Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Hospitais de Pequeno Porte - HPP (ESTADO DA PARAÍBA) Julho 2004
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
Saúde Bucal na esfera pública
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
Projeto Mapeando a Saúde
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
1 1.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Alexandre de Araújo Pereira
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
BOA TARDE!.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Artur Oliveira Mendes MFC do Centro de Saúde Jardim Montanhês.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
PRHOAMA SUS / Belo Horizonte
MARIA AUXILIADORA ZANIN
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Atenção Primária à Saúde em Santa Bárbara d’Oeste - SP Experiência da Estruturação dos Processos de Trabalho e Implantação da ESF/PMMB Dreison Luis Iatarola.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
(Maria de Fátima Souza – Enfermeira) Atenção Básica na SMS - Rio.
Acolhimento e Vínculo:
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Santa Rosa. Localização- Noroeste do RS a 500 KM de Porto Alegre – População de habitantes.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
Transcrição da apresentação:

Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre Desafios na organização da Atenção Básica e vinculação das Equipes de Saúde Experiência de Belo Horizonte Seminário Temático Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre Agosto 2008

População: 2.424.295 hab. R. Metropolitana: 34 municípios 5.068.369 hab. (IBGE, 2007)

Atenção Primária em BH Década de 1990 Municipalização das unidades ambulatoriais Gestão Plena do SUS Reorganização dos serviços de saúde em base territorial Estruturação da Rede Básica tradicional Estruturação da Regulação (CMC e CI) Ampliação do acesso - acolhimento

Saúde da Família em Belo Horizonte 2002 - Características Ampla cobertura - 75% da população coberta Rápida expansão fevereiro de 2002 a maio de 2004 Conversão das unidades tradicionais Busca de integração de todos os profissionais da AP no modelo Integração da rede

Áreas cobertas pelas Equipes de Saúde da Família População por ESF Muito elevado: 2.400 a 2.800 Elevado: 2.800 a 3.400 pessoas Médio: 3.400 a 4.000 pessoas

513 ESF 146 Centros de Saúde 2.316 ACS 75% de cobertura 390.000 famílias assistidas 1,6 milhões de cadastrados 202 ESBucal 58 ESMental 188 pediatras 124 clínicos 130 GO 80 Assistentes Sociais 38 NASF Práticas Integrativas

Adesão de profissionais da rede Extensão de jornada PLUS PSF Implantação das ESF em BH Dispositivos Adesão de profissionais da rede Extensão de jornada PLUS PSF Contratos administrativos Contrato dos ACS via entidade filantrópica com direitos trabalhistas Curso de Especialização

Ressignificação do Centro de Saúde Histórico da Atenção Básica em BH 2ª ETAPA - 2003 Ressignificação do Centro de Saúde Definição de equipes básicas e matriciais Dispositivos Extensão do PLUS-PSF nos CS Concurso Público Remanejamento “apoios” Criação de novos centros de saúde (16) Busca de articulação com a rede assistencial

Avanços Observados PROXIMIDADE DA POPULAÇÃO Média 3,6 ESF por C.S 95% dos C.S com até 5 ESF ACESSO FACILITADO 20.000 Pessoas dia só no acolhimento 141 por Centro de Saúde

Avanços Observados Fonte: PNAD – Dados RMBH

Avanços Observados Ampliação da procura aos Centros de Saúde Fonte: PNAD – Dados RMBH Ampliação da procura aos Centros de Saúde Redução nos ambulatórios de Clínicas e de Hospitais