Pesquisa de Emprego e Desemprego

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
24/08/12.
Advertisements

Evolução demográfica na RMPA
Metodologia de Pesquisa
REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: PROJEÇÕES DE LONGO PRAZO
PORTO ALEGRE Abril Cooperação Técnica Regional Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.
CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS.
CONCEITOS ELEMENTARES
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Macroeconomia Mercado de Trabalho Quadros = 4 Anexos = x.
DESEMPREGO.
Fluxo de Trabalho – mercado
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Cenário da Construção Civil
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
UNIDADE 5 Parte 2 INFLAÇÃO DESEMPREGO.
Junho de 2012 Relativa estabilidade da taxa de desemprego.
ATUALIDADES DO MUNDO DO TRABALHO
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Fórum Nacional da Previdência Social
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Taxa de desemprego tem pequena redução
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Metodologia de Pesquisa
O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL Clemente Ganz Lucio - DIEESE.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Pesquisa Mensal de Emprego
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Erros nos resultados da PNAD 2013.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
ECONOMIA E PLANEJAMENTO
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
SEMAPI Negociação Coletiva 2012 Porto Alegre 25 de abril de 2012
Pesquisa de Emprego e Desemprego
Bases de dados estatísticas e numéricas
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
PED/REGIÃO ABCSEADE–DIEESE/ Consórcio Intermunicipal Grande ABC Outubro de 2014 Estudo Especial Mercado de trabalho e mobilidade do trabalhador do Grande.
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Aula 6. Delineamento amostral
O trabalho e o mercado de trabalho.
Estratégia de Saúde da Família
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
Indicadores de Políticas Públicas
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Desemprego: Brasil: Pessoa empregada: Pessoa desempregada:
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Capítulo II Medição da actividade económica (Desemprego)
Grupos sociais.
PED/METROPOLITANA DE SÃO PAULOSEADE–DIEESE MTE/FAT Divulgação Especial Resultados de dezembro de 2015 e do ano de 2015.
Medição da actividade económica Desemprego. Macroeconomia - Desemprego Docente: Miguel Serafim 2 Taxa de desemprego É um indicador do estado do mercado.
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Desemprego: Emprego: Função, cargo ou ocupação remunerada exercida por uma pessoa. Desemprego: Situação de ociosidade involuntária de pessoas que compõem.
Relatório Sistêmico da Função Trabalho - Fisc-Trabalho TC /
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 3 Sumário: Continuação da aula anterior.
Prêmio2009 Relatório de Dados. Metodologia Pesquisa - Prêmio ABREME – 2009.
1 /16 Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - ISPER - 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Emprego e Desemprego

Concepção de Mercado de Trabalho Pouco estruturado Mercado de Trabalho Brasileiro Dinamizado por estrutura produtiva heterogênea Insuficiente proteção social Grande disponibilidade de força de trabalho

Fontes de Informações sobre o mercado de trabalho Brasileiro Registros Administrativos Pesquisas Setoriais Pesquisas Domiciliares

Registros Administrativos São cadastros preenchidos pelas empresas com informações sobre o empreendimento e seus empregados.

Os principais registros administrativos brasileiros que geram informações sobre o mercado de trabalho são: Relação Anual de Informações Sociais – RAIS Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED Boletim Informativo da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social - GFIP.

Procedimentos adotados em Pesquisas Domiciliares Indivíduo mais jovem =0 anos Indivíduo mais velho População Total da Região Pesquisada (PT) PIA PT – Crianças com idade até 9 anos e 11 meses Desempregados Ocupados PIA – Inativos = PEA

PRINCIPAIS CONCEITOS DO MERCADO DE TRABALHO PIA - População em Idade Ativa: população com 10 anos e mais PEA - População Economicamente Ativa: parcela da PIA que está ocupada ou desempregada

PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE AGREGADOS DO MERCADO DE TRABALHO Taxa de Participação: (PEA/PIA) * 100 Taxa de Ocupação: (Nº. Pessoas ocupadas/PEA)*100 Taxa de Desemprego: (Nº. Pessoas Desempregadas/PEA)*100

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA RMPA FORA DO MERCADO DE TRABALHO MERCADO DE TRABALHO

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO - PED Condição de atividade TAXAS DE PARTICIPAÇÃO, INATIVIDADE, DESEMPREGO E OCUPAÇÃO

Classificação da PIA segundo Condição de Atividade Inativos Ocupados Desempregados PEA=Ocupados+Desempregados PIA= PEA + Inativos PIA=Ocupados +Desempregados +Inativos PEA

Buscou-se que as definições de desemprego, ocupação e inatividade fossem mais coerentes com a realidade do país, através da identificação das manifestações específicas de desemprego e inatividade nos nossos mercados de trabalho, além da identificação daquelas situações já contempladas pelas pesquisas de mercado de trabalho que adotam as normas internacionais. Para tanto as normas internacionais foram consideradas de forma flexível, identificando e reclassificando as situações-limite ou justapostas entre as três categorias de condição de atividade presentes em mercados de trabalho heterogêneos .

A metodologia da PED foi desenvolvia a partir da experiência do DIEESE com a Pesquisa de Padrão de Vida e Emprego - PPVE, na região metropolitana de São Paulo, no período de 1981-83, quando foi introduzido um módulo de emprego e desemprego, que identificou situações de desemprego então não identificadas pelas estatísticas do IBGE. Em parceria com o SEADE, estes conceitos foram analisados, desenvolvidos e melhor operacionalizados, além de terem sido adotados uma nova formatação dos instrumentos de coleta e procedimentos de campo, de forma a tornar mais ágil a execução de uma pesquisa sistemática .

Nesta situação qualquer trabalho é suficiente para classificar o indivíduo como ocupado, mesmo que ele tenha procura de trabalho O desemprego está sempre associado a uma situação de não trabalho e procura de trabalho, e a inatividade é a situação de não trabalho e não procura de trabalho.