Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
Crescimento urbano no Brasil
Subdesenvolvimento.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Regiões do Brasil.
Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento.
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
População II Prof. Nobre.
O meio rural brasileiro
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Os trabalhadores e o mercado de trabalho
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
População.
População II.
O Mundo Urbano Brasileiro
Migrações internas- cap. 16
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Estrutura fundiária brasileira
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
Movimentos migratórios
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
População em movimento
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
REGIÃO CENTRO OESTE.
Histórico e Hierarquias urbanas
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
9 – Os complexos agroindustriais
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Migrações internas – exemplos históricos
Região Nordeste Cap. 33.
Correção da 2.ª ficha de avaliação
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Movimentos Migratórios Internos
Áreas Urbanas.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Fonte: Organização Internacional para Migração
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
sub – regiões nordestinas
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Urbanização.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Transcrição da apresentação:

Migração Rural Urbana

Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas relações de produção, provocam um excedente de mão-de-obra. A forte concentração fundiária, a partir da degradação de determinadas estruturas de propriedade dos minifúndios e a consolidação das grandes propriedades, os latifúndios. Os empréstimos de capital pelo governo para as grandes propriedades. Alguns antigos latifúndios foram substituídos pelas grandes empresas capitalistas, através das agroindústrias. A influência direta dos meios de comunicação atuando no campo nos últimos anos. O estatuto do trabalhador rural, expandindo as leis trabalhistas ao homem do campo.

Conseqüências Crescimento desordenado das cidades inchaço populacional; Pouco desenvolvimento da infra-estrutura de parte da cidade; Procura de emprego maior que a oferta desemprego Segregação sócio-espacial submoradias Criação de um exército industrial de reserva nos centros urbanos, com uma massa de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho pressionando os salários dos que estão empregados; Crescimento nas cidades dos setores de atividades modernas ou tradicionais, formais e informais marginalização da mão-de-obra menos qualificada e hipertrofia do setor terciário.

MOVIMENTO PENDULAR Os movimentos pendulares constituem um movimento de trabalhadores, geralmente diário, de ida e volta de sua residência até o local de trabalho, normalmente localizado longe de sua moradia. Causas: segregação sócio-espacial periferização da mão- de- obra. Falta de infra-estrutura urbana sistema de transporte deficitário. ( grandes congestionamentos) Centro Econômico da cidade Periferia da cidade

TRANSUMÂNCIA É o movimento ou deslocamento de um determinado contingente populacional migrando periodicamente ou sazonalmente, ocorrem nas diversas partes do mundo e no território brasileiro. Exemplos: Região do Pantanal Mato-grossense, no período das cheias e vazantes dos rios, com o deslocamento do gado, por um determinado contingente populacional. Do Agreste ou Sertão Nordestino para a Zona da Mata, período de plantio e colheita da produção de cana-de-açúcar. Trabalhadores que deixam suas cidades periodicamente em busca de empregos, retornando posteriormente.

MOVIMENTO DE NOMADISMO Consiste na forma primitiva de deslocamento populacional e de adaptação ao meio de ocupação. Se caracteriza pela migração constante de um determinado contingente populacional, sem uma determinada residência ou local fixo. Ocorrem com maior intensidade no continente africano. O deslocamento de alguns ciganos, que se deslocam no território brasileiro sem uma residência fixa. A população circense, que se apresentam por todo o país, fazendo espetáculos. MOVIMENTO DE TURBULÊNCIA Esse tipo de movimento populacional tem a duração de alguns minutos ou poucas horas, denominado de “Hora do Rush”. Ocorre principalmente nos centros urbanos, no exato momento onde um determinado contingente populacional estão migrando, dentro do movimento pendular.