Profa. Karen Neves Olivan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Advertisements

FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
A Concepção Objetiva da Arte
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Serão os valores morais universais?
Elisabeth Scaramussa Correia
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Prof. Everton da Silva Correa
Origem e desenvolvimento da crônica
Sawabona Shikoba.
Os níveis básicos da leitura
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
CRÔNICAS.
ESTÉTICA Arte e realidade
CRôNICA.
PET / 1o. BIMESTRE OBJETIVO: Tomar conhecimento do programa a ser cumprido, localizando as fontes de consulta e identificando as competências e habilidades.
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Arte e representação.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
Introdução ao estudo da Literatura
As funções da linguagem
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
A importância do ato de Ler
Adamus – Visitando o Futuro Shoud 3 - Os Potenciais do Futuro - Série dos Mestres – 07/11/2009 Canalizado por Geoffrey Hoppe Vamos fazer nossa jornada.
INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Pensamento, Linguagem e Escrita
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
Profª. Taís Linassi Ruwer
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Formação do leitor literário.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Teoria filosófica da arte.
Professor Romildo Tavares
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Poemas Professora Janete.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Arte, literatura e seus agentes Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Profa. Karen Neves Olivan TERCEIRÃO LITERATURA 01 Profa. Karen Neves Olivan

Profa. Karen Neves Olivan O QUE É LITERATURA? TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA O QUE É LITERATURA? PALAVRA Serve para comunicar e interagir. Serve para criar literatura, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos. O material básico da literatura é a palavra, então: LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA

O QUE É LITERATURA? A LITERATURA JÁ PASSOU POR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO Na Grécia Antiga e na Idade Média, sua transmissão era basicamente oral (havia poucas pessoas alfabetizadas). Atualmente, predomina a cultura escrita. Mas, há outros suportes: CD, audiolivro, livro digital, adaptações para cinema e TV…

A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA O QUE DISTINGUI UM TEXTO LITERÁRIO DE UM NÃO LITERÁRIO? Moacyr Scliar escreveu, durante anos, no jornal Folha de S. Paulo, crônicas inspiradas nos acontecimentos cotidianos diulgados pelo jornal. Leia a última crônica publicada antes de sua morte, bem como a notícia que o inspirou.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1701201107.htm

A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA O texto I é parte de uma notícia internacional. Por que esse fato noticiado mereceu destaque no noticiário? A que campo do conhecimento humano esse fato causa interesse? Qual dos dois textos trata de um fato concreto da realidade? E o outro? O texto II é uma narrativa. O que esta revela quanto a características psicológicas do marido ao longo da história. Justifique.

Com base nos fragmentos abaixo e em no texto II lido, assinale a alternativa incorreta. Aquilo, além de humilhá-lo profundamento, deixava-o completamente perturbado. E ele enfim se sentiria o vencedor. O homem encarava a característica da mulher não sentir medo como um desafio pessoal, como uma limitação dele. O homem pensou que poderia amedontrar a mulher com ratos e baratas porque a maioria das pessoas, principalmente as mulheres, temem esses “bichos”. O resultado da experiência do homem mostrou que o medroso era ele. A informação principal no trecho I é a humilhação do homem.

A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA Qual a finalidade do texto I? E do texto II? A fim de sintetizar as difereças entre os dois textos, compare- os e responda: Qual deles apresenta uma linguagem objetiva, utilitária, voltada para explicar um problema da realidade. Em qual deles a linguagem é propositalmente organizada com o fim de criar expectativa ou envolvimento do leitor? Qual deles tem a finalidade de informar o leitor sobre a realidade? Qual deles tem a finalidade de entreter, divertir ou provocar reflexões no leitor a partir de um tema da realidade?

CONCLUSÃO O Texto II, por ser um texto que recria ficcionalmente a realidade, por ter uma linguagem propositalmente organizada com o fim de criar mais de um sentido, e por entreter e divertir o leitor, além de provocar reflexões sobre a vida e o mundo.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: PRAZER E CATARSE Para os gregos, a arte tinha também outras duas funções: a hedonística e a catártica. “hedônica”  hedon = prazer, a arte deveria proporcionar prazer, retratando o belo. O belo na arte consistia na semelhança entre a obra de arte e a verdade ou a natureza.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: PRAZER E CATARSE A concepção catártica advém do papel que as tragédias desempenhavam no mundo grego. Aristóreles definiu esse texto (tragédia) a partir dos conceitos de mimese e catarse. A mimese devia despertar no público os sentimentos de terror e piedade. A catarse devia, como efeito moral e purificador, proporcionar o alívio desses sentimentos.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: PRAZER E CATARSE Hoje, esses conceitos desapareceram, mas a arte cumpre o papel de proporcionar prazer e fruição estética e de aliviar as tensões da alma humana. Em outras palavras, a arte provoca um estranhamento em face da realidade. É como se nos desautomatizássemos e passássemos a ver o mundo com outros olhos.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO Literatura é linguagem:  possui papel comunicativo na sociedade;  pode tanto influenciar o público como ser influenciada por ele.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO O leitor do texto literário não é passivo, ele recria e atualiza os seus sentimentos com base em vivências pessoais e nas referências artísticas e culturais do seu tempo. O autor, quando cria sua obra, é influenciado pelo perfil de público que tem em mente.

http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_videos.php

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Para Octavio Paz, escritor mexicano, a poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a tividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro.

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Segundo George Thompson, o artista conduz os outros homens a um mundo de fantasia, onde seus anseios se libertam, afirmando desse modo a recusa da consciência humana em aceitar o condicionamento do meio: mobiliza-se assim um potencial de energias submersas que, por sua vez, regressam ao mundo real para transformar a fantasia em realidade.

Leia o TEXTO I no link a seguir: http://www.institutomachadodeassis.com.br/documentos/editais/INST- MACHADODE-ASSIS-59-prova-de-tratorista.pdf Leia também o TEXTO do link: http://blogaltospapos.blogspot.com.br/2010/03/ler-e-importante.html

A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA De acordo com Antonio Candido, a literatura satisfaz uma necessidade essencial do ser humano. Qual é essa necessidade? Qual é o perfil das pessoas que têm essa necessidade? São crianças ou adultos? São pessoas com ou sem escolaridade? De acordo com o texto de Ely Vieitez Lanes, a falta de comunicação e, consequentemente, o individualismo e a solidão são as doenças do mundo em que vivemos. Segundo o autor, por que a literatura pode contribuir no combate a essas doenças?

A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES LITERATURA: O ENCONTRO DO INDIVIDUAL COM O SOCIAL Segundo o escritor Guimarães Rosa, literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano. Isso quer dizer que a literatura, entre outras coisas, é também a expressão das emoções e reflexões do ser humano.

http://www.leme.pt/literatura/textos-literarios/jose-craveirinha/

A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA O texto lido é um poema, um dos vários gêneros literários. Nos poemas, é comum o eu lírico expor seus sentimentos e pensamentos. Qual é o tema do poema lido? O que predomina nesse poema, aspectos individuais ou sociais? Os poemas geralmente utilizam uma linguagem plurissignificativa, isto é, uma linguagem figurada, em que as palavras apresentam mais de um sentido. O eu lírico do poema lido, por exemplo, chama a si mesmo de carvão. Que sentidos têm as palavras carvão e mina no contexto?

TERCEIRÃO Orientações Profa. Karen Neves Olivan