Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de informação para PSF
Advertisements

Sistema de Indicadores de Percepção Social
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Jacqueline de Aguiar Barros
AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DAS DOENÇAS EXANTAMÁTICAS NO ESTADO DE GOIAS
Avaliação da medida protetiva de adoção de cães realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses do município de Santo André TESTI, CAMILA T. ¹* BATISTA,
TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e Coordenador.
Projeto da campanha de Vacinação antirrábica animal
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Cidade Digital - Governo Eletrônico
São Paulo e população – migração – dados – distribuições em % renda e ocupação.
Programa de Saúde da Família
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
Museu Itinerante de Anatomia Animal
Reunión de Trabajo Grupo Censos
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
Fórum experiências exitosas em 2013
Amostragem de Raiva Canina
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA PARA AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA E MANUTENÇÃO DA ÁREA LIVRE COM VACINAÇÃO.
POPULAÇÃO RESIDENTE POR FAIXA ETÁRIA, SEGUNDO SER E SEXO, FORTALEZA, 2012 Fonte: IBGE(2010); Célula de Vigilância Epidemiológica/Centro de Informações.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
EXPERIÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista
PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
“Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral”
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.
Unidade de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman - UJV.
A vigilância sanitária do Município de Lagarto
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
PLANO DE ERRADICAÇÃO DO SARAMPO CONTROLE DA RUBÉOLA / SRC
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Principais tipos de estudo descritivos
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA NO PARANÁ. FONTE: IBGE - Censo Demográfico, acessado em 05/05/2008 NOTA: Elaboração IPARDES.
Mural de Histórias MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DE PAJEÚ – MG
As diversas formas de organização da coletividade.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
MARIA EDUARDA STEFANI ARAÚJO PAULA NOGUEIRA 5º ano B
Saúde de Todos Nós Programa Estadual de Imunizações na Bahia PEI/BA SESAB 24 de março 2009.
INDICADORES SOCIAIS- BAIRRO ILHOTA. Informações populacionais Habitação Economia Educação Saúde BAIRROS CENTRO E CANTO DA PRAIA.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Implantação do Laboratório de Análises Clinicas na ESF Ribeirinha Distrito de Auxiliadora / Rio Madeira Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá – Amazonas.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
PROJETO NOVEMBRO AZUL.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014

Regiane Aparecida Valera dos Santos Médica Veterinária CRMV-SP 27.636 Graduada em 2004 Universidade Federal de Uberlândia – MG Vínculo Institucional: Médica Veterinária Prefeitura Municipal de Novais – SP Vigilância Epidemiológica e Sanitária

DORCELI DO CARMO DOMINGUES PINHEIRO VICE PREFEITO: LAÉRCIO DOS SANTOS PREFEITA MUNICIPAL: DORCELI DO CARMO DOMINGUES PINHEIRO VICE PREFEITO: LAÉRCIO DOS SANTOS COORDENADOR DE SAÚDE ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS FOTOS: Weliton Albino

População estimada 2014: 5.202 hab. População (IBGE/2010): 4.592 hab. O Municipio de Novais está localizado na região Noroeste Paulista. População estimada 2014: 5.202 hab. População (IBGE/2010): 4.592 hab. Área da unidade territorial: 117,8 km².

Mesorregião São José do Rio Preto

Microrregião Catanduva, SP

NOVAIS, SP

Demografia Dados do Censo – 2010 População Total: 4.592 Urbana: 4.181 Rural: 411 Homens: 2.479 Mulheres: 2.113 Densidade Demográfica (hab./km²): 38,99

Imunização Antirrábica Segundo entrevistas com a população local, selecionada aleatoriamente, observamos que muitos animais nunca tinham sido vacinados e que a população animal da cidade tinha aumentado muito se comparada ao censo de 2013.

Principais fatores associados a baixa imunização dos Cães Dificuldade em levar os cães até o local da vacina; Período curto de campanha; Animais agressivos que não aceitavam coleira ou a presença de outros cães; Cães muito grandes e desobedientes; Distância para levar os animais até o posto de vacinação (zona rural); Medo da reação vacinal devido aos acidentes fatais ocorridos há alguns anos;

Principais fatores associados a baixa imunização dos Gatos Dificuldade em transportar o animal até o local da vacinação por agressividade ou medo dos mesmos; Receio de perder os animais durante o transporte ou execução da vacina; Medo de reação vacinal; Estresse dos animais após a vacina; Falta de informação quanto a importância da vacinação dos gatos.

Estratégias adotadas Formamos uma equipe com 4 colaboradores, sendo que, 3 com pré-exposição antirrábica e comprovação sorológica; Divulgamos a campanha através de faixas em locais estratégicos na cidade e carro de som; Fizemos quatro pontos de vacinação fixos dentro do município durante quatro dias da semana, das 8 horas até às 17 horas;

Agendamos vacinação em domicílio para os gatos e cães grandes, indóceis ou que não aceitavam coleira e proprietários que não podiam transportar os animais até os postos de vacinação; A Imunização dos animais residentes na cidade, através do agendamento permanente, durante 3 dias da semana e na zona rural durante 2 dias na semana;

Iniciamos a vacinação na zona rural, visitando todas as propriedades em busca de animais para reforço ou primo vacinação; Naqueles animais que nunca tinham sido vacinados, fizemos uma segunda dose de reforço, trinta dias após a primeira dose;

Resultados A população recebeu bem as novas ideias e aderiu a campanha com facilidade. No caso dos proprietários que não foram encontrados em seus domicílios, continuamos com um programa permanente de agendamento e vacinação em domicílio até 30 de junho de 2014;

O agendamento foi feito no Posto de Saúde e Salas de Vigilância em Saúde; Estamos aguardando dados de dois censos populacionais de cães e gatos que estão sendo realizados através da Equipe de Saúde da Família (ESF), que visita, mensalmente, todas as casas do município, tanto urbanas, quanto rurais, sem exceção. Através desse censo final elaboraremos novas estratégias para Campanha Antirrábica 2014 que se realizará em Novembro e projetos para 2015.

Equipe Vacinação Luzeni Corrêa Marinho de Castro Agente de Saneamento Auxiliar de Serviços Gerais Masculino Regiane Valera Médica Veterinária Antônio Corrêa Pedreiro

Equipe Saúde da Família

OBRIGADA! Regiane Aparecida Valera dos Santos Médica Veterinária CRMV-SP 27.636 regianests@hotmail.com