X Macronorte em HIV/Aids e Hepatites Virais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

Curso de Aconselhamento em Hepatites Virais
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
DTS/Aids/Hepatites Virais
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
DST/AIDS e População Negra
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Jacqueline de Aguiar Barros
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Selo de Qualidade da Informação
Uso integrado de bases de dados em vigilância
Secretaria de Vigilância em Saúde
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
Controle da Tuberculose
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
PLANILHA DE INSUMOS DE PREVENÇÃO
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Fórum Saúde da Mulher no Século XXI
PLANO DE AÇÕES E METAS EM DST/AIDS
Prevenção da transmissão mãe-filho do VIH
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância em Saúde
MANEJO CLÍNICO BÁSICO DAS DST-HIV-AIDS
Metas Gestão e Desenvolvimento Humano e Institucional.
SITUAÇÃO DE SAÚDE EM FORTALEZA
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Casos de aids Cerca de 42 mil casos novos por ano Taxa de detecção em torno de 22 casos para cada 100 mil habitantes Ano de diagnóstico CasosTaxa de detecção.
Vigilâncias Sanitárias
Hepatites Virais em Florianópolis
Analise da realidade das DST no Brasil
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Aids no Brasil 1980 – 2008 Novembro, 2008.
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE AIDS DIVISÃO DE DST/AIDS NO ESTADO DO PARANÁ
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
Monitoramento do Plano Nacional de Enfrentamento do HIV. Gays e a Política de descentralização de recursos (editais/PAM e Projetos Comunitários)
Orientações Básicas e Agenda Integrada
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Panorama das DST no Brasil
Curso de Gestão e Planejamento em DST/Aids Perfil Epidemiológico Introdução à Epidemiologia das DST/Aids Informação para Gestão Angela Tayra
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DE METAS - PAM 2013 DE.
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Secretaria de Estado da Saúde Panorama da sífilis, HIV e hepatites virais B e C Gerência de DST/Aids/Hepatites Virais Eduardo Campos de Oliveira.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Centro de Convenções Rebuças São Paulo - SP, 28 de Abril de 2016
Secretaria de Vigilância em Saúde 27 de dezembro de 2013 Panorama das ações da Rede Cegonha.
Transcrição da apresentação:

X Macronorte em HIV/Aids e Hepatites Virais SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E NÃO TRANSMISSÍVEIS COORDENAÇÃO DE DST/Aids X Macronorte em HIV/Aids e Hepatites Virais Amapá/Macapá Outubro/TO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E NÃO TRANSMISSÍVEIS COORDENAÇÃO DE DST/Aids Na nova estrutura da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, o Programa de DST/Aids está inserido na Diretoria de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis e passa de Gerência à Coordenação Estadual

EQUIPE TÉCNICA POR ÁREA DE ATUAÇÃO - QUADRO DE RH ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL FUNÇÃO ASSISTÊNCIA Felizarda Mota GERENTE Íria Campos Enfermeira Jefferson Sanglard Farmacêutico PREVENÇÃO Alexandre Araripe Fonoaudiólogo Domingas Campos Assistente Social Sâmia Chabo VIGILÂNCIA Márcio Thales Cirurgião Dentista Milena Carvalho GESTÃO Regina Gomes Advogada Rosilcer Guimarães Psicóloga Adriana Cavalcante COORDENADORA

AÇÕES IMPORTANTES - ÁREA DA ASSISTÊNCIA Aquisição de medicamentos de IO (Resolução CIB nº 34/2010) Capacitações em TR para 05 Hospitais Regionais do Estado Supervisão em 04 dos 05 SAEs Capacitação em Abordagem Sindrômica para municípios de BR Aquisição do medicamento Cabergolina 0,5 mg para maternidades Reunião Técnica para cadastramento de leito Aids (HGP) Capacitação/SICLOM para 05 SAEs e Hospitais com Projeto Nascer Médicos capacitados em Genotipagem Implantação do Serviço de Lipoatrofia – HDT Definição de metas – PPI da Assistência

AÇÕES IMPORTANTES - ÁREA DA PREVENÇÃO Elaboração e pactuação do Plano de Feminização (Resolução CIB nº 113/2011) Avaliação dos Insumos de Prevenção Monitoramento das ações do SPE em 04 municípios Articulação com o Fórum ONG/Aids (Agenda bimensal de articulações) Seleção do Projeto de Extensão com a UFT Oficina de elaboração de Projetos – ONG/OSC Seleção Final - 06 Projetos ONG/OSC Pactuação em CIB quanto à ampliação da distribuição dos Insumos de Prevenção (Resolução nº 112/2011)

AÇÕES IMPORTANTES - ÁREA DA VIGILÂNCIA Elaboração do Boletim Informativo da CE-DST/Aids Elaboração de Cartilha sobre Critérios de definição de Casos de DSTs de Notificação Compulsória Revisão dos critérios para pactuação – PPI da Assistência Levantamento do perfil epidemiológico das DST/HIV/Aids Curso de Vigilância Epidemiológica das DST Investigação de óbito por Aids Revisão da Lista Estadual de Notificação Compulsória (em andamento)

AÇÕES IMPORTANTES - ÁREA DE GESTÃO Aprovação de proposta – Emenda parlamentar para construção de 02 SAEs (Palmas e Augustinópolis) e reforma de Paraíso Manual de elaboração de Projetos ONG/OSC Monitoramento dos processos de bens e serviços 2007 a 2011* (parcial) Instalação do DISQUE AIDS: 0800 – 645 - 0112 Articulação com a Igreja Anglicana 9Associação Asas do Cerrado) - Casa de Apoio Elaboração de edital para convênios – municípios Elaboração Cartilha de Direitos e Deveres para Pessoas Vivendo (site da Sesau)

Cenário Epidemiológico das DST/Aids no Tocantins Vigilância Epidemiológica DST/Aids Sesau-Tocantins

O estado do Tocantins possui uma população de 1.383.445 habitantes Figura 2. Distribuição da população do Tocantins, por faixa etária Figura 1. Distribuição da população do Tocantins, por sexo. Fonte: IBGE/2011. Fonte: IBGE/2011. As ações da Coordenação Estadual visam a redução da incidência de casos de DST e Aids na população sexualmente ativa, que compreende a faixa etária de 15 a 49 anos. Entretanto, por particularidades do Tocantins, a CE-DST/Aids amplia sua vigilância para a população entre 10 e 15 anos, visto que há registrado no estado um número importante de gravidez na adolescência.

Aids no Tocantins Taxa de detecção (por 100.000 hab) de casos de Aids, por residentes no Tocantins, Região Norte e Brasil, por 100.000 hab de 2005 a 2009. Taxa de detecção (por 100.000hab) de casos de Aids em adultos no Brasil ((/100.000 hab), segundo região de residência por ano de diagnóstico e faixa etária – 2000 a 2009 Fonte: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Boletim Epidemiológico 2010 Fonte: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Boletim Epidemiológico 2010

Figura 5. Razão de sexo de Aids em adultos no Brasil e no Tocantins, por ano de diagnóstico e faixa etária – 2000 a 2009 Figura 6. Casos de Aids em adultos residentes no Tocantins, por sexo e ano de notificação – 2000 a 2009 Fonte: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Boletim Epidemiológico/2010 SES/SVPS/Coordenação de DST/Aids 2005 a 2006: Sinan Windows; 2007 a 2009: SinanNet Fonte: SES/SVPS/Coordenação DST/Aids Dados 2000 a 2006: Sinan Windows Dados 2007 a 2009 SinanNet

Fonte: SESAU/CE-DST/Aids- Sinannet, set 2011 Taxa de prevalência de Síndrome do Corrimento Cervical, em residentes, no Tocantins, de 2006 a 2010 Casos notificados de Síndrome do Corrimento Uretral ,em residentes no Tocantins, de 2007 a 2010 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids- Sinannet, set 2011 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids – Sinannet - Set 2011

Coeficiente de Mortalidade por Aids (por 100 Coeficiente de Mortalidade por Aids (por 100.000hab), de residentes no Brasil, região Norte e Tocantins, por ano de óbito Fonte: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Boletim Epidemiológico 2010 SES/SVPS/Coordenação de DST/Aids 2005 a 2006: Sinan Windows; 2007 a 2009 - SinanNet

DST de Notificação Compulsória Estadual Taxa de Incidência de DST notificadas no Tocantins, de residentes no estado, de 2007 a 2010 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids – Sinannet - Set 2011 As DST’s acima apresentadas são de notificação compulsória estadual desde 2004 Disque Aids Tocantins - 0800 645 0112

Número de Casos de Gestantes HIV+ / Número de Casos de Crianças Expostas em residentes no Tocantins, de 2006 a 2010 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids – Sinannet - Set 2011

Casos notificados de Sífilis em Gestante e de Sífilis Congênita, em residentes no Tocantins, de 2006 a 2010 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids- Sinannet - Set 2011

Comparativo da estimativa de População de Gays, Travestis, Bissexuais e outros Homens que fazem sexo com Homens (HSH), residentes no Tocantins segundo Plano de Insumos de Prevenção e PCAP* - 2008 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids –TO, 2011 * PCAP – Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas relacionadas a DST e Aids da população Brasileira de 15 a 64 anos

Comparativo entre distribuição e dispensação de preservativos masculinos no ano de 2010 Fonte: SESAU/CE-DST/Aids –TO, 2011 * PCAP – Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas relacionadas a DST e Aids da população Brasileira de 15 a 64 anos

Casos de Coinfecções por Casos de Aids no Tocantins em 2010

RECURSOS FINANCEIROS: QUANTO E COMO APLICÁ-LOS?

RECURSOS PREVISTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO ÂMBITO DAS DST/HIV/Aids Fonte: MS/Departamento Nacional DST/Aids / Hepatites Virais PAM (21/09/2011)

Monitoramento do 2º quadrimestre das metas do PAM Estadual – Ano 2011 Fonte: Sistema de Monitoramento da PAM/MS e CE-DST/Aids-TO

Obrigada! Contatos: DISQUE AIDS/TO: 0800-645-0112 Coordenação Estadual de DST/Aids Telefones: (63) 3218-4888 e 3218-1768 fone/fax DISQUE AIDS/TO: 0800-645-0112 E-mails: dst.tocantins@saude.to.gov.br dst.prevencao@saude.to.gov.br dst.vigilancia@saude.to.gov.br dst.assistencia@saude.to.gov.br