Curso Informática Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Apresentando.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Curso Informática Básica
Angélica/MS.
Angélica/MS.
AS TICS E A ESCOLA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A informática na Educação Indígena
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
POWER POINT.
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Bacharelado em Sistemas de Informação
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Informática na Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
Departamento do Ensino Secundário
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Da construção do pensamento em Comênius à didática atual
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Deise Kramer Lima Fernandes
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
PLANO DE AÇÃO
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
O computador como Meio e como Fim...
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Coordenação: Yuri Wanderley Nosso contato: (71)
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

Curso Informática Básica

PONTO DE CULTURA CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para apresentação e o estudo da cultura moderna, e como estaria, assim, rodeado e envolvido pelo equipamento e pela tecnologia produzida pela ciência, não lhe seria difícil ensinar o método e a disciplina intelectual do saber que tudo isso produziu e continua a produzir. A sua escola de amanhã lembrará muito mais um laboratório, uma oficina, uma estação de televisão do que a escola de ontem e ainda de hoje. Anísio Teixeira. Mestres de amanhã 1963.

Curso de Informática Básica Parceiros: Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira Secretaria de Educação Faced/Ufba/Irecê Prefeitura Municipal de Irecê

PONTO DE CULTURA CONEXÃO : CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA PESSOAS ENVOLVIDAS Articuladores: Professor Nelson Pretto (FACED/UFBA) Professora Alessandra Picanço (UFBA) Alunos de graduação, pós graduação e mestrado da UFBA Professores(as) da Rede Municipal de educação Irecê Comunidade. Rita,Andreia, Ariston, Fabiano

Ementa Enfoque teórico-prático sobre o uso do Software Livre na sociedade contemporânea, visando a participação em comunidades virtuais de aprendizagem e a produção colaborativa em rede.

Objetivos: Conhecer o computador (hardware e software ) e suas funções; Conceituar e diferenciar software livre de software proprietário; Abordar o uso de software livre e sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico; Estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea e as tecnologias da informação e comunicação; Desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a produção, busca, análise e tratamento de informações e interação em comunidades virtuais de aprendizagem; Despertar e fomentar nos alunos e alunas a importância de sua participação no curso de informática; Explorar algumas ferramentas de comunicação disponíveis na NET (Chat, blog, e-mail, Lista de discussão, Orkut, etc); Conhecer a história, origem e finalidade da Internet.

Conjunto teórico-prático. Usando redes: navegação e comunicação por e- mail e listas de discussão, Blog. História e Filosofia do Software Livre; História da Internet; Ferramentas de navegação; Cultura Digital

Metodologia A cada semana faremos um encontro de duas horas com os alunos e posteriormente eles realizarão mais quatro horas de atividades programadas pelo professor com orientação dos monitores. Ao longo do curso estaremos produzindo conhecimento através de discussões, pesquisas e análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis (e-mail, lista de discussão, Blog, Chat). Com base nos estudos os alunos estarão produzindo, socializando suas aprendizagens e interagindo através da Internet.

Avaliação A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo do curso, no cumprimento da carga horária proposta para cada semana de trabalho e a produção e publicação de relatório no final do curso.