Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Rosilãna Aparecida Dias Faculdade Metodista Granbery / UFJF/CEAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Instrumentos de Avaliação - MEC
Universidade – Tecnologias – Articulação
Contexto de Educação a Distância
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Educere Consultorias e Projetos
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Papel do Tutor em EAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD O sistema bi-modal de tutoria inserido na Educação a Distância para satisfazer novas demandas educacionais com público alvo de perfil de baixa fluência tecnológica.

Contexto socio-educacional Segundo o Conselho Internacional de Ensino a Distância/CIED, em 1988, mais de 10 milhões de estudantes acompanhavam seus cursos a Distância, com destaque para a Europa e Russia. Teve no Brasil seu início pela Rádio Sociedade (1923) passando por diversos programas como o LOGOS e o Telecurso 2000. A EAD tem, com seu caráter inclusivo, a potencialidade de se adaptar a qualquer tipo de público alvo e tem, no Brasil, se destacado por atender em particular alunos com as seguintes características: adultos inseridos no mercado de trabalho, residindo em locais distantes dos núcleos de ensino, e que não conseguiram aprovação em cursos regulares, ou têm pouco tempo para estudar no ensino presencial. PRETI, Oreste. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. http://www.nead.ufmt.br/pesquisa

O Programa UAB (...) um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil. O programa Universidade Aberta do Brasil surge (...) como uma alternativa primordial para viabilizar a formação universitária de 30% dos estudantes brasileiros até 2011. Os municípios (...) poderão se associar à Secretaria de Educação de seus respectivos estados e/ou Distrito Federal para a organização da infra-estrutura e do pessoal de apoio dos chamados pólos presenciais. Já as universidades serão responsáveis pela formulação dos cursos, o que inclui a formação de uma equipe de professores que organizará o material didático, ministrará os conteúdos dos respectivos cursos por meio de recursos tecnológicos (...), e orientará os tutores quanto à condução do projeto político-pedagógico dos cursos, de forma presencial ou não. Em http://www.uab.mec.gov.br ZUIN, Antonio A. S.. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade, Campinas,vol. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006.

O sistema bi-modal de tutoria 3.1.10 Tutor a distância: orientador acadêmico com formação superior adequada que será responsável pelo atendimento dos estudantes via meios tecnológicos de comunicação (telefone, e-mail, teleconferência, etc.); e 3.1.11 Tutor presencial: orientador acadêmico com formação superior adequada que será responsável pelo atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial. Os tutores a distância serão aqueles que irão realizar todo o trabalho de comunicação com os alunos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os tutores presenciais estarão nos pólos de presença do curso, trabalhando diretamente junto aos alunos. Edital de Seleção UAB nº. 01/2006-SEED/MEC/2006/2007 NUNES, Flávio L. B.. Gestão em EAD na Internet. Em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/nilo_cefetpelotas_ead.pdf

O papel pedagógico dos agentes educacionais (...) o desenvolvimento de um número cada vez maior de representações que estimulem os alunos a questionar os conteúdos transmitidos, os quais, ao invés de serem absorvidos, podem ser elaborados criticamente. O tutor não pode simplesmente absorver os conhecimentos transmitidos pelos professores, quer seja nos encontros presenciais esporádicos entre ambos, quer seja no sortilégio que as imagens de tais mestres “virtuais” possam exercer. Ele deve se permitir, cada vez mais, ousar saber, o que implica não a aceitação passiva dos conhecimentos obtidos, mas sim o questionamento destes mesmos conhecimentos. (...) negar a produção técnica como fruto do trabalho humano seria o mesmo que admitir a impossibilidade de se utilizar o potencial emancipatório da própria técnica para a conversão histórica do reino da necessidade no reino da liberdade. Que tipo de relação pedagógica pode ser promovida entre os agentes educacionais envolvidos num processo de educação a distância? ZUIN, Antonio A. S.. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade, Campinas,vol. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006.

Modelo de tutoria UAB-UFSJ Exemplo de interação UAB-Moodle Tutoria INTERAÇÃO (modo wiki) a distância INTERAÇÃO presencial interação on-line programação de atividades adequação do conteúdo acompanhamento pedagógico interação via chat, fórum, etc. calendário de atividades ajustes nos objetos didáticos acompanhamento pedagógico suporte tecnológico acompanhamento pedagógico (coletivo e individual) avaliações continuadas avaliações finais feedback avaliações continuadas avaliações finais

Wiki: recurso de interação tutorial

Wiki: recurso de interação tutorial

Respostas simples e efetivas para demandas socio-educativas. Filosofia EAD UFSJ Respostas simples e efetivas para demandas socio-educativas. www.nead.ufsj.edu.br