SERRAS CIRCULARES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Advertisements

Segurança e Saúde no Trabalho
Análise e Projeto de Sistemas III
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Instalações e Serviços em eletricidade
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Higiene e Segurança do Trabalho
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
O que é o exercício físico?
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
MESTRE MARCENEIRO Controle de Máquinas
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Sistemas Estruturais II
Correção dos exercícios
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Atividade Física na Terceira Idade
Métodos Quantitativos
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Especial Dicas de Produtividade
CIÊNCIAS ATUARIAIS.
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Principais Normas Regulamentadoras
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
ASSISTÊNCIA A SAÚDE SUPLEMENTAR Portaria n , de 5 dezembro de 2006.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A Medicina no desporto evoluiu de tal forma que já permite a um atleta com alguma deficiência física ter a possibilidade de participar em competições.
Tipos de desligamentos.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
4.1 - Empresas privadas e públicas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Segurança e saúde no trabalho
CONFIABILIDADE.
Saúde e segurança do trabalho
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Psicopatologia da normalidade. O trabalho consiste em  Procedimentos defensivos contra o sofrimento: articulam a produção do indivíduo às produções do.
Qualidade e a ISO 9001.
Prevenção de Acidentes no trabalho.
Valores S olidez É tica R espeito E mpreendedorismo U nião
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Prezado Segurado, A escola que você escolheu, vem trabalhando incansavelmente para atingir o objetivo de preparar seu filho para o futuro, tornando-o um.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

SERRAS CIRCULARES

INTRODUÇÃO Sabemos que para efeito de segurança, qualidade e de produtividade é necessário que se escolha a ferramenta indicada para cada corte executado dentro de uma marcenaria. É preciso avaliar cada caso, se já sabemos qual material vai ser cortado ou usinado, precisamos agora escolher a ferramenta ideal.

As serras são praticamente todas pastilhadas em metal duro As serras são praticamente todas pastilhadas em metal duro. Serras circulares utilizadas em marcenarias podem ter grandes variações, dependendo da máquina em que são utilizadas, podemos citar como exemplo as serras circulares esquadrejadeiras, as portáteis, as seccionadoras horizontais ou verticais, entre outras tantas. Com isso, vemos que cada máquina tem suas especificações próprias, ou seja, ela foi projetada com base em alguns requisitos.

Por exemplo: Qual é a velocidade de corte de cada ferramenta? Qual é o tamanho da serra utilizada? Quantos dentes ela deve ter? Qual é a qualidade de corte necessária? Qual é a altura de corte precisa?

Existem vários modelos de serras circulares no mercado, cada uma delas promete resolver os problemas de qualidade de corte, afiação e durabilidade, enfim todas as situações vivenciadas pelos marceneiros. A escolha dessa ferramenta precisa ser analisada inicialmente pelo conjunto: diâmetro da serra e rotação do equipamento. O resultado dessa combinação é a velocidade de corte, ou seja, a velocidade periférica da serra.

Embora a Serra Circular pareça ser de fácil manejo, não pode ser utilizada pôr pessoas não habilitadas e qualificadas, pois é uma das máquinas que oferece muitos riscos de acidentes. Sua operação requer profissional especializado e capacitado, instalação adequada, dispositivos de proteção, regulagem e manutenção periódica. Citamos na tela a seguir os riscos mais evidentes que poderão ocasionar muitos acidentes, se não forem observadas as medidas de proteção.

PARTES COMPONENTES DA SERRA CIRCULAR (E RISCOS)

POR QUE DEVEMOS PREVENIR OS ACIDENTES DECORRENTES DO TRABALHO?

Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos,sociais e econômicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal.

O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade. DANOS CAUSADOS AO TRABALHADOR As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho. Os trabalhadores que sobrevivem a esses infortúnios são também atingidos por danos que se materializam em: sofrimento físico e mental; cirurgias e remédios; próteses e assistência médica; fisioterapia e assistência psicológica; dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; diminuição do poder aquisitivo; desamparo à família; estigmatização do acidentado; desemprego; marginalização; depressão e traumas.

CONSIDERA-SE TAMBÉM ACIDENTE DE TRABALHO O OCORRIDO:   No trajeto de ida e de regresso para e do local de trabalho nos termos definidos em regulamentação específica; Na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito econômico para a entidade empregadora; No local de trabalho, quando no exercício do direito de reunião ou de atividade de representante dos trabalhadores, nos termos da lei; No local de trabalho, quando em freqüência de curso de formação profissional, ou fora do local de trabalho, quando exista autorização expressa da entidade empregadora para tal freqüência; Em atividade de procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso; Fora do local ou do tempo de trabalho, quando verificado na execução de serviços determinados pela entidade empregadora ou por esta consentidos.

ONDE OBTER MAIS INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO? O ISHST – Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho é o organismo público melhor posicionado para dar informação nesta área. O instituto publica, também, uma coleção de manuais de prevenção para actividades e sectores de atividade específicos, que contêm toda a informação necessária em matéria de prevenção nas respectivas áreas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização da Serra Circular somente poderá ser feita: Por pessoa habilitada e qualificada; Na contratação de novos trabalhadores, estes deverão ser orientados quanto à forma correta de utilização da Serra, ressaltando-se os riscos que ela oferece e o modo correto de evitar acidentes. Informe-se. A melhor forma de prevenir o acidente é com informação.