Traduções na/da tela.

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Transcrição da apresentação:

Traduções na/da tela

SIN CITY (Sin City). Direção de Frank Miller, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. EUA: Troublemaker, 2005.

MILLER, Frank. Sin City – A Cidade do Pecado (A Hard Goodbye) MILLER, Frank. Sin City – A Cidade do Pecado (A Hard Goodbye). São Paulo: Devir, 2004. ______. Sin City – A Dama Fatal (A Lady to Kill for). São Paulo: Globo, 1998. ______. Sin City – A Grande Matança (The Big Fat Kill). São Paulo: Pandora, 2000. ______. Sin City – That Yellow Bastard. Portland: Dark Horse Comics, 2000.

Do desenho à tela: Sin City

Adaptação, tradução ou remake? “Com energia e originalidade, Miller e Rodriguez retiraram as histórias de Sin City diretamente dos comic books. Em seguida, utilizando técnicas avançadas de filmagem digital, eles colaram na tela estes insuperáveis dramas urbanos de brutamontes, perturbados, heróis e vadias sem perder nenhum visual silhuetado ou ritmo entrecortado dos quadrinhos. Sin City é trazida à vida através de luz e sombra – através de diálogos curtos, performances estilizadas e inventividade visual.” (www.sincity-themovie.com)

De linguagem para linguagem - Uso do chroma key - Storyboard construído a partir do HQ

- Realismo e abstracionismo. - Filme noir dos anos 40 e 50. Barbara Stanwyck em Double Indemnity de 1944, a "loira fatal" de um dos primeiros e mais famosos filmes noir - Imagem preto e branco. - Realismo e abstracionismo. - Filme noir dos anos 40 e 50.

- A presença do kitsch Uso da silhueta Reduzido uso de trilha sonora e efeitos sonoros.

Cadência entrecortada e ágil. Planos longos desacelerados pelos movimentos de câmera.

- Uso da narração. Complexidade psicológica dos personagens. Caracterização dos personagens. - Paralelismo temporal.

Impossibilidade da transposição HQ - cinema A eliminação de espaços etéreos. A alteração do ritmo original na montagem. O corte da simultaneidade dentro dos quadros. A redução das ambigüidades da narrativa, da complexidade interior dos personagens e suas relações.