Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa Qualitativa de Avaliação da Implementação do ProJovem Adolescente – Serviço Socioeducativo (PJA) Júnia Quiroga Diretora de Avaliação SAGI/MDS.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
Programa Algar Educa “Educação Integral”
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Educação Escolar Indígena
A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
O campo da Psicologia no CRAS
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
Profª Maria Cecilia Ziliotto
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Programa Nacional de Promoção a Integração ao Mundo do Trabalho
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
SEMINARIO PROJOVEM ADOLESCENTE
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PROGNÓSTICO.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
ABRIL 2010.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
MAIO 2010.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social Gerência de Proteção Social Básica Programa PROJOVEM Adolescente

Consolidação do Coletivo Percurso Socioeducativo 1 Criação do Coletivo Produtos Pedagógicos: Criação do acordo de convivência do grupo; Definição do nome do grupo e escolha do representante; Perfil do grupo; - Construção da árvore dos sonhos. Percurso Socioeducativo 2 Consolidação do Coletivo Produtos Pedagógicos: Realizar passeio socioeducativo; Construir torneio esportivo; Desenvolver expressão cultural; - Realizar ação ambiental

Percurso Socioeducativo 3 Coletivo Pesquisador Produtos Pedagógicos: - Desenvolver pesquisa na comunidade; Construir Fanzine. Metodologia: Pesquisa Participante Etapas: 1- Importância da pesquisa, 2- Definição de temas, 3- Construção do questionário, 4- Definição de local, data, horário e forma de abordagem, 5- Pesquisa de Campo, 6- Tabulação dos dados coletados, 7- Análise os dados, 8- Produção de texto, 9- Devolução do Resultado da Pesquisa à Comunidade. Percurso Socioeducativo 4 Coletivo Questionador Produtos Pedagógicos: Organizar ação comunitária em defesa dos direitos humanos; Realizar campanha de saúde; Construir a árvore dos problemas da comunidade; Conhecer empresa;

Percurso Socioeducativo 5 Coletivo Articulador-Realizador Participação Cidadã/Formação Profissional Geral Inclusão Digital Produtos Pedagógicos: - Construção do Plano de Atuação Social – PLA dos Coletivos; - Execução dos Projetos de Ação Coletiva de Interesse Social dos Coletivos; - Construção do Projeto de Orientação Profissional – POP por cada adolescente; - Construção do Mapa de Ocupação do Território; - Construção do Projeto Coletivo de Trabalho de cada coletivo; - Construção de Blog do coletivo.

Instrumentais - Freqüência mensal dos adolescentes; - Cronograma mensal de atividades; - Planejamento de cada Percurso Socioeducativo; - Relatório de cada Percurso Socioeducativo; - Avaliação por percurso pelos Adolescentes; - CD com as fotos de todas as atividades do percurso.

Metas 2010 1.500 adolescentes atendidos Superada 100% matriculados na escola 96,4% 80% de sucesso escolar à Constatar 50% de participação em grupos comunitários 68% 80% sem gravidez na adolescência 97% 30 pesquisas comunitárias desenvolvidas Não Alcançada 15 ações comunitárias realizadas Superada

Avanços Ampliação do atendimento de 100 para 1.375 adolescentes; Relação PROJOVEM e CRAS para além do Referenciamento; Execução do traçado metodológico e SISJOVEM; Participação dos adolescentes na gestão do programa; Redução da evasão de 82%(2009) para 32%(2010); Só 1 adolescente perdido para o tráfico, nenhum foi assassinado; Criação de 14 grupos culturais e 3 grupos de jovens a partir dos coletivos; Adolescentes organizando e desenvolvendo atividades positivas nas suas comunidade; Todos os coletivos desenvolvimento ações em conjunto; Jovens desejando romper o ciclo de pobreza da família.

Desafios 2011 - Atender 100% das metas disponibilizadas pelo MDS (10 mil adolescentes do município têm perfil para inclusão no Programa); - Investir em Profissionalização, estimulando a efetivação da Lei do Adolescente Aprendiz 10.097/2000; - Reduzir a evasão do Programa; - Integrar o atendimento socioeducativo no território de abrangência de cada CRAS; - Garantir meios que facilitem a participação dos adolescentes nos processos de monitoramento, avaliação e gestão do Programa; - Divulgar o Programa PROJOVEM Adolescente.

Contato www.jaboataoprojovemadolescente.blogspot.com