 de julho de 1992, a Lei Complementar n 22, de 09 de novembro de 1992, artigo 14, a Lei n 7236 de 28 de Dezembro de 1999, a Lei n 7360 de 14 de Dezembro de 2000, a Lei Complementar n 90, de 1 de agosto de 2001, a Lei n 7990 de 07 de novembro de 2003, a Lei n 8025, de 16 de Dezembro de 2003 as Leis Complementares ns 147 e 148, de 29 de dezembro de 2003, a Lei Complementar n 161, de 29 de março de 2004, a Lei n 8104, de 30 de março de 2004, a Lei n 8110, de 07 de abril de 2004, as Leis Complementares ns 179, 180, 181, 182, 183, de 13 de julho de 2004 e a Lei n 8159, de 13 de julho de 2004. I – ÓRGÃO DE DECISÃO COLEGIADA Conferencia Estadual de Saúde Conselho Estadual de Saúde Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde Secretaria Geral do Conselho Estadual de Saúde Comissão Intergestora Bipartite

II - Conselho Estadual de Saúde Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde Secretaria Geral do Conselho Estadual de Saúde Comissões: Ações Programáticas Comissão de Assistência Ambulatorial e Hospitalar Comissão de Atenção Integral a saúde Comissão de Comunicação Social Comissão de Eleitoral e Ética Comissão de Monitoramento e Cooperação técnica ao Controle Social Comissão de Planejamento e Orçamento Comissão de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica Comissão de Recursos Humanos e Saúde do Trabalhador Comissão Saúde Indígena.

Comissão de Comunicação e Informação em Saúde para o Controle Social Objetivo: Ampliação da compreensão de Educação e Comunicação para além das formas tradicionais (folders, cartazes, out–doors, imprensa falada e escrita), cartilhas e vídeos; Comissão de Comunicação Social Interlocução de forma ampliada através da difusão de informações, objetivando o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde, no fomento de propostas alternativas – troca de experiências; subsídios para capacitação de conselheiros municipais e integração interinstitucional. Controle Social

Diretrizes e Estratégias As contribuições ora apresentadas pela comissão de comunicação e informação tem como objetivo evidenciar um conjunto de diretrizes e estratégias a serem avaliadas no Processo de formulação de uma Política Nacional/Estadual nessa área no exercício pleno da participação e fortalecimento do controle social. Essa proposição iniciou com o fortalecimento da comissão de comunicação através de debates internos, e de experiências junto a comissão de monitoramento e assessoramento, quando em visitas aos conselhos municipais de saúde; foi então que elaborou-se um planejamento das ações a serem realizadas a partir de 2004.

Comissão de Comunicação Social Resultados 2005 Ferramenta de Comunicação Visitas de Monitoramento aos Conselhos Municipais de Saúde Boletim Informativo (tiragem 1000 exemplares) Folders e Cartazes (tiragem 1000 exemplares) Camisetas (500 unidades) Botons (100 unidades) – Ouvidoria e CES Construção de site Mala Direta

Comissão de Comunicação Social Resultados 2006 Ferramenta de Comunicação Visitas de Monitoramento aos Conselhos Municipais de Saúde- Sensibilização -criação comissão de comunicação e informação Cadastro dos Conselhos Municipais de Saúde -100% concluídos Site em andamento Mala Direta Rádio/televisão-Orientação divulgação de deliberações e pautas relevantes do CMS junto a população Utilizar Boletim Informativo -espaço divulgação experiências bem sucedidas dos municípios junto ao SUS Contratação de um jornalista e um radialista Aquisição de dois computadores novos e uma impressora.

Comissão de Comunicação Social Resultados 2006 Cobertura da Oficina da Região Centro-Oeste para definição de Diretrizes para Capacitação de Conselheiros- Elaboração de instrumento de monitoramento e acompanhamento dos CMS Divulgação das reuniões das comissões permanentes do CES-MT com objetivo de tornarem públicas as resoluções, encaminhamentos; Parceria com a Secretaria Estadual de Comunicação de Mato Grosso para veiculação de releases sobre o Conselho. Avaliação da enquete realizada através do sistema interno de servidores (“Saudenet”), para obtenção do grau de conhecimento dos mesmos com relação as atribuições do CES-MT; Realização da IV Plenária Estadual de Conselhos de Saúde; Confecção de material de divulgação.

" você conhece as atribuições do Conselho Estadual de Saude" Enquete realizada na Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso com os servidores da Saúde " você conhece as atribuições do Conselho Estadual de Saude" Enquete realizada no período de Agosto a Outubro de 2006 com 2402 votos totalizados fonte:Coordenadoria de Tecnologia da informação/Saúdenet

Comissão de Comunicação Social Desafios para 2007 Finalização do Website do Conselho Estadual de Saúde; Seminários, Oficinas, Palestras e material de divulgação do CES-MT para servidores do SUS; Ocupar espaços públicos para divulgação do Controle Social; Aquisição de novos equipamentos (data-show, notebook, máquinas fotográficas, etc) para Comissão de Comunicação do CES-MT; Discutir o instrumento de avaliação com todas as comissões permanentes do CES-MT para a possível implantação do mesmo; Divulgação e mobilização com vistas à realização da VI Conferência Estadual de Saúde;

Estatísticas da IV Plenária Estadual de Conselhos de Saúde e Saúdenet

PROPORÇÃO DE PARTICIPANTES DA IV PLENÁRIA ESTADUAL DE CONSELHEIROS DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO SEGUNDO SEGMENTO 2006

PROPORÇÃO DE PARTICIPANTES DA IV PLENÁRIA ESTADUAL DE CONSELHEIROS DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO SEGUNDO GENERO 2006

Comissão de Comunicação Social Desafios Aumentar Teto de Recursos Financeiros para Estruturação e modernização da Comissão; Elaboração de Programa software, para acompanhamento e avaliação qualitativa das ações de Saúde pactuadas nas três esferas de governo; Viabilização de Implantação do Modelo de Biblioteca Virtual em Saúde, como Estratégia para o intercambio técnico Cientifico.

Comissão de Comunicação Social Expectativa: Buscar pontos de convergência entre os estados presentes nesse evento , visando ampliar e fortalecer uma rede de cooperação para a construção de estratégias e ações futuras entre os estados, parceiros ou futuros parceiros, num projeto comum que promova oportunidades para o exercício da participação democrática na formulação de políticas públicas de saúde..

CAMISETA Frente Costa

ADESIVO Opção 1

CARTAZ DA OUVIDORIA

FOLDER

FOLDER

Conselho Estadual de Saúde Ouvidoria Geral do SUS/CES – MT Secretaria Estadual de Saúde – MT Rua D, Bloco 05 CEP: 78.050-970 –Centro Político Administrativo Cuiabá/Mato Grosso Fone/Fax: (65)3613-5392 E-mail:ces@saude.mt.gov.br Ouvidoria-ces@saude.mt.gov.br