LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Sylvana Torres Wagner Gonçalves LOGÍSTICA EMPRESARIAL

O PAPEL DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL Através da adequada gestão das atividades primárias (transporte, estoques, processamento de pedidos) com as atividades de suporte ou secundárias (armazenamento, manuseio de materiais, embalagem, programação de produtos, manutenção de informações) é que a logística empresarial vai conseguir atender ao objetivo de proporcionar ao cliente produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades.

FLUXOS OU PROCESSOS LOGÍSTICOS Fluxo descontínuo de material: o fluxo de material é “empurrado” ao longo do processo pela fábrica até a distribuição aos clientes. Vantagens: produção ou compra superiores ao necessário a curto prazo. Desvantagens: fluxo de informação demorado, ineficientes em ambientes com constantes mudanças, gera grande quantidade de estoques.

FLUXOS OU PROCESSOS LOGÍSTICOS Fluxo contínuo de material: começou com o conceito do JIT. O pedido do cliente é transmitido on line para a fábrica e não para o depósito; a demanda do cliente “puxa” o fluxo de material. Vantagens: níveis baixos de estoques, a informação flui mais rapidamente, relações de parcerias com fornecedores, mais proximidade entre clientes e fornecedores. Desvantagens: fornecedores têm que responder rapidamente aos clientes e aumento dos custos dos fornecedores devido à transferência de estocagem.

FLUXOS OU PROCESSOS LOGÍSTICOS Fluxo sincrônico de material: produção e distribuição integrados por meio do uso da tecnologia da informação. Fornece um fluxo sincronizado de informação que atualiza de forma simultânea e instantânea todas as partes envolvidas: fornecedores, fábricas, estoque regulador e distribuição. Vantagens: respostas mais rápidas às mudanças de mercado, otimização das relações de custo-benefício envolvidas, relação simbiótica entre cliente-fornecedor. Desvantagens: alto investimento inicial.

CASO DELL Criação do modelo direto de negócios DELL, onde as cadeias de suprimento foram inovadas a fim de gerar mais valor ao cliente.