Uma supernova é uma explosão estelar que produz objetos muito brilhosos na esfera celeste, dai que se lhes chama-se inicialmente Estrela nova o simplesmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Coerência e Coesão Textual
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
SOCIOLINGUÍSTICA.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A teoria antropológica do didático
Análise Automática do Discurso
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Dispositivo de Análise
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso 2/2011.
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
PROJETO DE PESQUISA.
Preços e produto numa economia aberta
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Reflexões teórico-metodológicas sobre a relação atividade de linguagem/ atividade de trabalho docente.
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM O GRUPO DE
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
UFRGS -  Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Intencionalidade discursiva
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau
Lexicografia Discursiva Eni Pulcinelli ORLANDI
Introdução à Sintaxe Espacial
SEGUNDA LIÇÃO.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
INTRODUÇÃO OBJETIVO - Olhar para aquilo que estrutura e materializa a troca (ou não) da palavra entre os sujeitos em sala de aula para que se repense esse.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
História da comunicação.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
Zuleika de Felice Murrie
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Evolução Estelar Aline Tiara Mota
Profª: Luciana Tavares
Ana Cecília Soja Maio Mecanismos de Transporte de Energia - Principais Mecanismos: - condução; - convecção; - radiação. Todos eles são dependentes.
Cesar H. Siqueira Mello Jr.
SEMINÁRIO AVANÇADO: LIMITES E POSSIBILIDADES LÓGICOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A PROJEÇÃO DAS SOMBRAS Cap. 13 – Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente.
Leitura e interpretação de texto
Avaliação de Língua Portuguesa
Linguagem e Psicanálise
Disciplina Técnicas Projetivas
Mediação Semiótica em Vygotsky
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
Introdução geral ao pensamento de Schelling
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
LACLAU, E; MOUFFE, C. Além da positividade do social: antagonismo e hegemonia. In: Hegemonia e estratégia socialista. São Paulo: Intermeios, 2015, p
As relações de poder no processo de aquisição de língua estrangeira através das propagandas das escolas de idiomas. Sue Ellen Santos da CRUZ Sue Ellen.
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Transcrição da apresentação:

Uma supernova é uma explosão estelar que produz objetos muito brilhosos na esfera celeste, dai que se lhes chama-se inicialmente Estrela nova o simplesmente Nova, devido a que muitas vezes apareciam onde antes não se “observaba” nada. Posteriormente se acrescentou o prefixo "super—" para distingui-las de outro fenômeno de características similares, mas menos brilhoso, as novas. As supernovas originam clarões de luz muito intensos que podem durar semanas e até meses. Caracterizam-se por um rápido aumento de intensidade até um pico, para depois diminuir seu brilho de forma mais ou menos suave até apagar. Originam-se, fundamentalmente, a partir de estrelas massivas que já não podem mais fusionar seu esgotado núcleo e incapaz de se manter, também não, pela pressão de degeneração dos elétrons, o que as leva a se contrair repentinamente e gerar, no processo, uma grande emissão de energia (~1040 J).

Analise do Discurso Analise de discurso Construindo um mapa conceitual de AD. Algumas considerações iniciais... Analise de discurso Tem como objeto de estudo ao Aparece em uma Afilia-se teoricamente à(ao) Demanda um Discurso Lingüística, Marxismo e Psicanálise Conjuntura intelectual que problematiza a leitura Dispositivo de interpretação Reúne em articulações contraditórias teorias da(o) Sintaxe e enunciação Ideologia Sujeito do inconsciente

Dispositivo de interpretação Discurso Dispositivo de interpretação Formado por um Dispositivo Teórico Dispositivo Analítico Língua Historia Posibi-litam Condições de produção Visando a discursividade, determina o que é relevante nas O interdiscurso (as palavras não são só nossas) Permite que se constituam os “Constituem” Sentidos Para interpretar ou produzir o real do(s) Para interpretar ou produzir o real do(s), Sujeito no Não há discurso sem sujeito E não há sujeito sem ideologia Pulsiona ao Inconsciente Opõem-se ao funcionamento das evidencias devidas ao Materialmente ligados pela língua Ideologia Interpela ao Esquecimento Esquecimento Tipo 2 Esquecimento Tipo 1 Desdobra-se em

Condições de produção Condições de produção Sentidos Sujeito Constituem implicam O mecanismo de funcionamento imaginário na Sentidos Sujeito o que é material na o que é institucional na Implicam uma transferência de Formação Discursiva* Formação Social opacidade da língua e sua historicidade Metáfora* Repousam na Estabiliza sentidos pela Desloca sentidos pela Tem como mecanismo de funcionamento Forma-sujeito histórica Paráfrase Polissemia Relaciones de sentido, entre discursos Antecipação, entre interlocutores Repousa em Relaciones de Força, entre lugares Formações Imaginarias (Projeções de Posições a Lugares) *Aquilo que numa formação ideológica dada (ou seja, a partir de uma posição dada em uma conjuntura sócio-histórica dada) determina o que pode e deve ser dito (Orlandi, 2003) *Todo enunciado é sempre suscetível de ser/tornar-se outro (Orlandi, 2003)